Cursos Extensão

Ultrassonografia Abdominal em Pequenos Animais

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018 | Portaria MEC nº 1038, de 07/12/2020

UNIDADE FATESA MED

Rua Casemiro de Abreu, 660 - Vila Seixas

Ribeirão Preto / SP

R$ 2.990,00*

Início: 22/11/2021 | Término: 26/11/2021

Tipo: Medicina Veterinária

Carga horária: 40 horas

Período: Integral

Modalidade: Presencial

Coordenador(es): Profa. Dra. Isabela Cristina de Souza Marques

Público alvo

Bacharel em Medicina Veterinária.

Pré-requisito

Bacharel em Medicina Veterinária com CRMV válido no Conselho Regional de Medicina Veterinária. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.
Para médico veterinário estrangeiro, deve apresentar o Diploma de Medicina Veterinária, o CRMV deve estar válido no Conselho de Medicina Veterinária do país.

Objetivos do curso

Fornecer conhecimentos sobre a formação da imagem ultrassonográfica, o manuseio sobre os principais comandos dos equipamentos ultrassonográficos, anatomia sonográficas dos principais órgãos abdominais, bem como as principais patologias que os acometem.

Treinamento prático da ultrassonografia abdominal em pequenos animais, inclusive na elaboração dos laudos.

Conteúdo Programático

•Introdução à ultrassonografia, Histórico, Física, Formação da imagem ultrassonografia, semiologia ultrassonográfica, funções eletrônicas dos equipamentos e escolha de frequências e transdutores.
•Ultrassonografia da bexiga urinária e uretra: anatomia e fisiologia, identificação da imagem ultrassonográfica normal, técnica de varredura e principais alterações ultrassonográficas visíveis.
•Ultrassonografia do Baço: anatomia e fisiologia, anatomia sonográfica, técnica de varredura e principais alterações difusas e focais ultrassonográficas visíveis.
•Preparo do paciente para o exame (posicionamento e tricotomia). Demonstração do exame abdominal.
•Ultrassonografia dos Rins. Anatomia descritiva e topográficas dos rins; fisiologia renal; doença renal X insuficiência renal; ultrassonografia renal, avaliação do rim saudável e principais alterações focais e difusas.
•Ultrassonografia do Fígado e vesícula biliar: anatomia descritiva e topográfica do fígado, vascularização hepática, anatomia ultrassonográficas, avaliação do fígado hígio, avaliação e descrição das principais alterações difusas e focais do fígado; particularidades e alterações da vascularização hepática; vesícula biliar (VB): anatomia topográfica da VB, padrão de imagem normal, principais alterações ultrassonográficas de conteúdo e da parede vesical.
•Ultrassonografia do Trato Gastrointestinal (TGI): Estômago – avaliação radiográfica do estômago, padrão de imagem ultrassonográfica normal do estômago; principais alterações ultrassonográficas de parede e lúmen gástrico. Alças intestinais – anatomia topográfica e ultrassonográfica dos diferentes segmentos do intestino, identificação do padrão de camadas, ultrassonografia do intestino normal e principais alterações ultrassonográficas em parede e lúmen intestinal.
•Ultrassonografia do aparelho reprodutor masculino (próstata, testículos e epidídimo) – anatomia prostática, fisiologia e dinâmica do crescimento prostático, anatomia ultrassonográfica e padrão de imagem da próstata saudável e principais alterações focais e difusas que acometem a próstata; anatomia e fisiologia testicular, anatomia ultrassonográfica, testículos ectópicos, identificação da imagem normal dos testículos e principais alterações focais e difusas visualizadas nos testículos e epidídimo.
•Ultrassonografia do aparelho reprodutor feminino: anatomia e fisiologia do trato reprodutor feminino, dinâmica uterina e ovariana durante o ciclo estral, principais alterações uterinas, ultrassonografia do útero e ovários hígidos e principais alterações patológicas.
•Ultrassonografia obstétrica: acompanhamento de gestação – diagnóstico gestacional, avaliação fetal, estimativa do tempo de gestação, morte e alterações fetais e ultrassonografia do útero pós-parto.
•Avaliação de bexiga urinária, uretra, baço, rins, fígado, TGI, aparelho reprodutor masculino, feminino em animais saudáveis e avaliação de gestação (quando houver gestantes para avaliação), com acompanhamento individual de cada aluno.
•Elaboração de Laudos – descrição dos órgãos parenquimatosos e de suas alterações; descrição das imagens de órgãos luminais hígidos e de suas alterações ultrassonográficas.
•Realização de exames em animais enfermos, pelos alunos, sob supervisão e elaboração dos respectivos laudos.

Posso ajudar?