Blog

A importância da ultrassonografia veterinária.

Os exames veterinários são aliados na prevenção e tratamento de doenças em animais. Um exame bastante solicitado pelos médicos veterinários e zootecnistas é a ultrassonografia. Vamos conhecer mais sobre esse exame e entender a sua importância.

A importância da ultrassonografia veterinária.

Os exames veterinários são importantes aliados na prevenção e tratamento de doenças em animais, sejam de pequeno, médio ou grande porte, uma vez que esses pacientes não conseguem expressar por meio de palavras o que estão sentindo.

Um exame bastante solicitado pelos médicos veterinários e zootecnistas é a ultrassonografia. Uma grande vantagem desse exame é que, além de não ser invasivo, permite ao profissional a análise em tempo real dos órgãos internos do animal, permitindo um diagnóstico mais preciso e rápido.

Um exemplo bastante comum da aplicação desse exame é em casos suspeita da ingestão de objetos pelo animal, que podem causar a obstrução do intestino ou, no pior dos casos, perfurar algum órgão. Por meio da ultrassonografia, o profissional poderá saber se algum objeto foi engolido ou não, ajustando para o tratamento necessário.

No geral, esse é um exame bem prático e com bom custo benefício. Ele costuma ser solicitado em casos de vômito, diarreia, falta de apetite, entre outros. Mas ele ainda pode ser uma ferramenta na reprodução de bovinos e caprinos, por exemplo, permitindo a avaliação do organismo do animal, além do controle das técnicas de reprodução e sexagem.

Além disso, é um exame indolor para o animal e, no geral, eles não precisam ser sedados para a realização do procedimento.

 

Especialização para dar o diagnóstico correto

Apesar de ser um exame bastante prático, ele não pode ser realizado por qualquer pessoa. É preciso bastante estudo, uma vez que o diagnóstico depende da interpretação do profissional que vai realizar o exame. Se porventura o profissional avaliar de forma incorreta os resultados da ultrassonografia, o animal poderá ter seu tratamento comprometido ou ainda ser submetido a cirurgias ou outras intervenções desnecessárias, gerando riscos que, em casos mais graves, podem até levar o animal a óbito.

Por isso, o profissional precisa ser capacitado para interpretar o que, para os leigos, parecem ser apenas manchas escuras na tela do aparelho que realiza a ultrassonografia.

No geral, uma especialização em diagnóstico por imagem envolve o aprofundamento no estudo da anatomia dos animais, sejam eles de pequeno porte, como cães e gatos, ou grande porte, como cavalos, e nos fundamentos do diagnóstico por imagem aplicados a esses pacientes. Os profissionais também aprendem os principais métodos no diagnóstico por imagem, envolvendo a tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear, e também estudam sobre os cuidados necessários na hora de realizar e dar um diagnóstico através do exame.

Para um profissional da área é vantajoso ter essa qualificação, uma vez que adquirido esse conhecimento, ele poderá ampliar os seus serviços. Além disso, esse é um exame com baixo custo operacional e de aplicação simples, mas que demanda treinamento constante.

Um outro ponto importante é que muitos hospitais e clínicas veterinárias necessitam desses profissionais para o atendimento de seus pacientes, já que os proprietários estão cada vez mais exigentes quanto aos serviços prestados.

Por isso, ficou bastante claro que, se você pretende aumentar o campo dos seus serviços, incluindo a ultrassonografia veterinária, é importante buscar cursos e oportunidades modalidades de formação na área.


Conheça os cursos da Área Veterinária oferecidos pela FATESA.

Fale com nossas Consultoras.

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.