Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

Instrumento de melhoria da Educação Superior


O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES foi criado com o propósito de acompanhar de perto as atividades das Instituições de Ensino Superior, como forma de estimular o bom trabalho realizado por algumas e de corrigir os problemas encontrados em outras.

Na avaliação institucional, são consideradas dez dimensões: 1ª - Missão e PDI; 2ª Política para Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; 3ª - Responsabilidade social da IES; 4ª - Comunicação com a sociedade; 5ª - As políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico-administrativo; 6ª - Organização de gestão da IES; 7ª - Infraestrutura física; 8ª - Planejamento de avaliação; 9ª - Políticas de atendimento aos estudantes; 10ª - Sustentabilidade financeira.

Os cursos também são avaliados, mas em três dimensões: Organização didático-pedagógica; Perfil do corpo docente; Instalações físicas.

Quanto ao aluno, cabe ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE registrar como está se saindo no início do curso e ao final dele.

Essas três avaliações – das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes – são os componentes principais do SINAES. Mas há outras ferramentas complementares: Autoavaliação – conduzida pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, Avaliação Externa, Censo da Educação Superior, Cadastro de Cursos e Instituições. 

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é um processo amplo de verificação do desempenho da Faculdade para a transformação da realidade e para a melhoria contínua dos padrões de excelência acadêmica e institucional, sendo composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição e membros da sociedade civil. 

Os processos avaliativos são orientados por pesquisas de percepção ou de satisfação, realizadas com os alunos, professores, funcionário, egressos, e comunidade. Os acessos aos instrumentos de pesquisa e aos seus resultados estão orientados por procedimentos de conduta ética para garantir a confidencialidade em relação aos respondentes e a transparência institucional na apresentação dos resultados gerais.

O Projeto de Avaliação Institucional da FATESA observa as diretrizes estabelecidas pela Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as políticas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os fundamentos e orientações expressos pelo Sistema de Autoavaliação da Responsabilidade Social da FATESA.

Resultado da Análise da Avaliação Interna – 2020 - Relatório 2020

Resultado da Análise da Avaliação Interna – 2019 - Relatório 2019

Resultado da Análise da Avaliação Interna – 2018 - Relatório 2018

 

 

Resultado da Análise da Avaliação Interna – 2017 - Relatório 2017


 

Resultado da Análise da Avaliação Interna – 2016 - Relatório 2016
 


 

Responsabilidade Social

A responsabilidade social, entendida como o compromisso com a compreensão dos problemas da sociedade e a busca por soluções que possam aprimorar a vida das comunidades, é a principal marca característica da FATESA.

O programa FATESA E SEUS VALORES, vem para fomentar a reflexão sobre a Responsabilidade Social, e tem por objetivo repensar os preceitos contidos no PDI / FATESA.

O relatório sobre os resultados do workshop foi apresentado ao CONSEPE, pela equipe responsável pela organização do evento. Além da responsabilidade social, os participantes elencaram outros 11 valores que consideram fundamentais para a FATESA, a saber: autonomia institucional, accountability, liberdade acadêmica, rigor e excelência acadêmicos, sustentabilidade, excelência inclusiva, equidade, integridade, criatividade, futuro/horizonte e compromisso institucional.

Participaram das atividades: dirigentes, docentes, pesquisadores, estudantes, funcionários e representantes da comunidade externa. Os relatórios apresentam resultados do programa FATESA E SEUS VALORES.