Cursos da Área Médica

Curso de Prescrição de Nutricosméticos e Cosmecêuticos

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

FACULDADE FATESA

Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto / SP

Carga horária: 16 horas

Modalidade: Presencial

Coordenador(es): Prof. Esp. Joel Cauchichi Rigo

Público alvo

Portador de curso superior

Pré-requisito

Bacharel em Medicina com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.
Para médicos estrangeiros, deve apresentar o Diploma de Medicina e o CRM deve estar válido no Conselho de Medicina do país.

Objetivos do curso

O curso de Prescrição de Nutricosméticos e Cosmeceuticos irá atualizar os profissionais da área da Estética e da Saúde sobre a prescrição e aplicação de formulações tópicas e orais para o tratamento e beleza da pele como ferramentas sinérgicas e complementares aos procedimentos habituais. O curso possibilitará ao aluno personalizar o atendimento clinico para potencializar os resultados obtidos no procedimento.
O conteúdo apresentado é baseado na literatura científica, relatos clínicos e nas tendências do mercado objetivando a personalização do procedimento.

Conteúdo Programático

- Definições, conceitos e legislação (ANVISA).
- Aplicações e diferenças de bases dermocosméticas e cosméticas: gel, gel-creme, creme, loção, sérum e manteigas.
- Hidratação, função barreira da pele e homeostase da pele: Formulações filmógena (ex. biopolímero); Ácido hialurônico tópico e oral; D-pantenol; Magnésio oral e tópico; Prebióticos e probióticos – tópico e oral; Substâncias ativas para estimular o metabolismo e detoxificação celular.
- Uniformização e clareamento da pele: substâncias ativas clareadoras: Diferentes tipos de Vitamina C – Estabilidade, penetração e eficácia; Ácido retinóico, indicações, contra indicações e concentrações de uso; Retinol-like; Niacinamida; Nutricosméticos clareadores; Substâncias ativas clareadoras: mecanismo de ação.
- Formulações para a firmeza da pele: Colágeno Oral e tópico: tipo I e II; origem marinha, suína, aves; concentrações; associações e aplicações; Formulações de efeito tensor; Formulações para a manutenção de procedimentos: Botox e preenchimento; Silício – opções no mercado.
- Formulações para o tratamento da acne e oleosidade.
- Formulações pós-peeling e efeito peeling.
- Associação In e Out para o gerenciamento do peso: redução de medidas e da gordura localizada.
- Formulações para estria, celulite e drenagem linfática.
- Formulações para colo, pescoço e mãos.
- Formulações para unhas e cabelos.

Posso ajudar?