FAQ FATESA

FAQ FATESA

INSTITUCIONAL | ACADÊMICO | CURSO | ESTÁGIO | PROCESSO SELETIVO |

FINANCEIRO | AMBIENTE VIRTUAL | CPA | PARCERIA | RECURSOS HUMANOS


CLIQUE AQUI E TESTE NOSSO ASSISTENTE VIRTUAL PARA DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:


 

INSTITUCIONAL

 

A FATESA é credenciada no MEC?

O que é EURP?

O curso de radiologia é reconhecido pelo MEC?

O curso de estética e cosmética é reconhecido pelo MEC?

Os cursos de pós-graduação e extensão universitária são reconhecidos pelo MEC

Como obter mais informações sobre os cursos da FATESA

Como eu consigo contatar o coordenador do meu curso?


Voltar ao topo ^

A FATESA é credenciada no MEC?

Sim, foi recredencida pela Portaria nº 417, de 20 de abril de 2020, publicada no D.O.U. seção 01, nº 77, página 43, de 23 de abril de 2020.

Os cursos da FATESA são reconhecidos pelo MEC e com certificação nacional. Consulte o cadastro da FATESA no MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTQ5Njk=

 

O que é EURP?

A EURP, instituição mantenedora da FATESA, possui sede e foro no Município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, é pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, inscrita no CNPJ - MF sob o nº 60.250.438.0001-50. Está situada à Rua Marcos Markarian, 1025, Jd. Nova Aliança, Ribeirão Preto/SP, CEP 14026-583.

 

O curso de radiologia é reconhecido pelo MEC?

Sim, através do Ato Normativo: Portaria Ministerial de nº 857 de 04/08/2017, publicado no D.O.U. em 07/08/2017, edição 150, seção 1, página 38

 

O curso de estética e cosmética é reconhecido pelo MEC?

Sim, através do Ato Normativo: Renovação do Reconhecido pela Portaria nº 129 de 06/01/2022, publicado no D.O.U. em 10/01/2022, edição 6, Seção 01, página 79.

 

Os cursos de pós-graduação e extensão universitária são reconhecidos pelo MEC

Sim, através do ato normativo: Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

 

Como obter mais informações sobre os cursos da FATESA

Dúvidas sobre seu curso Graduação e Pós-Graduação presencial e a distância

Nosso período de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 21h30. (Tempo médio de resposta de até 48 horas.)

Sempre enviar: Nome completo, RA e Curso ao qual pertence.

Texto claro sobre sua solicitação e a área (secretaria, financeiro, coordenação etc.)

E-mail: secretaria@fatesa.edu.br - WhatsApp: 16) 99300-6838

E-mail: secretaria.academica.med@fatesa.edu.br WhatsApp: (16)99279-5571

E-mail: relacionamento@fatesa.edu.br  - WhatsApp: (16) 99152-9777

E-mail: contato@fatesa.edu.br  WhatsApp: (16) 99338-7174

E-mail: comercial@fatesa.edu.br WhatsApp: (16) 99338-7174 (Área Médica) (16) 99313-2522 (Áreas da Saúde) 

E-mail: fatesaonline@fatesa.edu.br

E-mail: ouvidoria@fatesa.edu.br

 

Como eu consigo contatar o coordenador do meu curso?

Todos os nossos docentes são titulados (especialistas, mestres e doutores) e com reconhecimento nas suas áreas. Os nomes estarão disponíveis no portal do aluno, no início do curso ou antes de cada oferta da disciplina.

Para os cursos de Graduação e Pós-Graduação, caso o coordenador não tenha disponibilizado o e-mail dele nos ambientes do curso, poderá enviar um e-mail com seu nome completo, nome do curso e assunto para ser encaminhado a ele nos seguintes e-mails:

Cursos Área Médica. secretaria.academica.med@fatesa.edu.br. E-mail Multiprofissionais: secretaria@fatesa.edu.br.

 


 

ACADÊMICO (VIDA ACADÊMICA)

 

Como checar minhas notas?

Fiquei reprovado, como proceder?

Processo de avaliação e da frequência

O que acontecerá se ficar reprovado na disciplina da pós-graduação?

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?


Voltar ao topo ^

 

 

Como checar minhas notas?

No Portal do Aluno, no menu / avaliações. Nesta área o aluno pode consultar em tempo real as avaliações cadastradas com as notas digitadas. Somente no período final das avaliações, o sistema finaliza e lança as médias no boletim. Caso seu curso possua disciplinas a distância, poderá checar as notas parciais das UA pelo AVA.

 

Fiquei reprovado, como proceder?

Em caso de reprovação o aluno deverá se rematricular na disciplina, cursando como Dependência.

 

Processo de avaliação e da frequência

Processo de Avaliação e Desempenho:

A avaliação da aprendizagem é feita por disciplina ou módulo, tendo como base o aproveitamento escolar e a frequência do aluno. O processo de avaliação da aprendizagem e seus respectivos instrumentos deverão constar no Plano de Ensino das disciplinas, previamente elaborado para cada semestre letivo.

O processo de avaliação de aprendizagem se aplica também às disciplinas de laboratório, EAD e estágio. O aproveitamento é aferido por meio de avaliações regulares, que conduzirão às notas bimestrais, expressas em grau numérico, variando de zero a dez pontos, com fracionamento de meio em meio ponto. Cada nota bimestral é o resultado de, no mínimo, duas avaliações bimestrais, ressalvado os casos de disciplinas com determinadas especificidades, definidas pela Diretoria de Ensino, para as quais haverá tratamento diferenciado adequado. Constam do calendário acadêmico o período de aplicação de uma destas provas em cada bimestre, denominadas AB1 para o primeiro bimestre e, AB2 para o segundo bimestre e DP para as disciplinas de dependência. Será considerado promovido para o semestre subsequente o aluno que: Apresentar frequência igual ou superior a 75% do total das aulas dadas e demais atividades escolares no semestre cursado, em cada disciplina; Obtiver média final aritmética dos bimestres cursados no semestre igual ou superior a 6 (seis), em no mínimo, 50% das disciplinas do semestre cursado, arredondando-se para mais os resultados fracionados; Mediante realização de exame de recuperação obtiver média igual ou superior a cinco, resultante da média final aritmética dos bimestres cursados no semestre, com a nota do exame de recuperação, observado o percentual mínimo de 50% do inciso anterior.

 

Reprovação: Será considerado retido no semestre o aluno que: Apresentar frequência inferior a 75% do total das aulas dadas e demais atividades escolares no semestre cursado, independentemente de sua avaliação, em cada disciplina; Tiver sido reprovado em mais de 50% das disciplinas do semestre cursado, arredondando-se para mais os resultados fracionados, quer por não ter logrado aprovação após exame final de recuperação ou por ter obtido média final dos bimestres cursados no semestre, inferior a três.

 

Controle de Frequência:

É obrigatória a frequência de 75% nos trabalhos acadêmicos efetivos. Logo, será reprovado na disciplina aquele que não cumprir tal frequência mínima às aulas e demais atividades. NÃO HÁ ABONO DE FALTAS salvo nos casos regulamentados na Resolução CONSEPE, disponível no Portal do Aluno. Os percentuais de frequência exigidos dizem respeito a todas as disciplinas dos cursos de graduação, inclusive àquelas cursadas em regime de dependência ou adaptação.

No caso das disciplinas cursadas na modalidade online, os alunos devem cumprir um conjunto de atividades postadas no ambiente virtual de aprendizagem (FATESA ONLINE).

 

Faltas:

As faltas são lançadas pelos professores, via sistema, e disponibilizadas para consulta quando por eles liberadas. A consulta pode ser feita pelo Portal Acadêmico.

Caso não concorde com o número de faltas, o prazo para o acadêmico solicitar revisão de fre­quência junto à secretaria acadêmica é de 5 (cinco) dias úteis. A solicitação de revisão deverá ser encaminhada para a coordenação do curso que, por sua vez, as envia ao professor para análise e manifestação. Após esse prazo não poderá ocorrer alteração no sistema acadêmico. Solicita-se ao aluno atenção quanto à conferência dos lançamentos das frequências, dentro dos prazos definidos.

A ausência coletiva às aulas, por parte de uma turma, implica na atribuição de faltas a todos os alunos, e o professor registrará o conteúdo programático planejado para o período em que houve a ausência coletiva, sendo, portanto, considerado conteúdo lecionado.

 

Licença médica:

No caso de a solicitação ser instruída com atestado médico, deverá este documento atender os seguintes requisitos:

I - Ser em via original, onde conste o nome do paciente.

II - Incluir a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

III - Especificar o tempo de concessão da licença.

IV - Conter local, data, assinatura e carimbo do médico atestante, bem como número de seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Não será concedida autorização para o regime de exercícios domiciliares para estágios e/ou atividades práticas que exijam o acompanhamento e orientação individual do professor e a pre­sença física do aluno.

Será aceita cópia do atestado médico desde que possa ser conferido, no ato da entrega, com o original, para que o atendente da secretaria possa, atestar a veracidade da cópia.

O pedido poderá ser deferido desde que o período de licença seja igual ou superior a 15 (quinze) dias, e a solicitação, via secretaria, tenha sido feita no prazo máximo de 10 (dez) dias após o início da ocorrência do fato gerador.

O período máximo de licença para um semestre letivo é de 90 (noventa) dias.

Os casos de períodos curtos de ausência às aulas até 14 (quatorze) dias encontram-se ampara­dos pelos 25% de faltas.

Quando deferida, a Secretaria de Controle e Registros Acadêmicos autoriza a licença e indica o prazo para a entrega dos exercícios domiciliares. A coordenação do curso solicita aos professo­res os temas a serem desenvolvidos pelo solicitante, em cada uma das disciplinas. Assim que todos os temas forem definidos, será dada a ciência ao aluno para a retirada das capas já com os temas dos trabalhos para a realização dos referidos exercícios domiciliares, bem como o prazo para a devolução dos mesmos.

Para as disciplinas online, considerar as condições abaixo, no caso de o aluno estar impossibilitado de acessar o ambiente virtual de aprendizagem (FATESA ONLINE) durante o período de afastamento. I - Caso a disciplina esteja em andamento, e alguma das atividades já não esteja disponível, o aluno terá novo prazo para realizá-la diretamente no ambiente virtual de aprendizagem. II - Caso a disciplina não esteja em andamento, será sugerida uma atividade para repor as notas das atividades vencidas durante o período de licença; na oportunidade, o aluno será informado sobre a nota dessa atividade, que variará em função do que deixou de cumprir no período de afastamento.

 

Segunda Chamada:

Ao aluno que deixar de comparecer às provas AB1, AB2 e/ou DP, poderá ser concedida 2ª chamada, desde que requerida na Secretaria de Graduação, conforme calendário acadêmico, por meio de comprovante e de justificativa do motivo da ausência, e do pagamento da taxa correspondente. Poderá ser concedida Segunda Chamada nas seguintes situações, comprovadas mediante apresentação dos documentos originais correspondentes: • Serviços obrigatórios por lei, mediante apresentação de declaração oficial do órgão competente e respectiva autoridade convocante, bem como comprovante de efetivo comparecimento: intimação para comparecimento a ato judicial determinado; convocação pelo Poder Judiciário para participar de sessão plenária de tribunal de júri; convocação pelas Forças Armadas; convocação pela Justiça Eleitoral; convocação de Servidores Públicos para reforço de tarefas em casos de calamidade pública ou força maior. • Convocação para atividades de trabalho de caráter crítico e emergencial, em que a presença do aluno-funcionário tenha sido imprescindível à sua realização, mediante declaração do empregador em papel timbrado e comprovação de que o signatário é representante legal da empresa. • Óbito de familiar em primeiro grau (pai, mãe, irmão, filho), cônjuge ou companheiro (a), mediante atestado de óbito • Casamento, mediante certidão • Doença própria, de familiar em primeiro grau e cônjuge ou companheiro(a), mediante atestado com Classificação Estatística Internacional de Doença (CID) e relatório detalhado de procedimentos. Deverá ser anexada ao requerimento toda a documentação comprobatória e pagamento da taxa relativa a cada disciplina objeto de Segunda Chamada no ato da solicitação. Deferido o pedido, as informações sobre data, local e horário de realização da prova constarão no calendário de provas, disponível no Portal Acadêmico.

 

Revisão: As provas bimestrais, devidamente corrigidas e comentadas pelos professores, são entregues ao aluno, que se responsabilizará por sua guarda e conservação. O aluno que não retirar a prova diretamente com o docente, poderá solicita-la na Secretaria Acadêmica, mediante requerimento ou e-mail, até o prazo máximo de 60 (sessenta) dias da postagem da nota no Portal FATESA. Passado o prazo, a FATESA não tem obrigação pela guarda do documento, conforme Portaria Ministerial nº 1.224, de 18 de dezembro de 2013.

É assegurado ao aluno o direito da solicitação de revisão de prova de qualquer disciplina, por meio de requerimento protocolado na Secretaria Acadêmica em até 05 (cinco) dias úteis, a contar da data de publicação da nota da disciplina, cabendo recurso da decisão do professor à Coordenação do Curso em primeira instância e segunda e última instância à Diretoria de Ensino. O recurso de revisão de prova será objeto de regulamentação específica, proposta pela Diretoria de Ensino e aprovada pela Diretoria Geral. OBS: Não é possível solicitar revisão de instrumentos avaliativos parciais das atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem os quais se distribuem ao longo do semestre. As dúvidas deverão ser sanadas com seus tutores, no ambiente virtual próprio, ao longo do semestre.

 

Exame de Recuperação:

Poderá submeter-se ao exame final de recuperação, o aluno com frequência igual ou superior a 75% e Média Bimestral igual a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis). A Média Final mínima para aprovação e promoção do aluno será 5,0 (cinco).

No exame final de recuperação, a média mínima para aprovação é 5,0 (cinco) pontos. Conforme cálculo abaixo: Média Final= MB (Média Bimestral) + NEFR (Nota do Exame Final de Recuperação) => 5,0

 

Dependências / Adaptações:

O aluno promovido em regime de dependência e/ou de adaptação, deve matricular-se, obrigatoriamente, na disciplina, objeto da dependência, ou de adaptação, nos semestres seguintes ao da ocorrência, observando as exigências do Pré-requisito das disciplinas, desde que a disciplina esteja disponibilizada pela FATESA, aplicando-se nestes casos o que dispõe as demais normas do Regimento Geral.

Cada dependência poderá ser oferecida com carga horária concentrada, em períodos determinados pela Diretoria de Ensino, para os alunos retidos pela avaliação, mas com frequência igual ou superior a 75%. No caso de retenção na série, ou seja, quando o aluno for reprovado em mais de 50% das disciplinas do semestre cursado, será dispensado das disciplinas aprovadas, efetuando sua matrícula em regime de dependência nas disciplinas reprovadas, cumprindo-as novamente, dentro dos critérios de frequência e de média, para aprovação e promoção do semestre das disciplinas cursadas.

Voltar ao topo ^

 

O que acontecerá se ficar reprovado na disciplina da pós-graduação?

Assim como nas outras disciplinas, o aluno terá que cursar novamente a mesma disciplina quando for ofertada novamente, só que no regime de Dependência – DP. Para isso tem que solicitar a rematrícula e pagar o valor correspondente.

 

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?

Na educação superior não há abono de faltas, exceto nos seguintes casos:

- alunos reservistas: o Decreto-Lei nº 715/69 assegura o abono de faltas para todo convocado matriculado em órgão de formação de reserva ou reservista que seja obrigado a faltar às atividades civis por força de exercício ou manobra, exercício de apresentação das reservas ou cerimônias cívicas, e o Decreto nº 85.587/80 estende essa justificativa para o oficial ou aspirante-a-oficial da reserva, convocado para o serviço ativo, desde que apresente o devido comprovante (a lei não ampara o militar de carreira; portanto suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito a abono);

- Aluno com representação na CONAES: de acordo com a lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as instituições de educação superior devem abonar as faltas do estudante que tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas.

 

CURSO

 

Qual a grade curricular do meu curso

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?

O que preciso solicitar a emissão do diploma ou certificado, na FATESA

O que é registro acadêmico - RA?  Como fico sabendo qual é o meu?

Onde encontro informações sobre matrícula dos cursos da FATESA?

Como enviar documentos para a secretaria da FATESA?

Qual a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu?

Como é a metodologia dos cursos híbridos e online da FATESA?

Como a FATESA armazena e como são tratados meus dados?

Onde fica a FATESA?

Como é a responsabilidade social da FATESA?

Quero trocar de curso, como faço?

Como solicitar dispensa de disciplina

O que acontece se não for aprovado numa disciplina DA PÓS-GRADUAÇÃO?

Como solicitar o cancelamento de um curso


Voltar ao topo ^

 

 

Qual a grade curricular do meu curso

A grade curricular fica disponível dentro do portal do aluno, após efetivação da matrícula.

 

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?

Na educação superior não há abono de faltas, exceto nos seguintes casos:

- alunos reservistas: o Decreto-Lei nº 715/69 assegura o abono de faltas para todo convocado matriculado em órgão de formação de reserva ou reservista que seja obrigado a faltar às atividades civis por força de exercício ou manobra, exercício de apresentação das reservas ou cerimônias cívicas, e o Decreto nº 85.587/80 estende essa justificativa para o oficial ou aspirante-a-oficial da reserva, convocado para o serviço ativo, desde que apresente o devido comprovante (a lei não ampara o militar de carreira; portanto suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito a abono);

- Aluno com representação na CONAES: de acordo com a lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as instituições de educação superior devem abonar as faltas do estudante que tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas.

 

O que é necessário para solicitar a emissão do diploma ou certificado, na FATESA?

Para concluir o curso e receber o certificado, o aluno deverá cumprir os seguintes pré-requisitos:

Ter cursado as disciplinas ou a atividade de extensão.

Estar adimplente com as obrigações financeiras do curso, caso haja.

Ter sido aprovado em todas as disciplinas.

Ter entregue todas as documentações exigidas.

O certificado dos cursos de extensão (não vinculados à Pós-Graduação) são expedidos online. O acesso se faz pelo Portal do Aluno.

A solicitação do envio do certificado de Pós-Graduação, via correio, deve ser feita pela Secretaria Digital (Portal do Aluno), com o anexo da procuração.

 

O que é Registro Acadêmico - RA? Como fico sabendo qual é o meu?

RA (Registro Acadêmico)

Fica disponível no Portal Acadêmico, em recuperar cadastro. Assim quando solicitado, o aluno recebe no e-mail cadastrado as informações.

 

Onde encontro informações sobre matrícula dos cursos da FATESA?

No Portal Acadêmico

 

Como enviar documentos para a secretaria da FATESA?

Ao acessar o portal do aluno, do lado esquerdo, clique em controle de documentos, clique em enviar e faça o upload do arquivo, aguarde a aprovação do documento encaminhado pela equipe da secretaria. Caso tenha dificuldades em anexar o documento, o mesmo pode ser encaminhado via e-mail para secretaria@fatesa.edu.br.

 

 

Qual a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu?

De acordo com o MEC, conforme a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, a exigência mínima para ingresso em curso de Pós-Graduação Lato Sensu é a apresentação de diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores, atendidos os requisitos específicos estabelecidos no edital do curso.

 

Como é a metodologia dos cursos híbridos e online da FATESA?

Nos cursos Híbridos o aluno tem as aulas teóricas através de nossa plataforma de ensino e períodos de prática na sede.

Os nossos cursos de pós-graduação com a metodologia híbrida ou online, as aulas são transmitidas ao vivo em ambientes virtuais de teleconferência.

 

Como a FATESA armazena e como são tratados meus dados?

A Política de​​ Privacidade de Dados informa e esclarece padrões e compromissos da FATESA no tratamento de dados de todos os públicos que se relacionam com a instituição. Considerando a Lei Federal 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as diretrizes dão autonomia e garantias a estudantes, familiares, pacientes, colaboradores, fornecedores ou indivíduos que demonstrem interesse em nossas atividades e serviços.

Nessa perspectiva, destacamos que a FATESA é composta por diferentes áreas de atuação: Faculdade FATESA, Unidade FATESA MED (Ensino Médico), Unidade FATESA VET (Ensino Veterinário), e por esse motivo as bases legais ou a forma como coletamos o consentimento da pessoa titular de um dado ou informação pode ser diferente, conforme informado em nossa Política, mas algumas premissas estarão sempre presentes, como a coerência com os valores institucionais e o olhar cuidadoso aos dados de crianças e adolescentes e às informações pessoais sensíveis.

Clique AQUI e confira na íntegra a POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – FATESA.

 

 

Onde fica a FATESA?

https://www.google.com/maps/dir/-21.2198738,-47.8131107/google+maps+fatesa+ribeir%C3%A3o+preto/@-21.2188719,-47.8174138,17z/am=t/data=!3m1!4b1!4m9!4m8!1m1!4e1!1m5!1m1!1s0x94b9b93094695f01:0x77977efda67ae2f8!2m2!1d-47.8166109!2d-21.2200695

Voltar ao topo ^

 

Como é a responsabilidade social da FATESA?

A FATESA tem como missão:

“Oferecer educação superior de excelência acadêmica e responsabilidade social, fundada nos princípios de qualidade na construção do conhecimento, com ênfase na educação profissional e tecnológica, de modo a atender as demandas produtivas e sociais locais, regionais e nacionais, em consonância com o desenvolvimento sustentável e o esforço de mobilidade social no país.”

A FATESA tem como visão:

“Ser Instituição de referência no ensino, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos com responsabilidade social, por meio da educação profissional e tecnológica”.

Em relação aos valores, a instituição é regida pela:

Formação Humanística – desenvolver a reflexão crítica, a autonomia de pensamento e a racionalidade substantiva, ou seja, a capacidade de liderar, criar, adaptar e transformar o meio em que atua;

Solidariedade – Fruto da construção coletiva, do compromisso com o todo e na preservação dos valores essenciais ao equilíbrio societário;

Ética – Expressa na difusão do respeito à vida e na construção de unidade a partir da diversidade;

Diversidade – respeito pelas diferentes linhas de pensamentos dentro do meio acadêmico e comunidade;

Universalidade – compromisso com a produção e distribuição do conhecimento. Todo conhecimento adquirido deve ser socializado com a humanidade;

Excelência – estimular a busca contínua da qualidade seja nas relações sociais ou nos sistemas de produção em que o egresso esteja envolvido no meio em que atua.

 

 

Quero trocar de curso, como faço?

Sobre esta solicitação, deverá encaminhar um e-mail para relacionamento@fatesa.edu.br, com o nome completo, curso que está matriculado e para qual curso deseja trocar.

 

Como solicitar dispensa de disciplina

A solicitação de dispensa de disciplina deverá ser feita junto a Secretaria Acadêmica de forma presencial ou via e-mail, encaminhando o plano de ensino e o histórico escolar.

Para os cursos de Pós-Graduação da área médica será realizado o aproveitamento de disciplinas caso o aluno tenha cursado as mesmas na FATESA.

 

O que acontece se for reprovado numa disciplina da Pós-Graduação?

O aluno terá que solicitar a matrícula na disciplina, em data a ser definida em cronograma, e efetuar o pagamento da taxa correspondente.

 

Como solicitar o cancelamento de um curso

Para cancelamento do curso deverá solicitar pela Secretaria Digital, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

 


ESTÁGIO

 

O que é o estágio?

Qual a importância do estágio?

O que é estágio obrigatório (graduação)?

O que é estágio não obrigatório?

Existe estágio voluntário?

O estágio não obrigatório pode ser validado como estágio obrigatório?

O estágio obrigatório pode ser dispensado para quem trabalha registrado na área?

Quem pode contratar nossos discentes como estagiário?

Pode haver a participação dos agentes de integração no processo do estágio e qual seu papel?

Pode-se cobrar alguma taxa do estudante pelos serviços dos agentes de integração?

Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio e documentos necessários à comprovação da regularidade do estágio?

Pode ocorrer estágio durante o período de trancamento do curso?

Pode o estágio ser realizado em outra área que não seja do curso a que o discente está vinculado?

Pode iniciar o estágio sem a documentação (termo de compromisso e plano de atividades) assinada?

Quando o aluno terminar todas as atividades obrigatórias do curso (disciplinas, atividades complementares, etc...) Ele poderá continuar fazendo estágio não obrigatório?

Qual a consequência prevista para a parte concedente no descumprimento da lei nº 11.788/2008?

A mesma pessoa pode ser orientador e supervisor de estágio?

Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

Qual o prazo de duração do estágio?

Quando o estágio será necessariamente remunerado?

O que é o termo de compromisso e qual sua importância?

O que é o relatório de atividades?

O estagiário tem direito ao seguro contra acidentes pessoais?

Como resguardar que o aluno esteja assegurado quando do início do estágio?

Estágio pode ser realizado no exterior?

Quais as atribuições das coordenações de estágio dos cursos?

Quais as atribuições da coordenação geral de estágios da FATESA?

Onde obter mais informações sobre estágio?


 

Voltar ao topo ^

 

 

O que é o estágio?

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam matriculados na educação superior (Art. 1º da Lei nº 11.788/2008).

 

Qual a importância do estágio?

Essa é uma das etapas mais importantes para a formação profissional do discente, visto que é através dessa atividade prática que o aluno tem oportunidade de entrar em contato direto com a sua realidade profissional, vivenciando na prática supervisionada experiências e situações reais da vida e do trabalho, permitindo a consolidação dos conteúdos e conceitos teóricos já aprendidos em sala de aula.

 

O que é estágio obrigatório (graduação)?

O estágio obrigatório é aquele definido como requisito para a conclusão do curso nos termos do §1º, do art. 2º, da Lei nº 11.788/2008. Ou seja, é aquele apresentado como disciplina específica, definido no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

 

O que é estágio não obrigatório?

O estágio não obrigatório é aquele realizado como atividade opcional, podendo acontecer livremente e não faz parte da carga horária padrão do curso. A modalidade é acompanhada pelo Agente de Integração.

 

Existe estágio voluntário?

Não. A Lei 11.788/2008 prevê apenas duas modalidades de estágio, o Estágio Obrigatório e o Estágio Não Obrigatório. Toda atividade de estágio deve se enquadrar em uma dessas modalidades e qualquer atividade realizada em desacordo com a essa Lei, não será considerada estágio.

 

O estágio não obrigatório pode ser validado como estágio obrigatório?

Não. Além de serem modalidades distintas de estágio, não há previsão em regulamento para tal validação.

Voltar ao topo ^

 

O estágio obrigatório pode ser dispensado para quem trabalha registrado na área?

Não. O estágio é uma disciplina do curso, prevista no projeto pedagógico e obrigatório por Lei. Como tal, não há como fazer dispensa desta disciplina por estar trabalhando na área.

O discente poderá realizar o estágio obrigatório no local em que já trabalha. No entanto, será necessária uma autorização formal da concedente através da celebração do termo de compromisso e plano de atividades.

 

Quem pode contratar nossos discentes como estagiário?

Os estudantes da FATESA poderão realizar estágios oferecidos por pessoas jurídicas de direito privado e pelos órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e por unidades universitárias ou órgãos administrativos.

Porém, para a concessão de estágio, entre a FATESA e à entidade concedente, será obrigatória à prévia celebração de convênio específico.

 

Pode haver a participação dos agentes de integração no processo do estágio e qual seu papel?

Sim. Pode ocorrer por opção das instituições de ensino e das partes concedentes de estágio, mediante prévia celebração de convênio específico, a participação do agente de integração na contratação de estagiários, atuando como auxiliares no processo de aperfeiçoamento do estágio identificando as oportunidades, ajustando suas condições de realização, fazendo o acompanhamento administrativo, encaminhando negociação de seguros contra acidentes pessoais e cadastrando os estudantes (§1º do art. 5º da Lei nº 11.788/2008), selecionando os locais de estágio e organizando o cadastro das concedentes das oportunidades de estágio.

 

Pode-se cobrar alguma taxa do estudante pelos serviços dos agentes de integração?

É vedada a cobrança de qualquer taxa dos estudantes a título de remuneração pelos serviços dos agentes de integração. (§2º do art. 5º da Lei nº 11.788/2008).

Voltar ao topo ^

 

Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio e documentos necessários à comprovação da regularidade do estágio?

O estágio, tanto nas modalidades obrigatória e não obrigatória, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos:

  • matrícula e frequência regular do educando, atestados pela instituição de ensino;
  • solicitação prévia de matrícula na disciplina de estágio, no caso de estágio obrigatório;
  • celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, com o plano de atividades em anexo e a certificação do seguro; (deve ocorrer quando do início do estágio)
  • verificação da previsão de pagamento da bolsa ou equivalente e do auxílio-transporte, no termo de compromisso, no caso de estágio não obrigatório, onde tais pagamentos são compulsórios;
  • compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso;
  • acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7º da Lei nº 11.788/2008 e por menção de aprovação final;

 

Pode ocorrer estágio durante o período de trancamento do curso?

Não pode ocorrer o estágio no caso de trancamento ou integralização do curso, uma vez que um dos requisitos para realização do estágio é matrícula e frequência regular do educando.

Bem assim, o aluno só poderá permanecer no estágio enquanto estiver devidamente matriculado na FATESA, ou seja, enquanto estiver ativo no Portal Acadêmico.

 

Pode o estágio ser realizado em outra área que não seja do curso a que o discente está vinculado?

Não. As atividades de estágio devem estar diretamente ligadas ao perfil do curso.

 

Pode iniciar o estágio sem a documentação (termo de compromisso e plano de atividades) assinada?

Não. O Termo de Compromisso é o único documento que comprova legalmente a relação de estágio, portanto o estágio só poderá ser iniciado com à assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades.

 

Quando o aluno terminar todas as atividades obrigatórias do curso (disciplinas, atividades complementares, etc...) Ele poderá continuar fazendo estágio não obrigatório?

Não. Após a conclusão das atividades obrigatórias o aluno não poderá continuar realizando estágio, pois ele já estará integralizado no Portal Acadêmico aguardando apenas a colação de grau.

 

Qual a consequência prevista para a parte concedente no descumprimento da lei nº 11.788/2008?

A manutenção de estagiários em desconformidade com a Lei nº 11.788/2008 caracteriza vínculo empregatício do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. (§ 1º do art. 15 daquele diploma legal).

 

A mesma pessoa pode ser orientador e supervisor de estágio?

Não. De acordo com a Lei 11.788/2008, o estágio requer um "professor orientador da instituição de ensino" e um "supervisor da parte concedente" (art. 3º, §1º). O professor orientador deve ser "da área a ser desenvolvida no estágio" (art. 7º, inciso III). O supervisor, a ser indicado pela parte concedente, deve ser "funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar.

 

Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

A jornada de atividade em estágio a ser cumprida pelo estudante deverá compatibilizar-se com o seu horário escolar e com o funcionamento da concedente do estágio, não podendo ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

 

Qual o prazo de duração do estágio?

Até dois anos, na mesma concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. (art. 11 da Lei nº 11.788, de 2008).

Voltar ao topo ^

 

Quando o estágio será necessariamente remunerado?

Para o estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte. Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa. (art. 12 da Lei nº 11.788/2008).

 

O que é o termo de compromisso e qual sua importância?

É um contrato de estágio celebrado entre o discente ou seu representante legal, a parte concedente do estágio e FATESA (representada pelo coordenador do curso ou pelo coordenador de estágio do curso, conforme a modalidade do estágio), podendo ser rescindido por qualquer das partes e a qualquer momento.

É de ressaltar que o termo deve ser preenchido em editor de texto e assinado antes do início do estágio, bem como que ele só poderá ser firmado havendo convênio previamente celebrado com a concedente ou o agente de integração.

O início das atividades de Estágio pelo estudante será precedido de Termo de Compromisso, a ser celebrado entre o Estagiário e o Campo de Estágio, com a interveniência da FATESA, de modo a configurar a inexistência de vínculo empregatício entre as partes, conforme determina a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

 

O que é o relatório de atividades?

O relatório de atividades é preenchido durante o estágio, através do Portal Acadêmico, com a supervisão do coordenador de estágio e o supervisor de campo, onde deverão constar as seguintes informações:

Período de vigência, carga horária, dias e horário do estágio;

As atividades que serão desenvolvidas durante o estágio, objetivos, metas a serem atingidas, cronogramas;

Dados do orientador (nome completo) e do supervisor (nome completo e nº do registro no conselho ou CPF);

Critérios e formas de avaliação.

Qual a importância dos Relatórios e Avaliações?

Todo estagiário tem que fazer relatório ao término do período e/ou no final do período semestral, que deverá ser avaliado e assinado pelo professor orientador e pelo supervisor da Instituição Concedente.

 

O estagiário tem direito ao seguro contra acidentes pessoais?

Sim. Todo estagiário tem que ter Seguro Contra Acidentes Pessoais, consoante previsto no art. 9º, inc. IV, da Lei 11.788/2008, compete à concedente contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso; e, no caso de estágio obrigatório, essa responsabilidade poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino, conforme o parágrafo único do citado artigo.

Voltar ao topo ^

 

Como resguardar que o aluno esteja assegurado quando do início do estágio?

No caso de estágio obrigatório, cabe à Coordenação de Estágio do Curso encaminhar à Coordenação Geral de Estágios, até o dia 20 de cada mês, a relação dos alunos que deverão ser incluídos no seguro da FATESA.

 

Estágio pode ser realizado no exterior?

A realização de estágio obrigatório no exterior somente será autorizada por meio do programa de intercâmbio ou no âmbito de programas de mobilidade acadêmica, mediante a comprovação das atividades realizadas com a especificação, cabendo ao Colegiado do Curso à avaliação das atividades realizadas e aprovação do estágio para fins de aproveitamento acadêmico.

No caso de não aprovação, pelo Colegiado do Curso, do estágio no exterior como obrigatório, poderá ter aproveitamento para fins de atividades complementares. (Parágrafo único do citado artigo).

As documentações que devem ser apresentadas para comprovação das atividades assemelham-se às do estágio no Brasil, ou seja, Termo de Compromisso (contrato de estágio), Plano de Atividades e Relatórios de estágio. O colegiado do curso analisa e aprova ou não o estágio.

 

Quais as atribuições das coordenações de estágio dos cursos?

Cada Curso deverá indicar um professor para atuar como Coordenador Estágio do respectivo Curso, com as seguintes atribuições:

Identificar as oportunidades de estágio (garantindo que o estágio seja realizado por uma Concedente devidamente conveniada);

Estabelecer o fluxo de encaminhamento de estagiário;

Firmar termos de compromisso de estágio obrigatório e zelar pelo cumprimento dos mesmos.

Indicar docentes para orientação dos estágios;

Planejar, supervisionar e avaliar os estágios intermediados pelos agentes de integração;

Avaliar os relatórios finais junto com os professores orientadores;

Realizar o competente registro no Portal Acadêmico.

Enviar à Secretaria Geral Acadêmica, periodicamente, as necessidades de campos de estágio selecionados, com a documentação para celebração dos respectivos Convênios, a fim de que a Coordenação Geral de Estágio possa diligenciar a tramitação do processo de convênio.

Encaminhar à Coordenação Geral de Estágios, até o dia 20 de cada mês, a relação dos alunos que deverão ser incluídos no seguro da FATESA, seguindo o modelo da planilha de controle de estagiários constante na coordenadoria de estágio (garantindo a existência do Seguro Contra Acidentes Pessoais para o discente).

 

Quais as atribuições da coordenação geral de estágios da FATESA?

São obrigações da Coordenação Geral de Estágio:

Diligenciar a assinatura dos Convênios indicados pelas Coordenações de Estágio;

Propor as diretrizes gerais para o planejamento e avaliação dos Estágios Curriculares;

Orientar os coordenadores, orientadores, alunos, concedentes e agentes de integração quanto às questões legais.

 

Onde obter mais informações sobre estágio?

Em caso de dúvidas sobre estágio, entrar em contato com o setor de Estágios através:

Rua Marcos Markarian, 1025, Bairro Nova Aliança, Ribeirão Preto/SP, CEP 14026-583;

- dos telefones: 16.3602-7700;

- do e-mail: estagio@fatesa.edu.br;

- acessando o site www.fatesa/estagio

 

 

Voltar ao topo ^

 


PROCESSO SELETIVO

 

Formas de ingresso - Quais são as formas de ingresso que a FATESA oferece?

Vestibular agendado online - É preciso instalar algum sistema para realização da prova?

Para o vestibular agendado online, como será a prova e qual será o tempo para realização?

Meu documento de identificação está com foto de criança. Ele será aceito?

Não tenho documentos: perdi ou fui vítima de furto ou roubo, poderei fazer a prova?

Como será a redação?

Posso solicitar atendimento especial?

Depois de feita a prova, quando saíra o resultado?

Vestibular agendado presencial - Como será a prova e qual será o tempo para realização?

Quais medidas serão tomadas para prevenção da covid-19?

Estou apresentando sintomas de gripe ou resfriado. Posso mudar o dia e horário de prova?

Posso solicitar atendimento especial?

Transferências - Como realizo minha transferência de matrícula para FATESA?

Posso solicitar transferência para outro curso, diferente do que estudo atualmente?

Ao transferir o meu curso para a FATESA, tenho alguma bolsa ou desconto?

Quais informações receberei no parecer da análise do coordenador

Após a análise do coordenador, como realizo minha matrícula?

Posso solicitar transferência com a bolsa prouni?

Como é a disponibilidade de vagas por curso?

Matrícula e início das aulas - Fui aprovado, como realizo minha matrícula?

Qual a documentação necessária para a realização da matrícula?


 

Voltar ao topo ^

 

Formas de ingresso - Quais são as formas de ingresso que a FATESA oferece?

Prova Agendada:

Nessa modalidade, o candidato agenda o dia e horário para a realização da prova, que pode ser em dois formatos: online ou presencial.

No vestibular agendado presencial, o candidato irá ao Campus da FATESA para a realização da prova. Já na modalidade online, a prova será realizada por meio de uma plataforma segura, com monitoramento de inteligência artificial e fiscais que irão acompanhar a prova em tempo real. Para a realização da prova neste formato, é necessário ter equipamento adequado e manter o microfone e a câmera do computador ligados o tempo todo para monitoramento. A prova terá duração de 1 hora, com a redação. Saiba mais sobre essa forma de ingresso clicando aqui.

ENEM:

A nota do ENEM pode ser usada em substituição ao vestibular. Na inscrição, o candidato preenche seus dados e informa a nota da prova objetiva (médias das notas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e da redação, número de inscrição da ENEM e ano de realização. Se tiver nota superior a 450 e não tiver zerado a redação, o candidato é aprovado e já pode realizar a matrícula. Os dados informados serão validados com o que consta no sistema do ENEM – Inep. Caso sejam encontradas divergências de informações, a matrícula do estudante poderá ser cancelada. Essa modalidade não é válida para cursos cujas vagas já foram preenchidas. Saiba mais sobre essa forma de ingresso clicando aqui.

Portador de Curso Superior:

Essa é a grande oportunidade para você que já tem diploma do ensino superior e está pensando em fazer uma nova graduação. Por meio dessa forma de ingresso, o candidato não precisa realizar o vestibular e recebe desconto na Graduação Presencial e Online. Esse benefício não é cumulativo com outros descontos e/ou outras bolsas de estudos e aplica-se aos cursos de graduação da FATESA. Inscreva-se clicando aqui.

Transferência:

Para estudantes que já estão cursando a graduação em outras instituições de ensino superior e pretendem continuar o curso na FATESA. Para se inscrever é preciso preencher os seus dados pessoais e enviar os seguintes documentos:

Declaração de vínculo com a Instituição de Ensino Superior atualizada – Emissão com data do semestre vigente, com informações de matriculado ou trancado, período de validade do trancamento, etc.

Histórico Acadêmico de Graduação atualizado – Emissão com data do semestre vigente (60 dias para alunos com situação de trancado), incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, frequência e situação de regularidade junto ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso no MEC;

Programa de disciplinas (Conteúdo programático) cursadas com aprovação da Instituição de Ensino Superior atual;

Sistema de Avaliação da Instituição de origem – Caso esta informação conste no Histórico Acadêmico da Graduação, não é necessário enviar.

 

Vestibular agendado online - É preciso instalar algum sistema para realização da prova?

Para o vestibular agendado online, você receberá o link para o ambiente de prova e deverá habilitar a extensão de segurança em seu computador.

 

Para o vestibular agendado online, como será a prova e qual será o tempo para realização?

Para o Vestibular Agendado Online:

. A redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e no máximo 400 (quatrocentas) palavras digitadas.

. O tempo total para realização da prova e preenchimento das respostas será de 2 horas e será controlado por um cronômetro virtual que encerrará o ambiente de prova quando o tempo-limite for atingido, sendo de responsabilidade do candidato a sua administração.

Para mais informações, consulte as seções “estrutura da prova” e “correção das provas e classificação” no edital do processo seletivo.

Voltar ao topo ^

 

Meu documento de identificação está com foto de criança. Ele será aceito?

Caso não possua documento oficial com foto recente, deverá apresentar junto com o documento oficial outro documento (como carteirinha) que possua imagem atual para mostrar na autenticação como documento complementar.

ATENÇÃO: o documento oficial é obrigatório, não será autorizado acesso sem documento oficial válido, mesmo que a foto não seja recente.

 

Não tenho documentos: perdi ou fui vítima de furto ou roubo, poderei fazer a prova?

Será autorizado mediante boletim de ocorrência de perda, furto ou roubo de documentos, desde que tenha sido emitido até, no máximo, 30 (trinta) dias antes da data do vestibular. Além disso, o candidato deverá apresentar outro documento com foto recente descrito em edital. Somente com boletim de ocorrência não será autorizado o ingresso no ambiente de prova.

Voltar ao topo ^

 

Como será a redação?

A redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e no máximo 400 (quatrocentas) palavras digitadas.

O ambiente de redação possui um contador de palavras, para que o candidato possa acompanhar o tamanho do texto. Além disso, é possível realizar formatações no texto, semelhantemente ao Microsoft Word, sendo possível a delimitação de parágrafos.

 

Posso solicitar atendimento especial?

O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicá-lo no ato da inscrição e encaminhar para o Núcleo de Processos Seletivos (vestibular@fatesa.edu.br), em até 2 (dois) dias antes da prova, um laudo em formato PDF, emitido por especialista que descreva a natureza, tipo e grau de deficiência ou necessidade especial, bem como as condições solicitadas para a realização da prova.

Confira mais informações no Edital do Processo Seletivo.

Voltar ao topo ^

 

Depois de feito a prova, quando sairá o resultado?

Para o vestibular agendado online, o resultado será disponibilizado em até 5 (cinco) dias após a realização do processo seletivo.

 

Vestibular agendado presencial - Como será a prova e qual será o tempo para realização?

A prova de redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e no máximo 400 (quatrocentas) palavras digitadas.

O tempo total para realização da prova e preenchimento das respostas será de 2 horas e será controlado por um cronômetro virtual que encerrará o ambiente de prova quando o tempo-limite for atingido, sendo de responsabilidade do candidato a sua administração.

Para mais informações, consulte as seções “estrutura da prova” e “correção das provas e classificação” no edital do processo seletivo.

 

Estou apresentando sintomas de gripe ou resfriado. Posso mudar o dia e horário de prova?

Caso você apresente uma temperatura corporal superior a 37,8ºC ou sintomas de gripe ou resfriado, não poderá realizar a prova. Por isso, você precisa solicitar um novo agendamento de prova por meio do WhatsApp ou chat disponível no site fatesa.edu.br/vestibular.

 

Transferências - Como realizo minha transferência de matrícula para FATESA?

1. Preencha o formulário com seu nome, e-mail, telefone e demais dados pessoais. Selecione o curso para o qual deseja transferência, pode ser um curso diferente do que você estuda no momento.

2. No ambiente de inscrição, envie os seguintes documentos:

• Declaração de vínculo com a Instituição de Ensino Superior atualizada (original) – Emissão com data do semestre vigente, com informações de matriculado ou trancado, período de validade do trancamento, etc.;

• Histórico Acadêmico de Graduação atualizado – Emissão com data do semestre vigente (60 dias para alunos com situação de trancado), incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, frequência e situação de regularidade junto ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso no MEC;

• Programa de disciplinas cursadas com aprovação da Instituição de Ensino Superior atual;

• Sistema de Avaliação da Instituição de Ensino Superior atual – Caso esta informação conste no Histórico Acadêmico da Graduação, não é necessário enviar.

3. Sua documentação será avaliada pelo coordenador do curso escolhido para ver qual será o aproveitamento das disciplinas cursadas e em qual período do curso na FATESA você ficará. Você irá ser notificado por e-mail quando a análise for concluída, e poderá conferir o resultado no Portal do Candidato.

4. Após a avaliação do coordenador, você será notificado, por e-mail, quando a análise for concluída e o resultado de aproveitamento de disciplinas será disponibilizado no Portal Acadêmico, juntamente com o Contrato de Serviços Educacionais e o boleto da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade.

Voltar ao topo ^

 

Posso solicitar transferência para outro curso, diferente do que estudo atualmente?

Sim. O coordenador irá analisar as disciplinas do seu curso atual, comparando-as com o programa de disciplinas do curso desejado da FATESA para ver se é possível realizar o aproveitamento de disciplinas similares.

 

Ao transferir o meu curso para a FATESA, tenho alguma bolsa ou desconto?

A FATESA oferece a bolsa transferência (consulte o Regulamento de Descontos).

 

Quais informações receberei no parecer da análise do coordenador

No parecer da análise do coordenador, iremos informar qual será o aproveitamento das disciplinas já cursadas e em qual período e turno do curso na FATESA você ficará. Esse parecer não acarreta reserva de vaga, para garanti-la é necessário efetivar sua matrícula.

 

Após a análise do coordenador, como realizo minha matrícula?

Após a análise do coordenador de curso, o resultado com o aproveitamento de disciplinas cursadas, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e o boleto de matrícula estarão disponíveis no Portal Acadêmico. É através do pagamento da sua matrícula que sua vaga é confirmada.

Após o pagamento da matrícula, você receberá por e-mail, em até três dias úteis, o login e a senha para acesso ao Portal Acadêmico, que é o ambiente do estudante. O próximo passo é o envio da sua documentação de matrícula, são documentos diferentes daqueles que você anexou no processo de inscrição.

 

Posso solicitar transferência com a bolsa prouni?

Não há edital para transferência externa de PROUNI. Ao solicitar transferência para a FATESA, não será possível manter sua bolsa PROUNI.

 

Como é a disponibilidade de vagas por curso?

As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Nesse caso, os primeiros a se inscrever têm prioridade na análise do coordenador e sobre as vagas disponíveis.

 

Matrícula e início das aulas - Fui aprovado, como realizo minha matrícula?

1. Após ser aprovado em um dos processos seletivos para entrar na FATESA (ENEM, Vestibular Agendado ou Portador de Curso Superior), você poderá realizar sua matrícula acessando o Portal Acadêmico.

2. Realize o Login e acesse o ambiente Matrícula.

3. Ao clicar em sua inscrição, você visualiza os documentos normativos e extrato financeiro, clique no botão “aceite e pagamento”.

4. Realize o pagamento da matrícula por boleto ou cartão de crédito;

5. Prepare a documentação para efetuar sua matrícula! Você receberá por e-mail o Login e a senha de acesso ao portal para envio da documentação, em até 3 (três) dias úteis após o pagamento do boleto.

Voltar ao topo ^

 

Qual a documentação necessária para a realização da matrícula?

Os documentos necessários para realização de sua matrícula são:
I – cédula de identidade, frente e verso na mesma folha;
II – certidão de nascimento ou casamento;
III – certidão de quitação eleitoral, se maior de 18 (dezoito) anos;
IV – comprovante de estar quite com as obrigações militares (alistamento militar ou certidão militar) se do sexo masculino e maior de 18 (dezoito) anos;
V – passaporte, se estrangeiro;
VI – visto de estudante concedido pela autoridade consular brasileira, se estrangeiro;
VII – registro nacional migratório – RNM, se estrangeiro;
VIII – cadastro de pessoa física (CPF) ou documento que contenha o número do CPF;
IX – carteira de identidade do responsável financeiro* pelo contrato (somente para matrículas em que o estudante não é o responsável);
X – cadastro de pessoa física (CPF) do responsável financeiro* pelo contrato (somente para matrículas em que o estudante não é o responsável);
XI – comprovante de escolaridade do ensino médio – histórico escolar do ensino médio, constando o certificado de conclusão do curso ou diploma de curso profissionalizante de ensino médio, devidamente registrado na Secretaria de Estado da Educação. O estudante que cursou o ensino médio ou equivalente no exterior deve apresentar documento que comprove equivalência de curso emitido pelo órgão competente;
XII – contrato de prestação de serviços educacionais assinado digitalmente;
XIII – carteira de vacinação atualizada;

*Responsável legal: exigido quando o candidato possui menos de 18 (dezoito) anos na data da realização da matrícula;

*Responsável financeiro: exigido quando o candidato não é responsável pelo pagamento das mensalidades.

 


 

FINANCEIRO

 

Bolsa estudo - Quais as bolsas de estudo disponíveis na FATESA e como solicitar?

Como acessar meus boletos?

Quais as formas de pagamento?

Não consigo acessar meu extrato financeiro?

Meu boleto está sem o desconto, o que faço?

Perdi meu boleto. Posso solicitar outro?

Como entrar em contato com a FATESA para assuntos financeiros?


 

Voltar ao topo ^

 

Bolsa estudo - Quais as bolsas de estudo disponíveis na FATESA e como solicitar?

Acesse o link do nosso site e saiba mais: www.fatesa.edu.br/beneficios/bolsas-de-descontos/  ou entre em contato com a nossa equipe comercial através do número (16) 3602-7700

Como acessar meus boletos?

Acesse o portal do aluno. No menu lateral esquerdo, clique em “Extrato Financeiro”.

Para fazer a impressão do boleto no extrato, clique no ícone da impressora. Os boletos são disponibilizados para impressão todo primeiro dia útil do mês.

 

Quais as formas de pagamento?

O pagamento da primeira parcela a título de matrícula pode ser efetuado via boleto ou cartão de débito e/ou crédito, conforme negociação com a equipe comercial.

As mensalidades devem ser pagas via boleto bancário e podem ser retirados através do portal do aluno.

Caso seja de interesse a utilização de outra forma de pagamento para as mensalidades, entrar em contato com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsApp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.

 

Não consigo acessar meu extrato financeiro?

O acesso ao extrato financeiro está condicionado ao aceite digital e envio das documentações para a secretaria.

Caso não consiga acessar, entre em contato com a nossa Secretaria Acadêmica pelo e-mail secretaria@fatesa.edu.br, WhatsApp 16 99300.6838 ou telefone 16 3602.7700.

Caso não tenha pendências com a secretaria, entrar em contato diretamente com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.

 

Meu boleto está sem o desconto, o que faço?

Os descontos são lançados automaticamente pelo sistema. Ele aparecerá no boleto bancário no campo “Instruções” da seguinte maneira:

“Sr(a) Caixa, aplicar desconto de R$ xxx,xx para pagamento realizado até a data de vencimento.”

Ao realizar o pagamento dentro do vencimento em qualquer agência bancária, lotérica ou por aplicativo, o desconto será aplicado.

Caso não conste a informação acima no campo “instruções”, entre em contato com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.   

Voltar ao topo ^

 

Perdi meu boleto. Posso solicitar outro?

Os boletos ficam ativos no banco em até 29 (vinte e nove) dias após a data de vencimento. Caso tenha extrapolado o tempo, basta entrar em contato com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.   

Como entrar em contato com a FATESA para assuntos financeiros?

Via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.

 


 

AMBIENTE VIRTUAL

 

O que são unidades de aprendizagem (UA)?

O que são as disciplinas a distância no meu curso presencial?

Tem professor ou tutor nas minhas disciplinas a distância disciplinas a distância


Voltar ao topo ^

 

O que são unidades de aprendizagem (UA)?

 As disciplinas dos cursos à distância ou hibridas são formados por seus conteúdos teóricos e atividades avaliativas. A esse conjunto (teoria + prática) dá-se o nome de Unidade de Aprendizagem.

Cada disciplina é formada por duas ou mais UAs.

Para um acompanhamento adequado sugere-se um mínimo de dedicação, conforme descrito abaixo:

 

 

O que são as disciplinas a distância no meu curso presencial?

Em 6 de dezembro de 2019, foi publicada a Portaria nº 2.117 que autoriza as instituições de ensino superior introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, a oferta de disciplinas na modalidade a distância.  Dentre outras características essa iniciativa tem como foco estimular competências necessárias de autônima, dedicação, integração entre os participantes etc., por meio de um ambiente virtual, uma vez que o mercado de trabalho requer, inclusive, essa habilidade de gerir, aprender e aturar, em ambientes fisicamente distantes.

 

Tem professor ou tutor nas minhas disciplinas a distância disciplinas a distância?

Sim, em todas as atividades a distância você terá um apoio para a melhor experiência de aprendizagem, portanto não apenas terá um suporte do conteúdo (tutor), com coordenador e professor também estarão disponíveis para ajudá-lo. O contato entre você e eles se dará pelas ferramentas (portal do aluno, AVA, e-mail), etc., após o início do curso ou efetivação da matrícula

 

TECNOLOGIA

 

Como acessar o portal do aluno?

Tenho que fazer trabalho de conclusão de cursos (TCC) nos cursos de pós-graduação especialização da FATESA?

Por onde acesso o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e as disciplinas a distância

Como acessar a aula ao vivo?

Como acessar as aulas gravadas do curso?

Por onde acesso as disciplinas a distância, que tenho que cursar, do meu curso?

Como acesso ao manual do aluno?

Por que não consigo acessar a plataforma? Quem eu devo procurar?

O que está disponível para eu realizar na plataforma FATESA online e portal FATESA?

Como proceder no caso de esquecimento da senha?

Preciso de ajuda com treinamento e explicação sobre utilização da plataforma, como proceder?

Como acho o calendário do meu curso?

Qual a diferença entre portal do aluno e ava?

O aluno que não tenha habilidade com computador pode realizar curso com metodologia ead?

Se eu não tiver computador em casa ou no trabalho como poderei cursar as disciplinas ou o curso a distância?

Qual o mínimo da configuração do computador para cursar disciplina ou curso a distância?

Como acontecerá o atendimento não presencial dos estudantes das disciplinas online?

Qual a função do tutor no curso a distância?


Voltar ao topo ^

Como acessar o portal do aluno?

 

 #1 Portal FATESA

 

TENHO QUE FAZER TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DA FATESA?

Nem todos os cursos possuem Trabalho de conclusão de curso como requisito obrigatório. Na página de descrição do curso, no site a FATESA, tem as informações sobre ter ou não TCC.  Caso nada seja mencionado, não há TCC.

Voltar ao topo ^

 

POR ONDE ACESSO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E AS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA?

 

 #1 Portal FATESA

# 2

 

#3

 

==========DIRETO PELO LINK:  https://fatesa.myopenlms.net/ ==========

 

===== Pelo aplicativo Mobile Logotipo, nome da empresa

Descrição gerada automaticamente  ======

 

Como acessar a aula ao vivo?

 Após efetivar a sua matrícula, terá acesso ao ambiente AVA e nele há um ambiente específico para acesso as aulas ao vivo, inclusive as gravações dele, durante o período vigente de acesso ao curso.

 

Como acessar as aulas gravadas do curso?

Após se matricular no curso e início das disciplinas acontecerão as aulas online. Ao final de cada uma é disponibilizada a gravação, que deverá ser acessado pelo AVA.

 

Como acesso ao manual do aluno?

Após efetivar a sua matrícula, terá acesso ao calendário do curso pelo portal do aluno, AVA e, em algumas situações, poderá recebê-lo pelo WhatsApp ou e-mail.

 

Por que não consigo acessar a plataforma? Quem eu devo procurar?

Qualquer problema no acesso ao ambiente AVA, poderá entrar em contato pelo e-mail: fatesaonline@fatesa.edu.br

 

Voltar ao topo ^

 

O que está disponível para eu realizar na plataforma FATESA online e portal FATESA?

 Na sua vida acadêmica, na FATESA, você terá acesso à dois ambientes virtuais:

 

Como proceder no caso de esquecimento da senha?

Para cursos de graduação e pós-graduação: secretaria@fatesa.edu.br

Para cursos da área médica: secretaria.academica.med@fatesa.edu.br

 

Preciso de ajuda com treinamento e explicação sobre utilização da plataforma, como proceder?

Para cursos de graduação e pós-graduação: fatesaonline@fatesa.edu.br

 

Como acho o calendário do meu curso?

Após efetivar a sua matrícula, terá acesso ao calendário do curso pelo Portal Acadêmico e pelo AVA.

Voltar ao topo ^

 

Qual a diferença entre Portal do Aluno e AVA?

Portal acadêmico te dá acesso à recursos relacionados à sua vida acadêmica. O AVA acesso às disciplinas e conteúdo delas, que está matriculado.

 

O aluno que não tenha habilidade com computador pode realizar curso com metodologia ead?

Para estudar em um curso a distância não é necessário ter um computador super moderno, nem ser expert em informática. Basta ter conhecimentos básicos, como saber digitar um texto e organizá-lo, acessar páginas na internet, assistir a um vídeo, mandar e-mails com textos e anexos, por exemplo.

 

Se eu não tiver computador em casa ou no trabalho como poderei cursar as disciplinas ou o curso a distância?

Sim, a FATESA tem a preocupação para que todos os ambientes de acesso virtual sejam compatíveis com dispositivos móveis. Desse modo, sua tecnologia também envolve os aparelhos celulares, para que tenha ainda mais flexibilidade na hora de estudar. Outra solução é utilizar-se de computadores disponíveis em ambientes de acesso ao público (bibliotecas, lan house, etc.) ou no do seu trabalho. Com relação a este último não esqueça de checar as regras da empresa com relação à utilização do computador corporativo para objetivos pessoais.

 

Qual o mínimo da configuração do computador para cursar disciplina ou curso a distância?

Os cursos da FATESA são projetados para que não precise de um computador de última geração para cursar. Considerando a configuração mínima, para que não haja nenhum problema tecnológico durante seu estudo:

CONFIGURAÇÃO MÍNIMA DO COMPUTADOR: Processador com dois núcleos; 4G de memória; Monitor com resolução mínima de 1366x768; Disco rígido de qualquer tamanho, com no mínimo 20G de espaço livre.

CONFIGURAÇÃO MÍNIMA PARA SMARTHPHONE: Smartphone com processador de no mínimo 1.6 GHz 8 Core (Octacore) e no mínimo 3GB de memória RAM.

VELOCIDADE DA INTERNET: Inicialmente gostaríamos de explicar que a velocidade de internet contratada será diferente se utilizar um cabo ou wifi para acesso. Exemplo: Digamos que tenha contratado um plano básico de internet de 50MB. Se você navegar internet ou realizar download de algum arquivo, via cabo de dados (cabo de rede ligado do computador ou notebook ao modem) provavelmente ela navegará em uma velocidade superior do que se realizasse o mesmo procedimento via wifi. Assim, a velocidade da internet através de cabo de dados é mais rápida que o WIFI.

Como recursos adicionais sugere-se os seguintes periféricos, para melhorar sua experiência: fone de ouvido para assistir às vídeo aulas, webcam; microfone.  Na questão relacionada a softwares: Navegadores de internet que pode ser Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla etc.; editor de texto que podem ser o google DOS, Microsoft Word ou outro, Leitor de PDF Adobe Reader.  

Voltar ao topo ^

 

Como acontecerá o atendimento não presencial dos estudantes das disciplinas online?

 Todo atendimento e acompanhamento deverá ser feito pelo Portal do Aluno e AVA ou pelos canais abaixo descritos:

Caso queira poderá se direcionar aos departamentos específicos, presencialmente, na sede da FATESA.

Ambiente Virtual: E-mail fatesaonline@fatesa.edu.br

Secretaria: E-mail: secretaria@fatesa.edu.br

Relacionamento: E-mail: relacionamento@fatesa.edu.br

Comercial:  E-mail: contato@fatesa.edu.br

Ouvidoria: ouvidoria@fatesa.edu.br

 

 

Qual a função do tutor no curso a distância?

Sua função é a de ser um mediador entre o professor da aula online, os conteúdos a serem estudados e alunos. Conclui-se que o papel do tutor é fundamental na aprendizagem a distância, pois é ele quem acompanha e avalia a aprendizagem durante todo o processo. Para contactá-lo, somente após ser matriculado na disciplina. 

Em todas as disciplinas terá um tutor responsável pelas suas dúvidas e orientações que atuará como facilitador e mediador da aprendizagem.

Sempre que desejar entrar em contato com ele, pela ferramenta existente no ambiente da disciplina.

 

Voltar ao topo ^

 

 

 

 

 

 


CPA

O que é uma comissão própria de avaliação (CPA)? Preciso participar?

 

 

O que é uma comissão própria de avaliação (CPA)? Preciso participar?

 A Comissão Própria de Avaliação é um órgão consultivo organizado pela própria Instituição de Ensino Superior.  Nela é avaliada várias dimensões e por isso é importante todos da instituição participarem.

As participações desse órgão consultivo, na IEs é formado por:

 • 02 representantes do corpo docente.

• 02 representantes das coordenações de curso.

• 02 representantes discentes.

• 02 representantes do corpo técnico administrativo.

• 02 representantes da sociedade civil organizada.

Neste processo é avaliado:

• A missão e o plano de desenvolvimento institucional.

• A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização.

• A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

• A comunicação com a sociedade.

• As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo

• Organização e gestão da instituição

• Infraestrutura física

• Planejamento e avaliação

• Políticas de atendimento aos estudantes.

• Sustentabilidade financeira,

 

Voltar ao topo ^

 


PARCERIA

 

A FATESA tem parceiro comercial na minha região?

O que é a parceria UNIFAMETRO

 

 

A FATESA tem parceiro comercial na minha região?

Veja como se tornar um consultor de vendas de sucesso.

Se você tem facilidade para se comunicar e convencer pessoas, ser um consultor.

Mas como alcançar o sucesso nesse setor? Como se destacar de verdade e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais? As respostas para essas perguntas não são tão difíceis, acredite.

Venha saber como se tornar um consultor de vendas de sucesso e se prepare para atuar na área.

 

O que faz um consultor de vendas?

Não tem como se dar bem na carreira se você não souber, de verdade, quais são as principais responsabilidades dela.

Para entender o que faz um consultor de vendas, basta enxergar o profissional como um elo entre a empresa e os clientes. Então, é por meio da sua atuação que as pessoas conhecerão os benefícios da marca ou qual item é ideal para resolver uma necessidade.

E não importa se estamos falando de um curso, carro, roupa ou máquina, pois vender significa solucionar problemas e atender desejos.

E quais são as dicas para se dar bem como consultor de vendas?

Veja, a seguir, como ter sucesso nas vendas.

1. Busque conhecimentos ligados à área.

Ter conhecimentos sólidos no setor é essencial para mandar bem e garantir os resultados esperados. Por isso, vale a pena buscar maneiras de se qualificar profundamente.

2. Esteja disposto a ouvir a outra parte.

Vender é, acima de tudo, uma forma de se relacionar. Muitas decisões são emocionais e baseadas na relação construída. Então, por que não apostar nisso?

Quando for falar com um cliente em potencial, ouça o que ele tem a dizer. Isso significa que, em vez de apenas tentar “empurrar” um produto ou fazer um discurso padronizado, você deverá escutá-lo, a fim de entender se seu serviço realmente atende às necessidades dessa pessoa.

Essa demonstração de empatia fará com que o cliente se sinta mais satisfeito. Ela também é a oportunidade perfeita para identificar os desafios e propor soluções customizadas.

Pense, por exemplo, que você é um consultor de vendas de uma indústria. Durante uma reunião com o diretor de uma empresa, você nota que ele tem uma dificuldade que é resolvida por um de seus produtos.

Graças a essa conversa, será possível apresentar todos os benefícios e demonstrar, exatamente, como a compra vai ser útil. Dessa forma, as chances de obter bons resultados são maiores!

Voltar ao topo ^

 

3. Desenvolva suas habilidades de liderança

Um consultor de vendas de sucesso dificilmente trabalha sozinho ou é quem fala diretamente com todos os clientes. Com resultados melhores, a tendência é que você ocupe cargos mais elevados, que incluem a liderança.

Por isso, é indispensável trabalhar essa competência. Isso significa deixar sua comunicação no ponto, bem como a capacidade de delegar tarefas e de tomar decisões.

Tenha em mente que, mesmo que você ainda não seja um líder, é importante se preparar para ocupar essa posição. Além disso, essas capacidades são relevantes para fortalecer o trabalho em equipe, o que é muito bem-vindo para chegar mais longe.

4. Aposte na fidelização de clientes

Você já voltou a comprar de uma marca porque teve boas experiências anteriores? Se tiver respondido que sim, já conhece o poder da fidelização.

Como consultor de vendas, é importante saber que sua missão não é apenas atrair novos interessados: também é essencial cuidar de quem já comprou e fazer com que essas pessoas retornem.

Para tanto, você deve desenvolver algumas ações para manter e aproximar o relacionamento com os clientes.

Fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para certos compradores pode ser uma boa pedida. Também é interessante mandar e-mails quando forem lançados novos produtos ou quando reconhecer que a pessoa está propensa a fechar um novo negócio.

A tecnologia, inclusive, é de grande ajuda. Através das redes sociais, você ficará de olho nas informações dos clientes e poderá mantê-los sempre por perto.

5. Defina metas desafiadoras para o seu desempenho

É normal que um consultor de vendas tenha algumas metas para bater, pois é isso que mantém a motivação e garante a produtividade. Mas sabia que você pode (e deve) ir além do proposto?

Se realmente quiser se destacar e alcançar o sucesso, é preciso criar metas desafiadoras e que estejam acima do desejado pela empresa. Entregar mais é uma forma de ter reconhecimento e de conhecer melhor o mercado.

Assim, não tenha medo de definir metas que pareçam desafiadoras. Com esses objetivos em mente, você sentirá uma vontade renovada para conquistar um desempenho de sucesso.

6. Fique de olho nas novidades

Você já notou que o modo de comprar mudou bastante nos últimos anos?

As pessoas têm procurado se relacionar de forma mais aprofundada com as empresas e têm mais poder nas mãos. Com a facilidade em pesquisar e encontrar concorrentes, elas precisam ser realmente convencidas.

Para você ter uma ideia, hoje, 97% dos internautas pesquisam na internet antes da compra — o que quer dizer que há novas oportunidades e obstáculos. É por isso que surgem desafios, soluções inéditas e tendências de mercado. Para se dar bem na área, portanto, você terá que ficar de olho em todas essas questões.

Acompanhe as novidades, saiba quais são as técnicas em alta e como o mercado tem se comportado. Assim, é possível ter mais chances de conquistar o “sim” em uma proposta de venda.

7. Qual é a importância desse profissional?

A maior parte das companhias precisa vender para seguir sendo competitiva. Entretanto, o modo como a população compra mudou muito. Hoje, sabemos que é muito comum pesquisar online antes de adquirir um item — sem falar que as compras virtuais ficaram muito mais comuns.

Assim, o consultor de vendas é a pessoa que vai entender essas mudanças e traduzi-las em ações para toda a equipe, tornando os processos mais acertados.

Trazendo mais para a parte prática, podemos dizer que o consultor de vendas:

8. Quais são as principais habilidades de um bom consultor de vendas?

Para que você possa se destacar como consultor de vendas, algumas características profissionais e pessoais podem ajudar. Veja em detalhes!

Comunicar-se bem

Seja com o time interno ou com os possíveis clientes, a comunicação eficiente é meio caminho andado para fechar bons negócios.

Um consultor de vendas de sucesso sabe de cor as características dos produtos que vende e, como sabe ouvir, entende o possível cliente para conversar sobre os detalhes do serviço que mais vai encantá-lo. Ou seja, não basta falar de forma eficiente, também é preciso prestar atenção àquilo que o outro fala!

 

Ter curiosidade

A curiosidade é uma habilidade que ajuda a sempre melhorar os processos. Um exemplo é a jornada de compras: um consultor curioso quer sempre entender como está a experiência do cliente (ou futuro cliente), para fazer com que a relação fique ainda mais interessante.

Prospectar clientes sempre

Consultores de vendas são pessoas incansáveis na busca por clientes. Assim, fazer a prospecção de novas possibilidades é uma ótima característica de quem quer seguir na profissão, viu?

Voltar ao topo ^

 

Trabalhar com perseverança

Pensando no dia a dia de um consultor de vendas, a perseverança é fundamental em diversos pontos — como no treinamento e seleção da equipe, fazendo com que todos se desenvolvam da melhor maneira. Também é importantíssima quando falamos do ciclo de vendas, que, dependendo do negócio, é mais extenso e pede muita paciência e garra para se concretizar.

Ser um consultor de vendas de sucesso está ao seu alcance. Basta treinar suas habilidades, caprichar nas técnicas e ter os conhecimentos certos para que seus resultados decolem. Lembre-se, também, de que se trata de uma posição sempre necessária às organizações, o que significa ótima empregabilidade.

Agora que falamos sobre ser um consultor de vendas, para ter mais informações sobre cursos e como vender, preencha seu cadastro e faça parte do nosso time de consultores. Você terá acesso aos conteúdos diretamente em seu e-mail!

 

O que é a parceria UNIFAMETRO?

A FATESA possui a parceria Técnico Científica, regulamentada na Resolução CEPEX nº 32, de 14 de julho de 2021.

 


RECURSOS HUMANOS

 

Porque trabalhar na FATESA?

 

 

Porque trabalhar na FATESA?

FAÇA PARTE DA HISTÓRIA DA FATESA!

Você está pronto para contribuir com o propósito de educação de qualidade e excelência? Venha fazer parte do nosso time!

Com mais de 30 (trinta) anos de tradição, somos uma instituição de ensino superior voltada para o futuro, buscando sempre a modernização dos recursos pedagógicos e infraestrutura, contando sempre com os melhores profissionais, sem falar na inovação. 

Conectamos alunos, docentes, colaboradores, metodologias, comunidade e o mercado de trabalho, para proporcionar a melhor experiência na formação superior, guiando e orientando o universitário durante toda sua jornada acadêmica, transformando assim vidas e realidades por meio da educação.

 

Some seu talento ao da nossa equipe!

Envie seu curriculum para E-mail: rh@fatesa.edu.br

 

Voltar ao topo ^

INSTITUCIONAL | ACADÊMICO | CURSO | ESTÁGIO | PROCESSO SELETIVO |

FINANCEIRO | AMBIENTE VIRTUAL | CPA | PARCERIA | RECURSOS HUMANOS


 

INSTITUCIONAL

 

A FATESA é credenciada no MEC?

O que é EURP?

O curso de radiologia é reconhecido pelo MEC?

O curso de estética e cosmética é reconhecido pelo MEC?

Os cursos de pós-graduação e extensão universitária são reconhecidos pelo MEC

Como obter mais informações sobre os cursos da FATESA

Como eu consigo contatar o coordenador do meu curso?


Voltar ao topo ^

A FATESA é credenciada no MEC?

Sim, foi recredencida pela Portaria nº 417, de 20 de abril de 2020, publicada no D.O.U. seção 01, nº 77, página 43, de 23 de abril de 2020.

Os cursos da FATESA são reconhecidos pelo MEC e com certificação nacional. Consulte o cadastro da FATESA no MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTQ5Njk=

 

O que é EURP?

A EURP, instituição mantenedora da FATESA, possui sede e foro no Município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, é pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, inscrita no CNPJ - MF sob o nº 60.250.438.0001-50. Está situada à Rua Marcos Markarian, 1025, Jd. Nova Aliança, Ribeirão Preto/SP, CEP 14026-583.

 

O curso de radiologia é reconhecido pelo MEC?

Sim, através do Ato Normativo: Portaria Ministerial de nº 857 de 04/08/2017, publicado no D.O.U. em 07/08/2017, edição 150, seção 1, página 38

 

O curso de estética e cosmética é reconhecido pelo MEC?

Sim, através do Ato Normativo: Renovação do Reconhecido pela Portaria nº 129 de 06/01/2022, publicado no D.O.U. em 10/01/2022, edição 6, Seção 01, página 79.

 

Os cursos de pós-graduação e extensão universitária são reconhecidos pelo MEC

Sim, através do ato normativo: Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

 

Como obter mais informações sobre os cursos da FATESA

Dúvidas sobre seu curso Graduação e Pós-Graduação presencial e a distância

Nosso período de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 21h30. (Tempo médio de resposta de até 48 horas.)

Sempre enviar: Nome completo, RA e Curso ao qual pertence.

Texto claro sobre sua solicitação e a área (secretaria, financeiro, coordenação etc.)

E-mail: secretaria@fatesa.edu.br - WhatsApp: 16) 99300-6838

E-mail: secretaria.academica.med@fatesa.edu.br WhatsApp: (16)99279-5571

E-mail: relacionamento@fatesa.edu.br  - WhatsApp: (16) 99152-9777

E-mail: contato@fatesa.edu.br  WhatsApp: (16) 99338-7174

E-mail: comercial@fatesa.edu@fatesa.edu.br  WhatsApp: (16) 99313-2522

E-mail: fatesaonline@fatesa.edu.br

E-mail: ouvidoria@fatesa.edu.br

 

Como eu consigo contatar o coordenador do meu curso?

Todos os nossos docentes são titulados (especialistas, mestres e doutores) e com reconhecimento nas suas áreas. Os nomes estarão disponíveis no portal do aluno, no início do curso ou antes de cada oferta da disciplina.

Para os cursos de Graduação e Pós-Graduação, caso o coordenador não tenha disponibilizado o e-mail dele nos ambientes do curso, poderá enviar um e-mail com seu nome completo, nome do curso e assunto para ser encaminhado a ele nos seguintes e-mails:

Cursos Área Médica. secretaria.academica.med@fatesa.edu.br. E-mail Multiprofissionais: secretaria@fatesa.edu.br.

 


 

ACADÊMICO (VIDA ACADÊMICA)

 

Como checar minhas notas?

Fiquei reprovado, como proceder?

Processo de avaliação e da frequência

O que acontecerá se ficar reprovado na disciplina da pós-graduação?

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?


Voltar ao topo ^

 

 

Como checar minhas notas?

No Portal do Aluno, no menu / avaliações. Nesta área o aluno pode consultar em tempo real as avaliações cadastradas com as notas digitadas. Somente no período final das avaliações, o sistema finaliza e lança as médias no boletim. Caso seu curso possua disciplinas a distância, poderá checar as notas parciais das UA pelo AVA.

 

Fiquei reprovado, como proceder?

Em caso de reprovação o aluno deverá se rematricular na disciplina, cursando como Dependência.

 

Processo de avaliação e da frequência

Processo de Avaliação e Desempenho:

A avaliação da aprendizagem é feita por disciplina ou módulo, tendo como base o aproveitamento escolar e a frequência do aluno. O processo de avaliação da aprendizagem e seus respectivos instrumentos deverão constar no Plano de Ensino das disciplinas, previamente elaborado para cada semestre letivo.

O processo de avaliação de aprendizagem se aplica também às disciplinas de laboratório, EAD e estágio. O aproveitamento é aferido por meio de avaliações regulares, que conduzirão às notas bimestrais, expressas em grau numérico, variando de zero a dez pontos, com fracionamento de meio em meio ponto. Cada nota bimestral é o resultado de, no mínimo, duas avaliações bimestrais, ressalvado os casos de disciplinas com determinadas especificidades, definidas pela Diretoria de Ensino, para as quais haverá tratamento diferenciado adequado. Constam do calendário acadêmico o período de aplicação de uma destas provas em cada bimestre, denominadas AB1 para o primeiro bimestre e, AB2 para o segundo bimestre e DP para as disciplinas de dependência. Será considerado promovido para o semestre subsequente o aluno que: Apresentar frequência igual ou superior a 75% do total das aulas dadas e demais atividades escolares no semestre cursado, em cada disciplina; Obtiver média final aritmética dos bimestres cursados no semestre igual ou superior a 6 (seis), em no mínimo, 50% das disciplinas do semestre cursado, arredondando-se para mais os resultados fracionados; Mediante realização de exame de recuperação obtiver média igual ou superior a cinco, resultante da média final aritmética dos bimestres cursados no semestre, com a nota do exame de recuperação, observado o percentual mínimo de 50% do inciso anterior.

 

Reprovação: Será considerado retido no semestre o aluno que: Apresentar frequência inferior a 75% do total das aulas dadas e demais atividades escolares no semestre cursado, independentemente de sua avaliação, em cada disciplina; Tiver sido reprovado em mais de 50% das disciplinas do semestre cursado, arredondando-se para mais os resultados fracionados, quer por não ter logrado aprovação após exame final de recuperação ou por ter obtido média final dos bimestres cursados no semestre, inferior a três.

 

Controle de Frequência:

É obrigatória a frequência de 75% nos trabalhos acadêmicos efetivos. Logo, será reprovado na disciplina aquele que não cumprir tal frequência mínima às aulas e demais atividades. NÃO HÁ ABONO DE FALTAS salvo nos casos regulamentados na Resolução CONSEPE, disponível no Portal do Aluno. Os percentuais de frequência exigidos dizem respeito a todas as disciplinas dos cursos de graduação, inclusive àquelas cursadas em regime de dependência ou adaptação.

No caso das disciplinas cursadas na modalidade online, os alunos devem cumprir um conjunto de atividades postadas no ambiente virtual de aprendizagem (FATESA ONLINE).

 

Faltas:

As faltas são lançadas pelos professores, via sistema, e disponibilizadas para consulta quando por eles liberadas. A consulta pode ser feita pelo Portal Acadêmico.

Caso não concorde com o número de faltas, o prazo para o acadêmico solicitar revisão de fre­quência junto à secretaria acadêmica é de 5 (cinco) dias úteis. A solicitação de revisão deverá ser encaminhada para a coordenação do curso que, por sua vez, as envia ao professor para análise e manifestação. Após esse prazo não poderá ocorrer alteração no sistema acadêmico. Solicita-se ao aluno atenção quanto à conferência dos lançamentos das frequências, dentro dos prazos definidos.

A ausência coletiva às aulas, por parte de uma turma, implica na atribuição de faltas a todos os alunos, e o professor registrará o conteúdo programático planejado para o período em que houve a ausência coletiva, sendo, portanto, considerado conteúdo lecionado.

 

Licença médica:

No caso de a solicitação ser instruída com atestado médico, deverá este documento atender os seguintes requisitos:

I - Ser em via original, onde conste o nome do paciente.

II - Incluir a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

III - Especificar o tempo de concessão da licença.

IV - Conter local, data, assinatura e carimbo do médico atestante, bem como número de seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Não será concedida autorização para o regime de exercícios domiciliares para estágios e/ou atividades práticas que exijam o acompanhamento e orientação individual do professor e a pre­sença física do aluno.

Será aceita cópia do atestado médico desde que possa ser conferido, no ato da entrega, com o original, para que o atendente da secretaria possa, atestar a veracidade da cópia.

O pedido poderá ser deferido desde que o período de licença seja igual ou superior a 15 (quinze) dias, e a solicitação, via secretaria, tenha sido feita no prazo máximo de 10 (dez) dias após o início da ocorrência do fato gerador.

O período máximo de licença para um semestre letivo é de 90 (noventa) dias.

Os casos de períodos curtos de ausência às aulas até 14 (quatorze) dias encontram-se ampara­dos pelos 25% de faltas.

Quando deferida, a Secretaria de Controle e Registros Acadêmicos autoriza a licença e indica o prazo para a entrega dos exercícios domiciliares. A coordenação do curso solicita aos professo­res os temas a serem desenvolvidos pelo solicitante, em cada uma das disciplinas. Assim que todos os temas forem definidos, será dada a ciência ao aluno para a retirada das capas já com os temas dos trabalhos para a realização dos referidos exercícios domiciliares, bem como o prazo para a devolução dos mesmos.

Para as disciplinas online, considerar as condições abaixo, no caso de o aluno estar impossibilitado de acessar o ambiente virtual de aprendizagem (FATESA ONLINE) durante o período de afastamento. I - Caso a disciplina esteja em andamento, e alguma das atividades já não esteja disponível, o aluno terá novo prazo para realizá-la diretamente no ambiente virtual de aprendizagem. II - Caso a disciplina não esteja em andamento, será sugerida uma atividade para repor as notas das atividades vencidas durante o período de licença; na oportunidade, o aluno será informado sobre a nota dessa atividade, que variará em função do que deixou de cumprir no período de afastamento.

 

Segunda Chamada:

Ao aluno que deixar de comparecer às provas AB1, AB2 e/ou DP, poderá ser concedida 2ª chamada, desde que requerida na Secretaria de Graduação, conforme calendário acadêmico, por meio de comprovante e de justificativa do motivo da ausência, e do pagamento da taxa correspondente. Poderá ser concedida Segunda Chamada nas seguintes situações, comprovadas mediante apresentação dos documentos originais correspondentes: • Serviços obrigatórios por lei, mediante apresentação de declaração oficial do órgão competente e respectiva autoridade convocante, bem como comprovante de efetivo comparecimento: intimação para comparecimento a ato judicial determinado; convocação pelo Poder Judiciário para participar de sessão plenária de tribunal de júri; convocação pelas Forças Armadas; convocação pela Justiça Eleitoral; convocação de Servidores Públicos para reforço de tarefas em casos de calamidade pública ou força maior. • Convocação para atividades de trabalho de caráter crítico e emergencial, em que a presença do aluno-funcionário tenha sido imprescindível à sua realização, mediante declaração do empregador em papel timbrado e comprovação de que o signatário é representante legal da empresa. • Óbito de familiar em primeiro grau (pai, mãe, irmão, filho), cônjuge ou companheiro (a), mediante atestado de óbito • Casamento, mediante certidão • Doença própria, de familiar em primeiro grau e cônjuge ou companheiro(a), mediante atestado com Classificação Estatística Internacional de Doença (CID) e relatório detalhado de procedimentos. Deverá ser anexada ao requerimento toda a documentação comprobatória e pagamento da taxa relativa a cada disciplina objeto de Segunda Chamada no ato da solicitação. Deferido o pedido, as informações sobre data, local e horário de realização da prova constarão no calendário de provas, disponível no Portal Acadêmico.

 

Revisão: As provas bimestrais, devidamente corrigidas e comentadas pelos professores, são entregues ao aluno, que se responsabilizará por sua guarda e conservação. O aluno que não retirar a prova diretamente com o docente, poderá solicita-la na Secretaria Acadêmica, mediante requerimento ou e-mail, até o prazo máximo de 60 (sessenta) dias da postagem da nota no Portal FATESA. Passado o prazo, a FATESA não tem obrigação pela guarda do documento, conforme Portaria Ministerial nº 1.224, de 18 de dezembro de 2013.

É assegurado ao aluno o direito da solicitação de revisão de prova de qualquer disciplina, por meio de requerimento protocolado na Secretaria Acadêmica em até 05 (cinco) dias úteis, a contar da data de publicação da nota da disciplina, cabendo recurso da decisão do professor à Coordenação do Curso em primeira instância e segunda e última instância à Diretoria de Ensino. O recurso de revisão de prova será objeto de regulamentação específica, proposta pela Diretoria de Ensino e aprovada pela Diretoria Geral. OBS: Não é possível solicitar revisão de instrumentos avaliativos parciais das atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem os quais se distribuem ao longo do semestre. As dúvidas deverão ser sanadas com seus tutores, no ambiente virtual próprio, ao longo do semestre.

 

Exame de Recuperação:

Poderá submeter-se ao exame final de recuperação, o aluno com frequência igual ou superior a 75% e Média Bimestral igual a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis). A Média Final mínima para aprovação e promoção do aluno será 5,0 (cinco).

No exame final de recuperação, a média mínima para aprovação é 5,0 (cinco) pontos. Conforme cálculo abaixo: Média Final= MB (Média Bimestral) + NEFR (Nota do Exame Final de Recuperação) => 5,0

 

Dependências / Adaptações:

O aluno promovido em regime de dependência e/ou de adaptação, deve matricular-se, obrigatoriamente, na disciplina, objeto da dependência, ou de adaptação, nos semestres seguintes ao da ocorrência, observando as exigências do Pré-requisito das disciplinas, desde que a disciplina esteja disponibilizada pela FATESA, aplicando-se nestes casos o que dispõe as demais normas do Regimento Geral.

Cada dependência poderá ser oferecida com carga horária concentrada, em períodos determinados pela Diretoria de Ensino, para os alunos retidos pela avaliação, mas com frequência igual ou superior a 75%. No caso de retenção na série, ou seja, quando o aluno for reprovado em mais de 50% das disciplinas do semestre cursado, será dispensado das disciplinas aprovadas, efetuando sua matrícula em regime de dependência nas disciplinas reprovadas, cumprindo-as novamente, dentro dos critérios de frequência e de média, para aprovação e promoção do semestre das disciplinas cursadas.

Voltar ao topo ^

 

O que acontecerá se ficar reprovado na disciplina da pós-graduação?

Assim como nas outras disciplinas, o aluno terá que cursar novamente a mesma disciplina quando for ofertada novamente, só que no regime de Dependência – DP. Para isso tem que solicitar a rematrícula e pagar o valor correspondente.

 

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?

Na educação superior não há abono de faltas, exceto nos seguintes casos:

- alunos reservistas: o Decreto-Lei nº 715/69 assegura o abono de faltas para todo convocado matriculado em órgão de formação de reserva ou reservista que seja obrigado a faltar às atividades civis por força de exercício ou manobra, exercício de apresentação das reservas ou cerimônias cívicas, e o Decreto nº 85.587/80 estende essa justificativa para o oficial ou aspirante-a-oficial da reserva, convocado para o serviço ativo, desde que apresente o devido comprovante (a lei não ampara o militar de carreira; portanto suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito a abono);

- Aluno com representação na CONAES: de acordo com a lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as instituições de educação superior devem abonar as faltas do estudante que tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas.

 

CURSO

 

Qual a grade curricular do meu curso

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?

O que preciso solicitar a emissão do diploma ou certificado, na FATESA

O que é registro acadêmico - RA?  Como fico sabendo qual é o meu?

Onde encontro informações sobre matrícula dos cursos da FATESA?

Como enviar documentos para a secretaria da FATESA?

Qual a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu?

Como é a metodologia dos cursos híbridos e online da FATESA?

Como a FATESA armazena e como são tratados meus dados?

Onde fica a FATESA?

Como é a responsabilidade social da FATESA?

Quero trocar de curso, como faço?

Como solicitar dispensa de disciplina

O que acontece se não for aprovado numa disciplina DA PÓS-GRADUAÇÃO?

Como solicitar o cancelamento de um curso


Voltar ao topo ^

 

 

Qual a grade curricular do meu curso

A grade curricular fica disponível dentro do portal do aluno, após efetivação da matrícula.

 

Em que casos posso solicitar dispensa de frequência, abono de faltas ou compensação de frequências?

Na educação superior não há abono de faltas, exceto nos seguintes casos:

- alunos reservistas: o Decreto-Lei nº 715/69 assegura o abono de faltas para todo convocado matriculado em órgão de formação de reserva ou reservista que seja obrigado a faltar às atividades civis por força de exercício ou manobra, exercício de apresentação das reservas ou cerimônias cívicas, e o Decreto nº 85.587/80 estende essa justificativa para o oficial ou aspirante-a-oficial da reserva, convocado para o serviço ativo, desde que apresente o devido comprovante (a lei não ampara o militar de carreira; portanto suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito a abono);

- Aluno com representação na CONAES: de acordo com a lei que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as instituições de educação superior devem abonar as faltas do estudante que tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas.

 

O que é necessário para solicitar a emissão do diploma ou certificado, na FATESA?

Para concluir o curso e receber o certificado, o aluno deverá cumprir os seguintes pré-requisitos:

Ter cursado as disciplinas ou a atividade de extensão.

Estar adimplente com as obrigações financeiras do curso, caso haja.

Ter sido aprovado em todas as disciplinas.

Ter entregue todas as documentações exigidas.

O certificado dos cursos de extensão (não vinculados à Pós-Graduação) são expedidos online. O acesso se faz pelo Portal do Aluno.

A solicitação do envio do certificado de Pós-Graduação, via correio, deve ser feita pela Secretaria Digital (Portal do Aluno), com o anexo da procuração.

 

O que é Registro Acadêmico - RA? Como fico sabendo qual é o meu?

RA (Registro Acadêmico)

Fica disponível no Portal Acadêmico, em recuperar cadastro. Assim quando solicitado, o aluno recebe no e-mail cadastrado as informações.

 

Onde encontro informações sobre matrícula dos cursos da FATESA?

No Portal Acadêmico

 

Como enviar documentos para a secretaria da FATESA?

Ao acessar o portal do aluno, do lado esquerdo, clique em controle de documentos, clique em enviar e faça o upload do arquivo, aguarde a aprovação do documento encaminhado pela equipe da secretaria. Caso tenha dificuldades em anexar o documento, o mesmo pode ser encaminhado via e-mail para secretaria@fatesa.edu.br.

 

 

Qual a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu?

De acordo com o MEC, conforme a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, a exigência mínima para ingresso em curso de Pós-Graduação Lato Sensu é a apresentação de diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores, atendidos os requisitos específicos estabelecidos no edital do curso.

 

Como é a metodologia dos cursos híbridos e online da FATESA?

Nos cursos Híbridos o aluno tem as aulas teóricas através de nossa plataforma de ensino e períodos de prática na sede.

Os nossos cursos de pós-graduação com a metodologia híbrida ou online, as aulas são transmitidas ao vivo em ambientes virtuais de teleconferência.

 

Como a FATESA armazena e como são tratados meus dados?

A Política de​​ Privacidade de Dados informa e esclarece padrões e compromissos da FATESA no tratamento de dados de todos os públicos que se relacionam com a instituição. Considerando a Lei Federal 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as diretrizes dão autonomia e garantias a estudantes, familiares, pacientes, colaboradores, fornecedores ou indivíduos que demonstrem interesse em nossas atividades e serviços.

Nessa perspectiva, destacamos que a FATESA é composta por diferentes áreas de atuação: Faculdade FATESA, Unidade FATESA MED (Ensino Médico), Unidade FATESA VET (Ensino Veterinário), e por esse motivo as bases legais ou a forma como coletamos o consentimento da pessoa titular de um dado ou informação pode ser diferente, conforme informado em nossa Política, mas algumas premissas estarão sempre presentes, como a coerência com os valores institucionais e o olhar cuidadoso aos dados de crianças e adolescentes e às informações pessoais sensíveis.

Clique AQUI e confira na íntegra a POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – FATESA.

 

 

Onde fica a FATESA?

https://www.google.com/maps/dir/-21.2198738,-47.8131107/google+maps+fatesa+ribeir%C3%A3o+preto/@-21.2188719,-47.8174138,17z/am=t/data=!3m1!4b1!4m9!4m8!1m1!4e1!1m5!1m1!1s0x94b9b93094695f01:0x77977efda67ae2f8!2m2!1d-47.8166109!2d-21.2200695

Voltar ao topo ^

 

Como é a responsabilidade social da FATESA?

A FATESA tem como missão:

“Oferecer educação superior de excelência acadêmica e responsabilidade social, fundada nos princípios de qualidade na construção do conhecimento, com ênfase na educação profissional e tecnológica, de modo a atender as demandas produtivas e sociais locais, regionais e nacionais, em consonância com o desenvolvimento sustentável e o esforço de mobilidade social no país.”

A FATESA tem como visão:

“Ser Instituição de referência no ensino, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos com responsabilidade social, por meio da educação profissional e tecnológica”.

Em relação aos valores, a instituição é regida pela:

Formação Humanística – desenvolver a reflexão crítica, a autonomia de pensamento e a racionalidade substantiva, ou seja, a capacidade de liderar, criar, adaptar e transformar o meio em que atua;

Solidariedade – Fruto da construção coletiva, do compromisso com o todo e na preservação dos valores essenciais ao equilíbrio societário;

Ética – Expressa na difusão do respeito à vida e na construção de unidade a partir da diversidade;

Diversidade – respeito pelas diferentes linhas de pensamentos dentro do meio acadêmico e comunidade;

Universalidade – compromisso com a produção e distribuição do conhecimento. Todo conhecimento adquirido deve ser socializado com a humanidade;

Excelência – estimular a busca contínua da qualidade seja nas relações sociais ou nos sistemas de produção em que o egresso esteja envolvido no meio em que atua.

 

 

Quero trocar de curso, como faço?

Sobre esta solicitação, deverá encaminhar um e-mail para relacionamento@fatesa.edu.br, com o nome completo, curso que está matriculado e para qual curso deseja trocar.

 

Como solicitar dispensa de disciplina

A solicitação de dispensa de disciplina deverá ser feita junto a Secretaria Acadêmica de forma presencial ou via e-mail, encaminhando o plano de ensino e o histórico escolar.

Para os cursos de Pós-Graduação da área médica será realizado o aproveitamento de disciplinas caso o aluno tenha cursado as mesmas na FATESA.

 

O que acontece se for reprovado numa disciplina da Pós-Graduação?

O aluno terá que solicitar a matrícula na disciplina, em data a ser definida em cronograma, e efetuar o pagamento da taxa correspondente.

 

Como solicitar o cancelamento de um curso

Para cancelamento do curso deverá solicitar pela Secretaria Digital, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

 


ESTÁGIO

 

O que é o estágio?

Qual a importância do estágio?

O que é estágio obrigatório (graduação)?

O que é estágio não obrigatório?

Existe estágio voluntário?

O estágio não obrigatório pode ser validado como estágio obrigatório?

O estágio obrigatório pode ser dispensado para quem trabalha registrado na área?

Quem pode contratar nossos discentes como estagiário?

Pode haver a participação dos agentes de integração no processo do estágio e qual seu papel?

Pode-se cobrar alguma taxa do estudante pelos serviços dos agentes de integração?

Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio e documentos necessários à comprovação da regularidade do estágio?

Pode ocorrer estágio durante o período de trancamento do curso?

Pode o estágio ser realizado em outra área que não seja do curso a que o discente está vinculado?

Pode iniciar o estágio sem a documentação (termo de compromisso e plano de atividades) assinada?

Quando o aluno terminar todas as atividades obrigatórias do curso (disciplinas, atividades complementares, etc...) Ele poderá continuar fazendo estágio não obrigatório?

Qual a consequência prevista para a parte concedente no descumprimento da lei nº 11.788/2008?

A mesma pessoa pode ser orientador e supervisor de estágio?

Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

Qual o prazo de duração do estágio?

Quando o estágio será necessariamente remunerado?

O que é o termo de compromisso e qual sua importância?

O que é o relatório de atividades?

O estagiário tem direito ao seguro contra acidentes pessoais?

Como resguardar que o aluno esteja assegurado quando do início do estágio?

Estágio pode ser realizado no exterior?

Quais as atribuições das coordenações de estágio dos cursos?

Quais as atribuições da coordenação geral de estágios da FATESA?

Onde obter mais informações sobre estágio?


 

Voltar ao topo ^

 

 

O que é o estágio?

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam matriculados na educação superior (Art. 1º da Lei nº 11.788/2008).

 

Qual a importância do estágio?

Essa é uma das etapas mais importantes para a formação profissional do discente, visto que é através dessa atividade prática que o aluno tem oportunidade de entrar em contato direto com a sua realidade profissional, vivenciando na prática supervisionada experiências e situações reais da vida e do trabalho, permitindo a consolidação dos conteúdos e conceitos teóricos já aprendidos em sala de aula.

 

O que é estágio obrigatório (graduação)?

O estágio obrigatório é aquele definido como requisito para a conclusão do curso nos termos do §1º, do art. 2º, da Lei nº 11.788/2008. Ou seja, é aquele apresentado como disciplina específica, definido no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

 

O que é estágio não obrigatório?

O estágio não obrigatório é aquele realizado como atividade opcional, podendo acontecer livremente e não faz parte da carga horária padrão do curso. A modalidade é acompanhada pelo Agente de Integração.

 

Existe estágio voluntário?

Não. A Lei 11.788/2008 prevê apenas duas modalidades de estágio, o Estágio Obrigatório e o Estágio Não Obrigatório. Toda atividade de estágio deve se enquadrar em uma dessas modalidades e qualquer atividade realizada em desacordo com a essa Lei, não será considerada estágio.

 

O estágio não obrigatório pode ser validado como estágio obrigatório?

Não. Além de serem modalidades distintas de estágio, não há previsão em regulamento para tal validação.

Voltar ao topo ^

 

O estágio obrigatório pode ser dispensado para quem trabalha registrado na área?

Não. O estágio é uma disciplina do curso, prevista no projeto pedagógico e obrigatório por Lei. Como tal, não há como fazer dispensa desta disciplina por estar trabalhando na área.

O discente poderá realizar o estágio obrigatório no local em que já trabalha. No entanto, será necessária uma autorização formal da concedente através da celebração do termo de compromisso e plano de atividades.

 

Quem pode contratar nossos discentes como estagiário?

Os estudantes da FATESA poderão realizar estágios oferecidos por pessoas jurídicas de direito privado e pelos órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e por unidades universitárias ou órgãos administrativos.

Porém, para a concessão de estágio, entre a FATESA e à entidade concedente, será obrigatória à prévia celebração de convênio específico.

 

Pode haver a participação dos agentes de integração no processo do estágio e qual seu papel?

Sim. Pode ocorrer por opção das instituições de ensino e das partes concedentes de estágio, mediante prévia celebração de convênio específico, a participação do agente de integração na contratação de estagiários, atuando como auxiliares no processo de aperfeiçoamento do estágio identificando as oportunidades, ajustando suas condições de realização, fazendo o acompanhamento administrativo, encaminhando negociação de seguros contra acidentes pessoais e cadastrando os estudantes (§1º do art. 5º da Lei nº 11.788/2008), selecionando os locais de estágio e organizando o cadastro das concedentes das oportunidades de estágio.

 

Pode-se cobrar alguma taxa do estudante pelos serviços dos agentes de integração?

É vedada a cobrança de qualquer taxa dos estudantes a título de remuneração pelos serviços dos agentes de integração. (§2º do art. 5º da Lei nº 11.788/2008).

Voltar ao topo ^

 

Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio e documentos necessários à comprovação da regularidade do estágio?

O estágio, tanto nas modalidades obrigatória e não obrigatória, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos:

  • matrícula e frequência regular do educando, atestados pela instituição de ensino;
  • solicitação prévia de matrícula na disciplina de estágio, no caso de estágio obrigatório;
  • celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, com o plano de atividades em anexo e a certificação do seguro; (deve ocorrer quando do início do estágio)
  • verificação da previsão de pagamento da bolsa ou equivalente e do auxílio-transporte, no termo de compromisso, no caso de estágio não obrigatório, onde tais pagamentos são compulsórios;
  • compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso;
  • acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7º da Lei nº 11.788/2008 e por menção de aprovação final;

 

Pode ocorrer estágio durante o período de trancamento do curso?

Não pode ocorrer o estágio no caso de trancamento ou integralização do curso, uma vez que um dos requisitos para realização do estágio é matrícula e frequência regular do educando.

Bem assim, o aluno só poderá permanecer no estágio enquanto estiver devidamente matriculado na FATESA, ou seja, enquanto estiver ativo no Portal Acadêmico.

 

Pode o estágio ser realizado em outra área que não seja do curso a que o discente está vinculado?

Não. As atividades de estágio devem estar diretamente ligadas ao perfil do curso.

 

Pode iniciar o estágio sem a documentação (termo de compromisso e plano de atividades) assinada?

Não. O Termo de Compromisso é o único documento que comprova legalmente a relação de estágio, portanto o estágio só poderá ser iniciado com à assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades.

 

Quando o aluno terminar todas as atividades obrigatórias do curso (disciplinas, atividades complementares, etc...) Ele poderá continuar fazendo estágio não obrigatório?

Não. Após a conclusão das atividades obrigatórias o aluno não poderá continuar realizando estágio, pois ele já estará integralizado no Portal Acadêmico aguardando apenas a colação de grau.

 

Qual a consequência prevista para a parte concedente no descumprimento da lei nº 11.788/2008?

A manutenção de estagiários em desconformidade com a Lei nº 11.788/2008 caracteriza vínculo empregatício do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. (§ 1º do art. 15 daquele diploma legal).

 

A mesma pessoa pode ser orientador e supervisor de estágio?

Não. De acordo com a Lei 11.788/2008, o estágio requer um "professor orientador da instituição de ensino" e um "supervisor da parte concedente" (art. 3º, §1º). O professor orientador deve ser "da área a ser desenvolvida no estágio" (art. 7º, inciso III). O supervisor, a ser indicado pela parte concedente, deve ser "funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar.

 

Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

A jornada de atividade em estágio a ser cumprida pelo estudante deverá compatibilizar-se com o seu horário escolar e com o funcionamento da concedente do estágio, não podendo ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

 

Qual o prazo de duração do estágio?

Até dois anos, na mesma concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência. (art. 11 da Lei nº 11.788, de 2008).

Voltar ao topo ^

 

Quando o estágio será necessariamente remunerado?

Para o estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte. Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa. (art. 12 da Lei nº 11.788/2008).

 

O que é o termo de compromisso e qual sua importância?

É um contrato de estágio celebrado entre o discente ou seu representante legal, a parte concedente do estágio e FATESA (representada pelo coordenador do curso ou pelo coordenador de estágio do curso, conforme a modalidade do estágio), podendo ser rescindido por qualquer das partes e a qualquer momento.

É de ressaltar que o termo deve ser preenchido em editor de texto e assinado antes do início do estágio, bem como que ele só poderá ser firmado havendo convênio previamente celebrado com a concedente ou o agente de integração.

O início das atividades de Estágio pelo estudante será precedido de Termo de Compromisso, a ser celebrado entre o Estagiário e o Campo de Estágio, com a interveniência da FATESA, de modo a configurar a inexistência de vínculo empregatício entre as partes, conforme determina a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

 

O que é o relatório de atividades?

O relatório de atividades é preenchido durante o estágio, através do Portal Acadêmico, com a supervisão do coordenador de estágio e o supervisor de campo, onde deverão constar as seguintes informações:

Período de vigência, carga horária, dias e horário do estágio;

As atividades que serão desenvolvidas durante o estágio, objetivos, metas a serem atingidas, cronogramas;

Dados do orientador (nome completo) e do supervisor (nome completo e nº do registro no conselho ou CPF);

Critérios e formas de avaliação.

Qual a importância dos Relatórios e Avaliações?

Todo estagiário tem que fazer relatório ao término do período e/ou no final do período semestral, que deverá ser avaliado e assinado pelo professor orientador e pelo supervisor da Instituição Concedente.

 

O estagiário tem direito ao seguro contra acidentes pessoais?

Sim. Todo estagiário tem que ter Seguro Contra Acidentes Pessoais, consoante previsto no art. 9º, inc. IV, da Lei 11.788/2008, compete à concedente contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso; e, no caso de estágio obrigatório, essa responsabilidade poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino, conforme o parágrafo único do citado artigo.

Voltar ao topo ^

 

Como resguardar que o aluno esteja assegurado quando do início do estágio?

No caso de estágio obrigatório, cabe à Coordenação de Estágio do Curso encaminhar à Coordenação Geral de Estágios, até o dia 20 de cada mês, a relação dos alunos que deverão ser incluídos no seguro da FATESA.

 

Estágio pode ser realizado no exterior?

A realização de estágio obrigatório no exterior somente será autorizada por meio do programa de intercâmbio ou no âmbito de programas de mobilidade acadêmica, mediante a comprovação das atividades realizadas com a especificação, cabendo ao Colegiado do Curso à avaliação das atividades realizadas e aprovação do estágio para fins de aproveitamento acadêmico.

No caso de não aprovação, pelo Colegiado do Curso, do estágio no exterior como obrigatório, poderá ter aproveitamento para fins de atividades complementares. (Parágrafo único do citado artigo).

As documentações que devem ser apresentadas para comprovação das atividades assemelham-se às do estágio no Brasil, ou seja, Termo de Compromisso (contrato de estágio), Plano de Atividades e Relatórios de estágio. O colegiado do curso analisa e aprova ou não o estágio.

 

Quais as atribuições das coordenações de estágio dos cursos?

Cada Curso deverá indicar um professor para atuar como Coordenador Estágio do respectivo Curso, com as seguintes atribuições:

Identificar as oportunidades de estágio (garantindo que o estágio seja realizado por uma Concedente devidamente conveniada);

Estabelecer o fluxo de encaminhamento de estagiário;

Firmar termos de compromisso de estágio obrigatório e zelar pelo cumprimento dos mesmos.

Indicar docentes para orientação dos estágios;

Planejar, supervisionar e avaliar os estágios intermediados pelos agentes de integração;

Avaliar os relatórios finais junto com os professores orientadores;

Realizar o competente registro no Portal Acadêmico.

Enviar à Secretaria Geral Acadêmica, periodicamente, as necessidades de campos de estágio selecionados, com a documentação para celebração dos respectivos Convênios, a fim de que a Coordenação Geral de Estágio possa diligenciar a tramitação do processo de convênio.

Encaminhar à Coordenação Geral de Estágios, até o dia 20 de cada mês, a relação dos alunos que deverão ser incluídos no seguro da FATESA, seguindo o modelo da planilha de controle de estagiários constante na coordenadoria de estágio (garantindo a existência do Seguro Contra Acidentes Pessoais para o discente).

 

Quais as atribuições da coordenação geral de estágios da FATESA?

São obrigações da Coordenação Geral de Estágio:

Diligenciar a assinatura dos Convênios indicados pelas Coordenações de Estágio;

Propor as diretrizes gerais para o planejamento e avaliação dos Estágios Curriculares;

Orientar os coordenadores, orientadores, alunos, concedentes e agentes de integração quanto às questões legais.

 

Onde obter mais informações sobre estágio?

Em caso de dúvidas sobre estágio, entrar em contato com o setor de Estágios através:

Rua Marcos Markarian, 1025, Bairro Nova Aliança, Ribeirão Preto/SP, CEP 14026-583;

- dos telefones: 16.3602-7700;

- do e-mail: estagio@fatesa.edu.br;

- acessando o site www.fatesa/estagio

 

 

Voltar ao topo ^

 


PROCESSO SELETIVO

 

Formas de ingresso - Quais são as formas de ingresso que a FATESA oferece?

Vestibular agendado online - É preciso instalar algum sistema para realização da prova?

Para o vestibular agendado online, como será a prova e qual será o tempo para realização?

Meu documento de identificação está com foto de criança. Ele será aceito?

Não tenho documentos: perdi ou fui vítima de furto ou roubo, poderei fazer a prova?

Como será a redação?

Posso solicitar atendimento especial?

Depois de feita a prova, quando saíra o resultado?

Vestibular agendado presencial - Como será a prova e qual será o tempo para realização?

Quais medidas serão tomadas para prevenção da covid-19?

Estou apresentando sintomas de gripe ou resfriado. Posso mudar o dia e horário de prova?

Posso solicitar atendimento especial?

Transferências - Como realizo minha transferência de matrícula para FATESA?

Posso solicitar transferência para outro curso, diferente do que estudo atualmente?

Ao transferir o meu curso para a FATESA, tenho alguma bolsa ou desconto?

Quais informações receberei no parecer da análise do coordenador

Após a análise do coordenador, como realizo minha matrícula?

Posso solicitar transferência com a bolsa prouni?

Como é a disponibilidade de vagas por curso?

Matrícula e início das aulas - Fui aprovado, como realizo minha matrícula?

Qual a documentação necessária para a realização da matrícula?


 

Voltar ao topo ^

 

Formas de ingresso - Quais são as formas de ingresso que a FATESA oferece?

Prova Agendada:

Nessa modalidade, o candidato agenda o dia e horário para a realização da prova, que pode ser em dois formatos: online ou presencial.

No vestibular agendado presencial, o candidato irá ao Campus da FATESA para a realização da prova. Já na modalidade online, a prova será realizada por meio de uma plataforma segura, com monitoramento de inteligência artificial e fiscais que irão acompanhar a prova em tempo real. Para a realização da prova neste formato, é necessário ter equipamento adequado e manter o microfone e a câmera do computador ligados o tempo todo para monitoramento. A prova terá duração de 1 hora, com a redação. Saiba mais sobre essa forma de ingresso clicando aqui.

ENEM:

A nota do ENEM pode ser usada em substituição ao vestibular. Na inscrição, o candidato preenche seus dados e informa a nota da prova objetiva (médias das notas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e da redação, número de inscrição da ENEM e ano de realização. Se tiver nota superior a 450 e não tiver zerado a redação, o candidato é aprovado e já pode realizar a matrícula. Os dados informados serão validados com o que consta no sistema do ENEM – Inep. Caso sejam encontradas divergências de informações, a matrícula do estudante poderá ser cancelada. Essa modalidade não é válida para cursos cujas vagas já foram preenchidas. Saiba mais sobre essa forma de ingresso clicando aqui.

Portador de Curso Superior:

Essa é a grande oportunidade para você que já tem diploma do ensino superior e está pensando em fazer uma nova graduação. Por meio dessa forma de ingresso, o candidato não precisa realizar o vestibular e recebe desconto na Graduação Presencial e Online. Esse benefício não é cumulativo com outros descontos e/ou outras bolsas de estudos e aplica-se aos cursos de graduação da FATESA. Inscreva-se clicando aqui.

Transferência:

Para estudantes que já estão cursando a graduação em outras instituições de ensino superior e pretendem continuar o curso na FATESA. Para se inscrever é preciso preencher os seus dados pessoais e enviar os seguintes documentos:

Declaração de vínculo com a Instituição de Ensino Superior atualizada – Emissão com data do semestre vigente, com informações de matriculado ou trancado, período de validade do trancamento, etc.

Histórico Acadêmico de Graduação atualizado – Emissão com data do semestre vigente (60 dias para alunos com situação de trancado), incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, frequência e situação de regularidade junto ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso no MEC;

Programa de disciplinas (Conteúdo programático) cursadas com aprovação da Instituição de Ensino Superior atual;

Sistema de Avaliação da Instituição de origem – Caso esta informação conste no Histórico Acadêmico da Graduação, não é necessário enviar.

 

Vestibular agendado online - É preciso instalar algum sistema para realização da prova?

Para o vestibular agendado online, você receberá o link para o ambiente de prova e deverá habilitar a extensão de segurança em seu computador.

 

Para o vestibular agendado online, como será a prova e qual será o tempo para realização?

Para o Vestibular Agendado Online:

. A redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e no máximo 400 (quatrocentas) palavras digitadas.

. O tempo total para realização da prova e preenchimento das respostas será de 2 horas e será controlado por um cronômetro virtual que encerrará o ambiente de prova quando o tempo-limite for atingido, sendo de responsabilidade do candidato a sua administração.

Para mais informações, consulte as seções “estrutura da prova” e “correção das provas e classificação” no edital do processo seletivo.

Voltar ao topo ^

 

Meu documento de identificação está com foto de criança. Ele será aceito?

Caso não possua documento oficial com foto recente, deverá apresentar junto com o documento oficial outro documento (como carteirinha) que possua imagem atual para mostrar na autenticação como documento complementar.

ATENÇÃO: o documento oficial é obrigatório, não será autorizado acesso sem documento oficial válido, mesmo que a foto não seja recente.

 

Não tenho documentos: perdi ou fui vítima de furto ou roubo, poderei fazer a prova?

Será autorizado mediante boletim de ocorrência de perda, furto ou roubo de documentos, desde que tenha sido emitido até, no máximo, 30 (trinta) dias antes da data do vestibular. Além disso, o candidato deverá apresentar outro documento com foto recente descrito em edital. Somente com boletim de ocorrência não será autorizado o ingresso no ambiente de prova.

Voltar ao topo ^

 

Como será a redação?

A redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e no máximo 400 (quatrocentas) palavras digitadas.

O ambiente de redação possui um contador de palavras, para que o candidato possa acompanhar o tamanho do texto. Além disso, é possível realizar formatações no texto, semelhantemente ao Microsoft Word, sendo possível a delimitação de parágrafos.

 

Posso solicitar atendimento especial?

O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicá-lo no ato da inscrição e encaminhar para o Núcleo de Processos Seletivos (vestibular@fatesa.edu.br), em até 2 (dois) dias antes da prova, um laudo em formato PDF, emitido por especialista que descreva a natureza, tipo e grau de deficiência ou necessidade especial, bem como as condições solicitadas para a realização da prova.

Confira mais informações no Edital do Processo Seletivo.

Voltar ao topo ^

 

Depois de feito a prova, quando sairá o resultado?

Para o vestibular agendado online, o resultado será disponibilizado em até 5 (cinco) dias após a realização do processo seletivo.

 

Vestibular agendado presencial - Como será a prova e qual será o tempo para realização?

A prova de redação deverá ser redigida em Língua Portuguesa, correspondendo a um texto no gênero dissertativo-argumentativo, o qual deverá ter no mínimo 300 (trezentas) e no máximo 400 (quatrocentas) palavras digitadas.

O tempo total para realização da prova e preenchimento das respostas será de 2 horas e será controlado por um cronômetro virtual que encerrará o ambiente de prova quando o tempo-limite for atingido, sendo de responsabilidade do candidato a sua administração.

Para mais informações, consulte as seções “estrutura da prova” e “correção das provas e classificação” no edital do processo seletivo.

 

Estou apresentando sintomas de gripe ou resfriado. Posso mudar o dia e horário de prova?

Caso você apresente uma temperatura corporal superior a 37,8ºC ou sintomas de gripe ou resfriado, não poderá realizar a prova. Por isso, você precisa solicitar um novo agendamento de prova por meio do WhatsApp ou chat disponível no site fatesa.edu.br/vestibular.

 

Transferências - Como realizo minha transferência de matrícula para FATESA?

1. Preencha o formulário com seu nome, e-mail, telefone e demais dados pessoais. Selecione o curso para o qual deseja transferência, pode ser um curso diferente do que você estuda no momento.

2. No ambiente de inscrição, envie os seguintes documentos:

• Declaração de vínculo com a Instituição de Ensino Superior atualizada (original) – Emissão com data do semestre vigente, com informações de matriculado ou trancado, período de validade do trancamento, etc.;

• Histórico Acadêmico de Graduação atualizado – Emissão com data do semestre vigente (60 dias para alunos com situação de trancado), incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, frequência e situação de regularidade junto ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso no MEC;

• Programa de disciplinas cursadas com aprovação da Instituição de Ensino Superior atual;

• Sistema de Avaliação da Instituição de Ensino Superior atual – Caso esta informação conste no Histórico Acadêmico da Graduação, não é necessário enviar.

3. Sua documentação será avaliada pelo coordenador do curso escolhido para ver qual será o aproveitamento das disciplinas cursadas e em qual período do curso na FATESA você ficará. Você irá ser notificado por e-mail quando a análise for concluída, e poderá conferir o resultado no Portal do Candidato.

4. Após a avaliação do coordenador, você será notificado, por e-mail, quando a análise for concluída e o resultado de aproveitamento de disciplinas será disponibilizado no Portal Acadêmico, juntamente com o Contrato de Serviços Educacionais e o boleto da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade.

Voltar ao topo ^

 

Posso solicitar transferência para outro curso, diferente do que estudo atualmente?

Sim. O coordenador irá analisar as disciplinas do seu curso atual, comparando-as com o programa de disciplinas do curso desejado da FATESA para ver se é possível realizar o aproveitamento de disciplinas similares.

 

Ao transferir o meu curso para a FATESA, tenho alguma bolsa ou desconto?

A FATESA oferece a bolsa transferência (consulte o Regulamento de Descontos).

 

Quais informações receberei no parecer da análise do coordenador

No parecer da análise do coordenador, iremos informar qual será o aproveitamento das disciplinas já cursadas e em qual período e turno do curso na FATESA você ficará. Esse parecer não acarreta reserva de vaga, para garanti-la é necessário efetivar sua matrícula.

 

Após a análise do coordenador, como realizo minha matrícula?

Após a análise do coordenador de curso, o resultado com o aproveitamento de disciplinas cursadas, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e o boleto de matrícula estarão disponíveis no Portal Acadêmico. É através do pagamento da sua matrícula que sua vaga é confirmada.

Após o pagamento da matrícula, você receberá por e-mail, em até três dias úteis, o login e a senha para acesso ao Portal Acadêmico, que é o ambiente do estudante. O próximo passo é o envio da sua documentação de matrícula, são documentos diferentes daqueles que você anexou no processo de inscrição.

 

Posso solicitar transferência com a bolsa prouni?

Não há edital para transferência externa de PROUNI. Ao solicitar transferência para a FATESA, não será possível manter sua bolsa PROUNI.

 

Como é a disponibilidade de vagas por curso?

As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Nesse caso, os primeiros a se inscrever têm prioridade na análise do coordenador e sobre as vagas disponíveis.

 

Matrícula e início das aulas - Fui aprovado, como realizo minha matrícula?

1. Após ser aprovado em um dos processos seletivos para entrar na FATESA (ENEM, Vestibular Agendado ou Portador de Curso Superior), você poderá realizar sua matrícula acessando o Portal Acadêmico.

2. Realize o Login e acesse o ambiente Matrícula.

3. Ao clicar em sua inscrição, você visualiza os documentos normativos e extrato financeiro, clique no botão “aceite e pagamento”.

4. Realize o pagamento da matrícula por boleto ou cartão de crédito;

5. Prepare a documentação para efetuar sua matrícula! Você receberá por e-mail o Login e a senha de acesso ao portal para envio da documentação, em até 3 (três) dias úteis após o pagamento do boleto.

Voltar ao topo ^

 

Qual a documentação necessária para a realização da matrícula?

Os documentos necessários para realização de sua matrícula são:
I – cédula de identidade, frente e verso na mesma folha;
II – certidão de nascimento ou casamento;
III – certidão de quitação eleitoral, se maior de 18 (dezoito) anos;
IV – comprovante de estar quite com as obrigações militares (alistamento militar ou certidão militar) se do sexo masculino e maior de 18 (dezoito) anos;
V – passaporte, se estrangeiro;
VI – visto de estudante concedido pela autoridade consular brasileira, se estrangeiro;
VII – registro nacional migratório – RNM, se estrangeiro;
VIII – cadastro de pessoa física (CPF) ou documento que contenha o número do CPF;
IX – carteira de identidade do responsável financeiro* pelo contrato (somente para matrículas em que o estudante não é o responsável);
X – cadastro de pessoa física (CPF) do responsável financeiro* pelo contrato (somente para matrículas em que o estudante não é o responsável);
XI – comprovante de escolaridade do ensino médio – histórico escolar do ensino médio, constando o certificado de conclusão do curso ou diploma de curso profissionalizante de ensino médio, devidamente registrado na Secretaria de Estado da Educação. O estudante que cursou o ensino médio ou equivalente no exterior deve apresentar documento que comprove equivalência de curso emitido pelo órgão competente;
XII – contrato de prestação de serviços educacionais assinado digitalmente;
XIII – carteira de vacinação atualizada;

*Responsável legal: exigido quando o candidato possui menos de 18 (dezoito) anos na data da realização da matrícula;

*Responsável financeiro: exigido quando o candidato não é responsável pelo pagamento das mensalidades.

 


 

FINANCEIRO

 

Bolsa estudo - Quais as bolsas de estudo disponíveis na FATESA e como solicitar?

Como acessar meus boletos?

Quais as formas de pagamento?

Não consigo acessar meu extrato financeiro?

Meu boleto está sem o desconto, o que faço?

Perdi meu boleto. Posso solicitar outro?

Como entrar em contato com a FATESA para assuntos financeiros?


 

Voltar ao topo ^

 

Bolsa estudo - Quais as bolsas de estudo disponíveis na FATESA e como solicitar?

Acesse o link do nosso site e saiba mais: www.fatesa.edu.br/beneficios/bolsas-de-descontos/  ou entre em contato com a nossa equipe comercial através do número (16) 3602-7700

Como acessar meus boletos?

Acesse o portal do aluno. No menu lateral esquerdo, clique em “Extrato Financeiro”.

Para fazer a impressão do boleto no extrato, clique no ícone da impressora. Os boletos são disponibilizados para impressão todo primeiro dia útil do mês.

 

Quais as formas de pagamento?

O pagamento da primeira parcela a título de matrícula pode ser efetuado via boleto ou cartão de débito e/ou crédito, conforme negociação com a equipe comercial.

As mensalidades devem ser pagas via boleto bancário e podem ser retirados através do portal do aluno.

Caso seja de interesse a utilização de outra forma de pagamento para as mensalidades, entrar em contato com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsApp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.

 

Não consigo acessar meu extrato financeiro?

O acesso ao extrato financeiro está condicionado ao aceite digital e envio das documentações para a secretaria.

Caso não consiga acessar, entre em contato com a nossa Secretaria Acadêmica pelo e-mail secretaria@fatesa.edu.br, WhatsApp 16 99300.6838 ou telefone 16 3602.7700.

Caso não tenha pendências com a secretaria, entrar em contato diretamente com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.

 

Meu boleto está sem o desconto, o que faço?

Os descontos são lançados automaticamente pelo sistema. Ele aparecerá no boleto bancário no campo “Instruções” da seguinte maneira:

“Sr(a) Caixa, aplicar desconto de R$ xxx,xx para pagamento realizado até a data de vencimento.”

Ao realizar o pagamento dentro do vencimento em qualquer agência bancária, lotérica ou por aplicativo, o desconto será aplicado.

Caso não conste a informação acima no campo “instruções”, entre em contato com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.   

Voltar ao topo ^

 

Perdi meu boleto. Posso solicitar outro?

Os boletos ficam ativos no banco em até 29 (vinte e nove) dias após a data de vencimento. Caso tenha extrapolado o tempo, basta entrar em contato com o departamento financeiro via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.   

Como entrar em contato com a FATESA para assuntos financeiros?

Via e-mail financeiro@fatesa.edu.br, ou por whatsapp 16 99210.0735 ou por telefone 16 3602.7700.

 


 

AMBIENTE VIRTUAL

 

O que são unidades de aprendizagem (UA)?

O que são as disciplinas a distância no meu curso presencial?

Tem professor ou tutor nas minhas disciplinas a distância disciplinas a distância


Voltar ao topo ^

 

O que são unidades de aprendizagem (UA)?

 As disciplinas dos cursos à distância ou hibridas são formados por seus conteúdos teóricos e atividades avaliativas. A esse conjunto (teoria + prática) dá-se o nome de Unidade de Aprendizagem.

Cada disciplina é formada por duas ou mais UAs.

Para um acompanhamento adequado sugere-se um mínimo de dedicação, conforme descrito abaixo:

 

 

O que são as disciplinas a distância no meu curso presencial?

Em 6 de dezembro de 2019, foi publicada a Portaria nº 2.117 que autoriza as instituições de ensino superior introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, a oferta de disciplinas na modalidade a distância.  Dentre outras características essa iniciativa tem como foco estimular competências necessárias de autônima, dedicação, integração entre os participantes etc., por meio de um ambiente virtual, uma vez que o mercado de trabalho requer, inclusive, essa habilidade de gerir, aprender e aturar, em ambientes fisicamente distantes.

 

Tem professor ou tutor nas minhas disciplinas a distância disciplinas a distância?

Sim, em todas as atividades a distância você terá um apoio para a melhor experiência de aprendizagem, portanto não apenas terá um suporte do conteúdo (tutor), com coordenador e professor também estarão disponíveis para ajudá-lo. O contato entre você e eles se dará pelas ferramentas (portal do aluno, AVA, e-mail), etc., após o início do curso ou efetivação da matrícula

 

TECNOLOGIA

 

Como acessar o portal do aluno?

Tenho que fazer trabalho de conclusão de cursos (TCC) nos cursos de pós-graduação especialização da FATESA?

Por onde acesso o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e as disciplinas a distância

Como acessar a aula ao vivo?

Como acessar as aulas gravadas do curso?

Por onde acesso as disciplinas a distância, que tenho que cursar, do meu curso?

Como acesso ao manual do aluno?

Por que não consigo acessar a plataforma? Quem eu devo procurar?

O que está disponível para eu realizar na plataforma FATESA online e portal FATESA?

Como proceder no caso de esquecimento da senha?

Preciso de ajuda com treinamento e explicação sobre utilização da plataforma, como proceder?

Como acho o calendário do meu curso?

Qual a diferença entre portal do aluno e ava?

O aluno que não tenha habilidade com computador pode realizar curso com metodologia ead?

Se eu não tiver computador em casa ou no trabalho como poderei cursar as disciplinas ou o curso a distância?

Qual o mínimo da configuração do computador para cursar disciplina ou curso a distância?

Como acontecerá o atendimento não presencial dos estudantes das disciplinas online?

Qual a função do tutor no curso a distância?


Voltar ao topo ^

Como acessar o portal do aluno?

 

 #1 Portal FATESA

 

TENHO QUE FAZER TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DA FATESA?

Nem todos os cursos possuem Trabalho de conclusão de curso como requisito obrigatório. Na página de descrição do curso, no site a FATESA, tem as informações sobre ter ou não TCC.  Caso nada seja mencionado, não há TCC.

Voltar ao topo ^

 

POR ONDE ACESSO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E AS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA?

 

 #1 Portal FATESA

# 2

 

#3

 

==========DIRETO PELO LINK:  https://fatesa.myopenlms.net/ ==========

 

===== Pelo aplicativo Mobile Logotipo, nome da empresa

Descrição gerada automaticamente  ======

 

Como acessar a aula ao vivo?

 Após efetivar a sua matrícula, terá acesso ao ambiente AVA e nele há um ambiente específico para acesso as aulas ao vivo, inclusive as gravações dele, durante o período vigente de acesso ao curso.

 

Como acessar as aulas gravadas do curso?

Após se matricular no curso e início das disciplinas acontecerão as aulas online. Ao final de cada uma é disponibilizada a gravação, que deverá ser acessado pelo AVA.

 

Como acesso ao manual do aluno?

Após efetivar a sua matrícula, terá acesso ao calendário do curso pelo portal do aluno, AVA e, em algumas situações, poderá recebê-lo pelo WhatsApp ou e-mail.

 

Por que não consigo acessar a plataforma? Quem eu devo procurar?

Qualquer problema no acesso ao ambiente AVA, poderá entrar em contato pelo e-mail: fatesaonline@fatesa.edu.br

 

Voltar ao topo ^

 

O que está disponível para eu realizar na plataforma FATESA online e portal FATESA?

 Na sua vida acadêmica, na FATESA, você terá acesso à dois ambientes virtuais:

 

Como proceder no caso de esquecimento da senha?

Para cursos de graduação e pós-graduação: secretaria@fatesa.edu.br

Para cursos da área médica: secretaria.academica.med@fatesa.edu.br

 

Preciso de ajuda com treinamento e explicação sobre utilização da plataforma, como proceder?

Para cursos de graduação e pós-graduação: fatesaonline@fatesa.edu.br

 

Como acho o calendário do meu curso?

Após efetivar a sua matrícula, terá acesso ao calendário do curso pelo Portal Acadêmico e pelo AVA.

Voltar ao topo ^

 

Qual a diferença entre Portal do Aluno e AVA?

Portal acadêmico te dá acesso à recursos relacionados à sua vida acadêmica. O AVA acesso às disciplinas e conteúdo delas, que está matriculado.

 

O aluno que não tenha habilidade com computador pode realizar curso com metodologia ead?

Para estudar em um curso a distância não é necessário ter um computador super moderno, nem ser expert em informática. Basta ter conhecimentos básicos, como saber digitar um texto e organizá-lo, acessar páginas na internet, assistir a um vídeo, mandar e-mails com textos e anexos, por exemplo.

 

Se eu não tiver computador em casa ou no trabalho como poderei cursar as disciplinas ou o curso a distância?

Sim, a FATESA tem a preocupação para que todos os ambientes de acesso virtual sejam compatíveis com dispositivos móveis. Desse modo, sua tecnologia também envolve os aparelhos celulares, para que tenha ainda mais flexibilidade na hora de estudar. Outra solução é utilizar-se de computadores disponíveis em ambientes de acesso ao público (bibliotecas, lan house, etc.) ou no do seu trabalho. Com relação a este último não esqueça de checar as regras da empresa com relação à utilização do computador corporativo para objetivos pessoais.

 

Qual o mínimo da configuração do computador para cursar disciplina ou curso a distância?

Os cursos da FATESA são projetados para que não precise de um computador de última geração para cursar. Considerando a configuração mínima, para que não haja nenhum problema tecnológico durante seu estudo:

CONFIGURAÇÃO MÍNIMA DO COMPUTADOR: Processador com dois núcleos; 4G de memória; Monitor com resolução mínima de 1366x768; Disco rígido de qualquer tamanho, com no mínimo 20G de espaço livre.

CONFIGURAÇÃO MÍNIMA PARA SMARTHPHONE: Smartphone com processador de no mínimo 1.6 GHz 8 Core (Octacore) e no mínimo 3GB de memória RAM.

VELOCIDADE DA INTERNET: Inicialmente gostaríamos de explicar que a velocidade de internet contratada será diferente se utilizar um cabo ou wifi para acesso. Exemplo: Digamos que tenha contratado um plano básico de internet de 50MB. Se você navegar internet ou realizar download de algum arquivo, via cabo de dados (cabo de rede ligado do computador ou notebook ao modem) provavelmente ela navegará em uma velocidade superior do que se realizasse o mesmo procedimento via wifi. Assim, a velocidade da internet através de cabo de dados é mais rápida que o WIFI.

Como recursos adicionais sugere-se os seguintes periféricos, para melhorar sua experiência: fone de ouvido para assistir às vídeo aulas, webcam; microfone.  Na questão relacionada a softwares: Navegadores de internet que pode ser Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla etc.; editor de texto que podem ser o google DOS, Microsoft Word ou outro, Leitor de PDF Adobe Reader.  

Voltar ao topo ^

 

Como acontecerá o atendimento não presencial dos estudantes das disciplinas online?

 Todo atendimento e acompanhamento deverá ser feito pelo Portal do Aluno e AVA ou pelos canais abaixo descritos:

Caso queira poderá se direcionar aos departamentos específicos, presencialmente, na sede da FATESA.

Ambiente Virtual: E-mail fatesaonline@fatesa.edu.br

Secretaria: E-mail: secretaria@fatesa.edu.br

Relacionamento: E-mail: relacionamento@fatesa.edu.br

Comercial:  E-mail: contato@fatesa.edu.br

Ouvidoria: ouvidoria@fatesa.edu.br

 

 

Qual a função do tutor no curso a distância?

Sua função é a de ser um mediador entre o professor da aula online, os conteúdos a serem estudados e alunos. Conclui-se que o papel do tutor é fundamental na aprendizagem a distância, pois é ele quem acompanha e avalia a aprendizagem durante todo o processo. Para contactá-lo, somente após ser matriculado na disciplina. 

Em todas as disciplinas terá um tutor responsável pelas suas dúvidas e orientações que atuará como facilitador e mediador da aprendizagem.

Sempre que desejar entrar em contato com ele, pela ferramenta existente no ambiente da disciplina.

 

Voltar ao topo ^

 

 

 

 

 

 


CPA

O que é uma comissão própria de avaliação (CPA)? Preciso participar?

 

 

O que é uma comissão própria de avaliação (CPA)? Preciso participar?

 A Comissão Própria de Avaliação é um órgão consultivo organizado pela própria Instituição de Ensino Superior.  Nela é avaliada várias dimensões e por isso é importante todos da instituição participarem.

As participações desse órgão consultivo, na IEs é formado por:

 • 02 representantes do corpo docente.

• 02 representantes das coordenações de curso.

• 02 representantes discentes.

• 02 representantes do corpo técnico administrativo.

• 02 representantes da sociedade civil organizada.

Neste processo é avaliado:

• A missão e o plano de desenvolvimento institucional.

• A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização.

• A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

• A comunicação com a sociedade.

• As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo

• Organização e gestão da instituição

• Infraestrutura física

• Planejamento e avaliação

• Políticas de atendimento aos estudantes.

• Sustentabilidade financeira,

 

Voltar ao topo ^

 


PARCERIA

 

A FATESA tem parceiro comercial na minha região?

O que é a parceria UNIFAMETRO

 

 

A FATESA tem parceiro comercial na minha região?

Veja como se tornar um consultor de vendas de sucesso.

Se você tem facilidade para se comunicar e convencer pessoas, ser um consultor.

Mas como alcançar o sucesso nesse setor? Como se destacar de verdade e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais? As respostas para essas perguntas não são tão difíceis, acredite.

Venha saber como se tornar um consultor de vendas de sucesso e se prepare para atuar na área.

 

O que faz um consultor de vendas?

Não tem como se dar bem na carreira se você não souber, de verdade, quais são as principais responsabilidades dela.

Para entender o que faz um consultor de vendas, basta enxergar o profissional como um elo entre a empresa e os clientes. Então, é por meio da sua atuação que as pessoas conhecerão os benefícios da marca ou qual item é ideal para resolver uma necessidade.

E não importa se estamos falando de um curso, carro, roupa ou máquina, pois vender significa solucionar problemas e atender desejos.

E quais são as dicas para se dar bem como consultor de vendas?

Veja, a seguir, como ter sucesso nas vendas.

1. Busque conhecimentos ligados à área.

Ter conhecimentos sólidos no setor é essencial para mandar bem e garantir os resultados esperados. Por isso, vale a pena buscar maneiras de se qualificar profundamente.

2. Esteja disposto a ouvir a outra parte.

Vender é, acima de tudo, uma forma de se relacionar. Muitas decisões são emocionais e baseadas na relação construída. Então, por que não apostar nisso?

Quando for falar com um cliente em potencial, ouça o que ele tem a dizer. Isso significa que, em vez de apenas tentar “empurrar” um produto ou fazer um discurso padronizado, você deverá escutá-lo, a fim de entender se seu serviço realmente atende às necessidades dessa pessoa.

Essa demonstração de empatia fará com que o cliente se sinta mais satisfeito. Ela também é a oportunidade perfeita para identificar os desafios e propor soluções customizadas.

Pense, por exemplo, que você é um consultor de vendas de uma indústria. Durante uma reunião com o diretor de uma empresa, você nota que ele tem uma dificuldade que é resolvida por um de seus produtos.

Graças a essa conversa, será possível apresentar todos os benefícios e demonstrar, exatamente, como a compra vai ser útil. Dessa forma, as chances de obter bons resultados são maiores!

Voltar ao topo ^

 

3. Desenvolva suas habilidades de liderança

Um consultor de vendas de sucesso dificilmente trabalha sozinho ou é quem fala diretamente com todos os clientes. Com resultados melhores, a tendência é que você ocupe cargos mais elevados, que incluem a liderança.

Por isso, é indispensável trabalhar essa competência. Isso significa deixar sua comunicação no ponto, bem como a capacidade de delegar tarefas e de tomar decisões.

Tenha em mente que, mesmo que você ainda não seja um líder, é importante se preparar para ocupar essa posição. Além disso, essas capacidades são relevantes para fortalecer o trabalho em equipe, o que é muito bem-vindo para chegar mais longe.

4. Aposte na fidelização de clientes

Você já voltou a comprar de uma marca porque teve boas experiências anteriores? Se tiver respondido que sim, já conhece o poder da fidelização.

Como consultor de vendas, é importante saber que sua missão não é apenas atrair novos interessados: também é essencial cuidar de quem já comprou e fazer com que essas pessoas retornem.

Para tanto, você deve desenvolver algumas ações para manter e aproximar o relacionamento com os clientes.

Fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para certos compradores pode ser uma boa pedida. Também é interessante mandar e-mails quando forem lançados novos produtos ou quando reconhecer que a pessoa está propensa a fechar um novo negócio.

A tecnologia, inclusive, é de grande ajuda. Através das redes sociais, você ficará de olho nas informações dos clientes e poderá mantê-los sempre por perto.

5. Defina metas desafiadoras para o seu desempenho

É normal que um consultor de vendas tenha algumas metas para bater, pois é isso que mantém a motivação e garante a produtividade. Mas sabia que você pode (e deve) ir além do proposto?

Se realmente quiser se destacar e alcançar o sucesso, é preciso criar metas desafiadoras e que estejam acima do desejado pela empresa. Entregar mais é uma forma de ter reconhecimento e de conhecer melhor o mercado.

Assim, não tenha medo de definir metas que pareçam desafiadoras. Com esses objetivos em mente, você sentirá uma vontade renovada para conquistar um desempenho de sucesso.

6. Fique de olho nas novidades

Você já notou que o modo de comprar mudou bastante nos últimos anos?

As pessoas têm procurado se relacionar de forma mais aprofundada com as empresas e têm mais poder nas mãos. Com a facilidade em pesquisar e encontrar concorrentes, elas precisam ser realmente convencidas.

Para você ter uma ideia, hoje, 97% dos internautas pesquisam na internet antes da compra — o que quer dizer que há novas oportunidades e obstáculos. É por isso que surgem desafios, soluções inéditas e tendências de mercado. Para se dar bem na área, portanto, você terá que ficar de olho em todas essas questões.

Acompanhe as novidades, saiba quais são as técnicas em alta e como o mercado tem se comportado. Assim, é possível ter mais chances de conquistar o “sim” em uma proposta de venda.

7. Qual é a importância desse profissional?

A maior parte das companhias precisa vender para seguir sendo competitiva. Entretanto, o modo como a população compra mudou muito. Hoje, sabemos que é muito comum pesquisar online antes de adquirir um item — sem falar que as compras virtuais ficaram muito mais comuns.

Assim, o consultor de vendas é a pessoa que vai entender essas mudanças e traduzi-las em ações para toda a equipe, tornando os processos mais acertados.

Trazendo mais para a parte prática, podemos dizer que o consultor de vendas:

8. Quais são as principais habilidades de um bom consultor de vendas?

Para que você possa se destacar como consultor de vendas, algumas características profissionais e pessoais podem ajudar. Veja em detalhes!

Comunicar-se bem

Seja com o time interno ou com os possíveis clientes, a comunicação eficiente é meio caminho andado para fechar bons negócios.

Um consultor de vendas de sucesso sabe de cor as características dos produtos que vende e, como sabe ouvir, entende o possível cliente para conversar sobre os detalhes do serviço que mais vai encantá-lo. Ou seja, não basta falar de forma eficiente, também é preciso prestar atenção àquilo que o outro fala!

 

Ter curiosidade

A curiosidade é uma habilidade que ajuda a sempre melhorar os processos. Um exemplo é a jornada de compras: um consultor curioso quer sempre entender como está a experiência do cliente (ou futuro cliente), para fazer com que a relação fique ainda mais interessante.

Prospectar clientes sempre

Consultores de vendas são pessoas incansáveis na busca por clientes. Assim, fazer a prospecção de novas possibilidades é uma ótima característica de quem quer seguir na profissão, viu?

Voltar ao topo ^

 

Trabalhar com perseverança

Pensando no dia a dia de um consultor de vendas, a perseverança é fundamental em diversos pontos — como no treinamento e seleção da equipe, fazendo com que todos se desenvolvam da melhor maneira. Também é importantíssima quando falamos do ciclo de vendas, que, dependendo do negócio, é mais extenso e pede muita paciência e garra para se concretizar.

Ser um consultor de vendas de sucesso está ao seu alcance. Basta treinar suas habilidades, caprichar nas técnicas e ter os conhecimentos certos para que seus resultados decolem. Lembre-se, também, de que se trata de uma posição sempre necessária às organizações, o que significa ótima empregabilidade.

Agora que falamos sobre ser um consultor de vendas, para ter mais informações sobre cursos e como vender, preencha seu cadastro e faça parte do nosso time de consultores. Você terá acesso aos conteúdos diretamente em seu e-mail!

 

O que é a parceria UNIFAMETRO?

A FATESA possui a parceria Técnico Científica, regulamentada na Resolução CEPEX nº 32, de 14 de julho de 2021.

 


RECURSOS HUMANOS

 

Porque trabalhar na FATESA?

 

 

Porque trabalhar na FATESA?

FAÇA PARTE DA HISTÓRIA DA FATESA!

Você está pronto para contribuir com o propósito de educação de qualidade e excelência? Venha fazer parte do nosso time!

Com mais de 30 (trinta) anos de tradição, somos uma instituição de ensino superior voltada para o futuro, buscando sempre a modernização dos recursos pedagógicos e infraestrutura, contando sempre com os melhores profissionais, sem falar na inovação. 

Conectamos alunos, docentes, colaboradores, metodologias, comunidade e o mercado de trabalho, para proporcionar a melhor experiência na formação superior, guiando e orientando o universitário durante toda sua jornada acadêmica, transformando assim vidas e realidades por meio da educação.

 

Some seu talento ao da nossa equipe!

Envie seu curriculum para E-mail: rh@fatesa.edu.br

 

Voltar ao topo ^