Pesquisa

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

Em nossa instituição, o estímulo e a valorização da pesquisa, bem como o incentivo à Iniciação Científica, é sempre uma pauta relevante.

A FATESA, ciente do seu papel formador de recursos humanos altamente qualificados para ciência e tecnologia, sabe que sua responsabilidade enquanto geradora de conhecimento e cultura só pode ser integralmente cumprida se tiver como paradigma um núcleo gerador de pesquisas. Com base nessa premissa, apoia de forma sistemática e intensiva a realização de pesquisas na instituição.

Área de Pesquisa é a denominação atribuída a uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.

 

Confira as Áreas de Pesquisa existentes na FATESA:

- Núcleo de Pesquisa em Saúde, Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

- Núcleo de Pesquisa em Ciências Administrativas, Sociais Aplicadas, Educação.

- Núcleo de Pesquisa em Biotecnologias, Ciências Biológicas, Veterinárias e Ambientais.

- Núcleo de Pesquisa em Ciências Exatas e Tecnológicas.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador.

A FATESA mantém Departamentos e Comitês Científicos, responsáveis pela Revista EURP, e por eventos como congressos, reuniões,  discussões de casos clínicos, realizados nas dependências da entidade e fora dela.

Na FATESA o Departamento Científico têm a finalidade de congregar profissionais capacitados ou interessados nas diversas áreas do conhecimento em saúde e fomentar pesquisas, desenvolver diretrizes, colaborar na organização de eventos científicos, elaborar documentos técnicos para divulgação nas publicações da FATESA e suas parceiras, prestar informações às autoridades ou comunidade quando necessário, estabelecer vínculos com organizações congêneres nacionais e internacionais com a finalidade de fortalecer a área de atuação em saúde, agremiar os profissionais com o interesse comum e assessorar a Diretoria da FATESA sobre assuntos concernentes ao seu respectivo domínio de conhecimento.

As reuniões do Departamento Científico da FATESA, segue um cronograma anual, com realização na primeira semana do mês, nas segunda-feira, e são divulgadas online através do Instagran e Facebook. Os conteúdos produzidos, que são de responsabilidade do professor convidado, reavaliado pelo Departamento Científico.

 

Departamento Científico

PRESIDENTE - Procópio de Freitas

VICE-PRESIDENTE - Augusto César G. S. Benedeti

1º SECRETÁRIA - Rafaela Cardoso Gil Pimentel

2º SECRETÁRIO - Jorge Carlos Orellana Pena

REPRESENTANTE DISCENTE - Rafael Deutz

DIRETORA CIENTÍFICA - Daniela de Abreu Barra Jorge

COMISSÃO CIENTÍFICA - Victor Campos e Wellington Martins

ORIENTADORES CIENTÍFICOS - Francisco Mauad Filho, Jorge Garcia e Procópio de Freitas.

CALENDÁRIO ANUAL DE REUNIÕES

 

Revista EURP / Eventos JIU e Simpósios

A FATESA entende a importância das atividades extra classe na sua vida acadêmica, não apenas pelas horas no histórico, mas também para seguir em estudos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Entre alguns desses projetos, estão a participação do Departamento Científico nos grupos de iniciação científica, na organização de eventos como JIU – Jornada Internacional de Ultrassonografia, no Simpósio de Tecnologia em Saúde e a produção de artigos para a Revista EURP.

Apresentar suas ideias em um congresso é muito bom, mas ver sua descoberta sendo veiculada na Revista EURP te dará uma bagagem maior, além de ajudar mais amplamente a comunidade científica.

 

Como pode ser encaminhado trabalhos para a publicação da Revista EURP

A Revista EURP é 100% online e dedicada exclusivamente às investigações desenvolvidas em prol da ciência na área de saúde.

Entendemos que para ter destaque em um periódico, é preciso, incentivar os pesquisadores com a divulgação do seu conhecimento. Em resumo, ninguém faz uma pesquisa detalhada para mantê-la em segredo, não é mesmo?

Para facilitar a inscrição do seu trabalho, você precisará enviar o material para Revista EURP - Artigos.

 

O processo de candidatura:

Seu trabalho será avaliado em alguns aspectos. E para se certificar que você estará dentro dos padrões e garantirá a veiculação do seu texto, é preciso atenção. Lembre-se que o principal já foi feito: uma nova descoberta. Então, tenha calma, confiança e agora é só conferir as três questões abaixo:

- Tenha um título atrativo e um conteúdo objetivo – não há necessidade de escrever muito e, sim, conter ideias claras e diretas;

- Conte com um professor orientador para revisar o material;

- submeta o artigo, seguindo as regras da ABNT.