Blog

Onde atua o Tecnólogo em Radiologia? Conheça algumas destas áreas

Com o mercado em extrema expansão o mercado de Tecnólogo em Radiologia oferece muitas oportunidades de emprego, confira.

A Radiologia é uma área em extrema expansão, não só na área de diagnóstico por imagem em hospitais, mas também abrange muitas áreas como a Radiologia industrial, odontológica e veterinária, tornando-a imprescindível e tornando uma das áreas mais promissoras para atuação.

São mais de 10 áreas de atuação com possibilidade boa remuneração para este profissional. Confira alguma delas:

1 – Raios X

A principal área de atuação do tecnólogo. A atuação em raio x se dá principalmente em hospitais e clínicas onde o profissional fica responsável pela execução dos exames agilizando a tomada de decisão do médico responsável.

2 – Ressonância magnética

A ressonância magnética é uma metodologia de diagnóstico de alta precisão, e os exames são especialmente usados na neurorradiologia e são capazes de gerar imagens volumétricas dos cortes anatômicos.

3 – Radiologia industrial

Uma das áreas que mais aumentam é a Radiologis Industrial devidão a sua grande demanda em portos e empresas de transporte de produtos, o profissional fica responsável pela execução da inspeção de cargas e conteúdo transportado.

4 – Mamografia

A mamografia é uma das principais armas contra o câncer de mama, ela auxilia na identificação de tumores e lesões na mama, onde o tecnólogo é responsável pela execução destes exames.

5 – Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é utilizada para a visualização de partes moles como cérebro, por exemplo, a técnica não é invasiva e permite uma ótima visualização e diagnóstico.

6 – Medicina nuclear

A medicina nuclear permite a incorporação de material radioativo, em baixas quantidades, no organismo de forma a se fazer um determinado diagnóstico de alterações funcionais nos tecidos.

7 – Densitometria óssea

A densitometria óssea permite ao profissional determinar a quantidade de massa óssea e observar a sua deteorização.  A técnica de radiação ionizante requer uma boa dose de precisão por parte do profissional que realiza o exame, se tornando um grande diferencial na carreira do profissional.

8 – Radiologia odontológica

Exames intra e extra bucais podem se beneficiar das técnicas de radiologia odontológica. Os exames mais realizados são os seguintes: panorâmica, ATMs, telerradiografia lateral, telerradiografia frontal, telerradiografia interproximal, telerradiografia oclusal e telerradiografia periopical.

9 – Radiologia veterinária


A radiologia veterinária auxilia no diagnóstico de patologias nos animais e acabam se tornando úteis em virtude da rapidez com se obtém um laudo preciso. 

10 - A Irradiação de Alimentos 

É uma técnica daradiologia industrial para conservar os alimentos, eliminando microorganismos, pragas e parasitas que possam causar prejuízos aos alimentos. Osalimentos irradiados tem uma validade maior do que outros alimentos não irradiados, sendo muito útil para exportação.

11 – Docência e Pesquisa

Além de todas as áreas citadas o profissional que faz o curso Superior de Tecnologia em Radiologia se torna apto a fazer cursos de pós-graduação e tambem seguir no mundo acadêmico como pesquisador ou docente.

O profissional de Radiologia tem inúmeras possibilidades de atuação, e a cada dia surgem novas tecnologias e áreas para atuação deste profissional, vale ressaltar a importância de se formar e uma instituição credenciada no ministério da educação (MEC).

Envie seu comentário

Comentários

WALTER JESUS URIBE DE QUIROZ Escreveu em 18/09/2022 às 18h03

Boa tarde. Faço Técnico em Radiologia e gostaria de saber se posso me enquadrar em pós em Farmácia

FATESA Respondeu em 14/10/2022 às 10h26

Bom dia. 

Solicitei para o departamento responsável entrar em contato com o senhor. Obriigada 

Yasmin Ribeiro de Oliveira Escreveu em 13/09/2022 às 14h53

O tecnólogo de radiologia pode fazer ultrassom? No meu portal de estágio está constando que eu posso fazer porém nas clínicas falaram que só o médico formado 6 anos podem fazer a ultrassom.

FATESA Respondeu em 14/10/2022 às 10h24

Bom dia. Você mora onde?

Vanelucia de araujo Escreveu em 10/09/2022 às 22h13

Gostei muito

FATESA Respondeu em 14/10/2022 às 10h26

Estude conosco! 

Seja bem - vinda! 

Amauri Ribeiro de França Gabardo Escreveu em 30/08/2022 às 08h34

Olá preciso fazer o curso pós técnico em tomografia presencal

FATESA Respondeu em 14/10/2022 às 10h33

Oi, seja bem-vindo à FATESA.

Solicitei para o departamento responsável entrar em contato. 

Marcella San Severino Nogueira Escreveu em 03/08/2022 às 23h03

Gostaria de obter informações sobre o curso de medicina nuclear

Telma Maria Nascimento Escreveu em 09/08/2021 às 10h40

Meu filho fez o curso tecnólogo em radiologia, e sempre tive curiosidade de saber mais sobre a atuação desses profissionais. Essa matéria foi muito esclarecedora. Grata.