FATESA: CURSOS DE ULTRASSONOGRAFIA VETERINÁRIA E PÓS GRADUAÇÃO

Blog

  1. Home
  2. Blog

Blog

Aniversário de 30 anos FATESA/EURP

03/01/2019

0 comentário

Fatesa/Eurp comemora 30 anos de fundação com mais de 700 mil exames de cunho social realizados

Construir o presente com visão no futuro sempre foi uma das prioridades do idealizador Dr. Francisco Mauad Filho

Em 2019, a Fatesa/Eurp comemora 30 anos de sua Fundação. A celebração, resgata uma história de tradição que teve início em 1989, quando a Fatesa ainda era conhecida como: Eurp -  Escola de Ultrassonografia e Reciclagem Médica de Ribeirão Preto.

Construir o presente com visão no futuro sempre foi uma das prioridades do idealizador, médico ginecologista, ultrassonografista e autor de várias publicações científicas, Prof. Dr. Francisco Mauad Filho, que se prontificou a fundar uma escola voltada para a formação de profissionais na área específica de imagem, acompanhando passo a passo a evolução da tecnologia ao longo desses anos. Na época, seus três filhos, Francisco Mauad Neto, hoje diretor administrativo da escola, a Profa. Dra. Talita Mauad Martins, diretora de ensino e o médico Prof. Dr. Fernando Marum Mauad, diretor de Pós – graduação, pesquisa e extensão, eram menores; mas o que parece é que pressentiam quais as profissões deveriam abraçar, já que que num período bem curto de tempo fortaleceriam ao lado do pai, a diretoria da Fatesa/Eurp, a primeira Faculdade de Tecnologia em Saúde do país, focada no ensino de imagem do Brasil, credenciada pela Portaria do MEC nº 740/2013 – D.O.U. de 12/08/2013. “

Comemorar os 30 anos da Fatesa/ Eurp é reviver todos os momentos que nos proporcionaram chegar até aqui”. Em 2013, com a contribuição do trabalho de todos, nos tornamos faculdade, a primeira focada no ensino de imagem do Brasil”, um acontecimento relevante para todos nós”, relata o Dr. Francisco Mauad Filho. Quando demos início a esse projeto de vida, meus filhos eram pequenos e hoje são meus maiores apoiadores juntamente com a minha esposa Maria Helena, noras, meus netos, corpo docente, funcionários, pacientes e amigos que se tornaram parceiros ao longo dessa jornada.

É um período de celebrar, agradecer e continuar trabalhando pela qualidade do nosso ensino, intercâmbio científico e pela formação de um número expressivo de ultrassonografistas do país, e de profissionais dos cursos de Graduação e Extensão, que hoje completam a Fatesa”, salienta.

Maior Centro de Ecografia da América Latina

Considerado o maior Centro de Treinamento de Ecografia da América Latina, com atuação que se estende a vários países, a Fatesa/Eurp  contabiliza 30% de todos os ultrassonografistas do Brasil, que se prepararam e se  reciclaram pela escola, reforçando sua vocação de liderança em seu segmento.
Atualmente, além dos tradicionais cursos em radiologia, pós-graduação, reciclagem, cursos à distância e de aperfeiçoamento (estágio), a FATESA/EURP oferece também cursos de especialidades em veterinária, graduação em  Tecnólogo em Radiologia e Tecnólogo em Estética e Cosmética , com o diferencial de ser a única Faculdade focada em proporcionar sólida formação básica e avançada nestas áreas, com aulas teóricas e práticas, aliada à sua estrutura física projetada para o conforto dos seus alunos e estagiários. Cursos de extensão para profissionais da área da beleza também são carros chefe do Núcleo de Graduação e Estética, localizado na rua Marcos Markarian, no JD. Nova Aliança, ampliando a estrutura.  As opções de todos os cursos que a Fatesa/Eurp oferece podem ser consultadas pelo site: www.fatesa.edu.br.

 

Estrutura de primeiro mundo e aprendizado Internacional

O crescimento da Fatesa a credenciou como espaço de aprendizado internacional, onde recebe mais de 5.000 alunos todos os anos, representada por números expressivos:

- Mais de 65 docentes, sendo 90% Mestres e Doutores.
- Mais de 600 artigos científicos publicados;
- Mais de 120 tipos de cursos presenciais e à distância nas áreas de imagem radiológica, veterinária e estética;
- Mais de 50 congressos científicos realizados, sendo 14 deles internacionais;
- Grande arsenal de livros, revistas e vídeo-aulas produzidas em parcerias.

A infraestrutura conta com 16 anfiteatros interligados via internet, 54 salas de exames que atendem anualmente mais de 40.000 pacientes carentes gratuitamente, 2 bibliotecas completas equipadas com computadores, bibliografia para pesquisa com acesso virtual, além de 15 laboratórios para as atividades práticas em: anatomia e fisiologia, física, dosimetria, radioproteção, ultrassonografia, radiologia, processamento e análise de imagens, informática, semiotécnica, veterinária, estética e suporte básico à vida; Todos os laboratórios apresentam normas de funcionamento e manual de biossegurança.  

Para tornar isto possível, foram construídos 8 núcleos físicos: Central, Radiológico, Básico, Aperfeiçoamento, Didático, Graduação/Estética, Veterinária e Hospitalar, que neste caso, ocupa as dependências do Hospital Santa Lídia, onde os alunos também vivenciam as técnicas da ultrassonografia e da radiologia na prática. Dr. Francisco Mauad resume o crescimento da Fatesa/Eurp em algumas palavras. “ Uma frase inspiradora de Francisco de Assis sempre esteve presente nas minhas convicções: Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Eu, minha família, funcionários e parceiros de trajetória podemos dizer que foram três décadas dedicadas ao ensino, à ciência, às respostas pelo diagnóstico de excelência, o papel fundamental na sociedade, com a missão de valorizar a vida, a ética e o nosso compromisso com a medicina. Foram muitas as conquistas e ações. Nosso projeto social, que já realizou mais de 700 mil ultrassonografias gratuitas alavanca a nossa força de agentes transformadores de um mundo melhor e mais justo.

O resumo de tudo isso destaca o amor pela profissão, trabalho, olhar para o próximo como se fosse você e ser apaixonado em transmitir o que sabe para os que nos representarão no futuro. Que venham mais 30 anos”, finalizou Francisco Mauad Filho.

Conheça mais sobre a Fatesa/Eurp pelo:

https://www.fatesa.edu.br/ultrassonografia-e-radiologia-medica/nossa-faculdade/fatesa-eurp/  

Envie seu comentário

    Comentários

    Nenhum comentário.

    Nossos cursos são registrados e/ou qualificados pelas associações: