Cursos da Área Médica

Curso de Ultrassonografia Avançada Em Endovaginal - Histerossonografia e Disturbios Menstruais

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

FATESA MED (Área Médica)

24/05/2024

Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto / SP

Confira as próximas datas e locais de realização:
Início: 24/05/2024 | Término: 25/05/2024

FATESA MED (Área Médica)

Rua Marcos Markarian, 1025 Edifício FATESA - (Recepção Salas 101 a 103)
Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-583

Início: 20/09/2024 | Término: 21/09/2024

FATESA MED (Área Médica)

Rua Marcos Markarian, 1025 Edifício FATESA - (Recepção Salas 101 a 103)
Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-583

Carga horária: 20 horas

Modalidade: Presencial

Coordenador(es): Prof. Dr. Francisco Mauad Filho

Público alvo

Médicos que queiram se aprimorar na área da Ultrassonografia em Ginecologia, com ênfase no diagnóstico de irregularidades menstruais e infertilidade

Pré-requisito

Bacharel em Medicina com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.

Objetivos do curso

Capacitar médicos clínicos e ultrassonografistas com conhecimento teórico e prático para o estudo ecográfico abrangente de distúrbios menstruais, climatério, dispositivos intrauterinos e o uso avançado da histerossonografia como ferramenta diagnóstica de possíveis causas de infertilidade. O curso visa orientar solicitações de exames, compreender as limitações e indicações da ultrassonografia nos distúrbios menstruais, proporcionando uma melhor qualidade de atendimento aos pacientes.

Conteúdo Programático

Ultrassom no Ciclo Menstrual: Exploração dos aspectos ultrassonográficos relacionados ao ciclo menstrual, incluindo a avaliação das estruturas uterinas e ovarianas durante as diferentes fases do ciclo.

Histerossonografia x Histerossalpingografia: Comparação entre as técnicas de histerossonografia e histerossalpingografia, destacando suas indicações, procedimentos e contribuições para o diagnóstico de patologias uterinas e tubárias.

SOP – Síndrome do Ovário Policístico: Abordagem ultrassonográfica da síndrome do ovário policístico, incluindo a identificação de características típicas nos ovários e sua relevância para o diagnóstico e manejo clínico.

Ultrassom na Infertilidade: Papel do ultrassom na avaliação da infertilidade, destacando a importância da visualização das estruturas reprodutivas e seus achados relacionados à fertilidade.

Importância do Ultrassom nos Distúrbios Menstruais: Discussão sobre a relevância do ultrassom na investigação e acompanhamento de distúrbios menstruais, como a avaliação morfológica do endométrio e identificação de possíveis causas para as alterações menstruais.

Tutorial: Histerossonografia: Sessões práticas e teóricas dedicadas ao aprendizado e aprimoramento da técnica de histerossonografia, incluindo a interpretação dos resultados e sua aplicação clínica no contexto dos distúrbios menstruais.

Posso ajudar?