Pesquisa

Pesquisa

A FATESA, ciente do seu papel formador de recursos humanos altamente qualificados para ciência e tecnologia, sabe que sua responsabilidade enquanto geradora de conhecimento e cultura só pode ser integralmente cumprida se tiver como paradigma um núcleo gerador de pesquisas que ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. Com base nessa premissa, apoia de forma sistemática e intensiva a realização de pesquisas na instituição.

Somos fortes nesse quesito, investimos permanentemente em programas de incentivo. Em nossa instituição, o estímulo e a valorização da pesquisa, bem como o incentivo à Iniciação Científica, é sempre uma pauta relevante.

Através da iniciação científica, a FATESA visa à atividade criadora, à pesquisa, à investigação científica, à produção intelectual, à geração e transferência de tecnologia, à divulgação do saber, ao trabalho cooperativo com setores públicos e privados e à integração com a sociedade. Na graduação a iniciação científica contempla os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador.

Departamento Científico - FATESA

Na FATESA o Departamento Científico têm a finalidade de congregar profissionais capacitados ou interessados nas diversas áreas do conhecimento em saúde e fomentar pesquisas, desenvolver diretrizes, colaborar na organização de eventos científicos, elaborar documentos técnicos para divulgação nas publicações da FATESA e suas parceiras, prestar informações às autoridades ou comunidade quando necessário, estabelecer vínculos com organizações congêneres nacionais e internacionais com a finalidade de fortalecer a área de atuação em saúde, agremiar os profissionais com o interesse comum e assessorar a Diretoria da FATESA sobre assuntos concernentes ao seu respectivo domínio de conhecimento, além disso, é responsável pela Revista EURP, e por eventos como JIU - Jornada Internacional de Ultrassonografia, Simpósio de Tecnologia em Saúde, Congressos, Lives, reuniões,  discussões de casos clínicos, realizados nas dependências da entidade e fora dela.

As reuniões do Departamento Científico da FATESA, segue um cronograma anual, com realização na primeira semana do mês, nas segunda-feira, e são divulgadas online através das redes sociais. 

Revista EURP / JIU - Jornada Internacional de Ultrassonografia / Simpósio de Tecnologia em Saúde

A FATESA entende a importância das atividades extra classe na vida acadêmica, não apenas pelas horas no histórico, mas também para seguir em estudos de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado. Entre alguns desses projetos, estão a participação do Departamento Científico nos grupos de iniciação científica, na organização de eventos como JIU – Jornada Internacional de Ultrassonografia, no Simpósio de Tecnologia em Saúde e a produção de artigos para a Revista EURP.

Apresentar suas ideias em um congresso é muito bom, mas ver sua descoberta sendo veiculada na Revista EURP te dará uma bagagem maior, além de ajudar mais amplamente a comunidade científica.

Como pode ser encaminhado trabalhos para a publicação da Revista EURP

A Revista EURP é 100% online e dedicada exclusivamente às investigações desenvolvidas em prol da ciência na área de saúde.

Entendemos que para ter destaque em um periódico, é preciso, incentivar os pesquisadores com a divulgação do seu conhecimento. Em resumo, ninguém faz uma pesquisa detalhada para mantê-la em segredo, não é mesmo?

Para facilitar a inscrição do seu trabalho, você precisará enviar o material para Revista EURP.