FATESA: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E PÓS GRADUAÇÃO

Blog

  1. Home
  2. Blog

Blog

5 motivos para deixar de usar os copos plásticos

03/09/2018

0 comentário

Você sabia que o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano sem que estes sejam reciclados de maneira satisfatória?

E essa reciclagem de forma incorreta proporciona muitos males ao nosso meio ambiente.

Separamos aqui alguns motivos para deixar de vez de usar os copos descartáveis:

1 - Não é Biodegradável.

Para se ter uma ideia, o material do copo plástico demora entre 250 a 400 anos para se decompor na natureza e por ser um material de baixo custo torna-se um material de uso inconsequênte, ou seja, se é barato usa-se mais depositando cada vez mais dejetos na natureza.

2 - Sua produção utiliza muita água e energia elétrica.

Em um momento tão delicado da sociedade em que se discute economia de água e fontes renováveis de energia elétrica, a utilização inconsequente dos copos acarreta diretamente neste problema, economizar copos plásticos é o mesmo que economizar água.

3 - Copos descartáveis são prejudiciais à saúde.

Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, um dos riscos que isso pode causar é o câncer.

4 - Muita água para reciclar e pouco custo-benefício.

A reciclagem do copo plástico demanda uma quantidade de água enorme, o que nos leva mais uma vez a refletir sobre o problema de economia de água, além disso, mesmo que as empresas resolvam reciclá-lo o custo-benefício deste processo o torna inviável fazendo com que muitas companhias simplesmente descarte o material.

5 - Crescem os números de copos em aterros sanitários.

Com uma produção anual de mais de 100 mil toneladas, o Brasil descarta cada vez mais copos nos aterros sanitários e esta situação se agrava devido ao fato de que em nosso país não há uma cultura voltada para a reciclagem, a maioria dos consumidores simplesmente os descarta sem nem sequer separar o material.

Com atos simples podemos melhorar(e muito) a qualidade de vida em nosso planeta, evitar que ele se torne um depósito gigantesco de entulhos salvando a vida de milhares de animais silvestres e preservando nosso meio-ambiente.
Em situações que o uso do copo se torne inevitável recomendamos que guarde o copo para reutilizá-lo.

 

Envie seu comentário

    Comentários

    Nenhum comentário.

    Nossos cursos são autorizados pelos seguintes órgãos normativos: