FATESA: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

Blog

  1. Home
  2. Blog

Blog

#DICARADIOLOGIAFATESA - TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA + DE 10 ÁREAS DE ATUAÇÃO

27/12/2018

0 comentário

A Radiologia é uma área em extrema expansão, não só na área de diagnóstico por imagem em hospitais, mas também abrange muitas áreas como a Radiologia industrial, odontológica e veterinária, tornando-a imprescindível e tornando uma das áreas mais promissoras para atuação.

São mais de 10 áreas de atuação com possibilidade boa remuneração para este profissional. Confira alguma delas:

1 – Raios X

A principal área de atuação do tecnólogo. A atuação em raio x se dá principalmente em hospitais e clínicas onde o profissional fica responsável pela execução dos exames agilizando a tomada de decisão do médico responsável.

2 – Ressonância magnética

A ressonância magnética é uma metodologia de diagnóstico de alta precisão, e os exames são especialmente usados na neurorradiologia e são capazes de gerar imagens volumétricas dos cortes anatômicos.

3 – Radiologia industrial

Uma das áreas que mais aumentam é a Radiologia Industrial devido a sua grande demanda em portos e empresas de transporte de produtos, o profissional fica responsável pela execução da inspeção de cargas e conteúdo transportado.

4 – Mamografia

A mamografia é uma das principais armas contra o câncer de mama, ela auxilia na identificação de tumores e lesões na mama, onde o tecnólogo é responsável pela execução destes exames.

5 – Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é utilizada para a visualização de partes moles como cérebro, por exemplo, a técnica não é invasiva e permite uma ótima visualização e diagnóstico.

6 – Medicina nuclear

A medicina nuclear permite a incorporação de material radioativo, em baixas quantidades, no organismo de forma a se fazer um determinado diagnóstico de alterações funcionais nos tecidos.

7 – Densitometria óssea

A densitometria óssea permite ao profissional determinar a quantidade de massa óssea e observar a sua deteorização.  A técnica de radiação ionizante requer uma boa dose de precisão por parte do profissional que realiza o exame, se tornando um grande diferencial na carreira do profissional.

8 – Radiologia odontológica

Exames intra e extra bucais podem se beneficiar das técnicas de radiologia odontológica. Os exames mais realizados são os seguintes: panorâmica, ATMs, telerradiografia lateral, telerradiografia frontal, telerradiografia interproximal, telerradiografia oclusal e telerradiografia periopical.

9 – Radiologia veterinária


A radiologia veterinária auxilia no diagnóstico de patologias nos animais e acabam se tornando úteis em virtude da rapidez com se obtém um laudo preciso. 

10 - A Irradiação de Alimentos 

É uma técnica da radiologia industrial para conservar os alimentos, eliminando microorganismos, pragas e parasitas que possam causar prejuízos aos alimentos. Os alimentos irradiados tem uma validade maior do que outros alimentos não irradiados, sendo muito útil para exportação.

11 – Docência e Pesquisa

Além de todas as áreas citadas o profissional que faz o curso Superior de Tecnologia em Radiologia se torna apto a fazer cursos de pós-graduação e também seguir no mundo acadêmico como pesquisador ou docente.

O profissional de Radiologia tem inúmeras possibilidades de atuação, e a cada dia surgem novas tecnologias e áreas para atuação deste profissional, vale ressaltar a importância de se formar e uma instituição credenciada no ministério da educação (MEC).
 


Esteja apto para o mercado de trabalho, faça já sua inscrição para o curso superior de tecnologia em radiologia na FATESA, e se especialize em um dos seguimentos citados acima. Acesse o link abaixo, para realizar sua inscrição.

Saiba mais sobre este curso aqui!

 

Envie seu comentário

    Comentários

    Nenhum comentário.

    Nossos cursos são autorizados pelos seguintes órgãos normativos: