Monitoria

Monitoria

 


Descubra como a Monitoria Acadêmica Funciona na FATESA

A monitoria acadêmica na FATESA oferece aos estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pela FATESA, uma oportunidade única de aprimorar suas habilidades na sala de aula, transcendendo o papel tradicional de aluno para uma função mais ativa e envolvente. Durante o período de monitoria, os estudantes têm a chance de acompanhar seus colegas em disciplinas específicas, proporcionando um valioso suporte ao processo de aprendizagem.

O Que é Monitoria Acadêmica? Uma Visão na FATESA

Na FATESA, a monitoria acadêmica é um serviço prestado pelos próprios alunos mais experientes, com o intuito de auxiliar seus colegas a superarem desafios e esclarecer dúvidas durante o processo de aprendizagem. A monitoria pode ser conduzida em formato de aulas, grupos de estudo ou sessões individuais, com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e na autonomia dos estudantes.

Objetivos da Monitoria Acadêmica na FATESA

O principal objetivo da monitoria acadêmica na FATESA é enriquecer a experiência educacional, tanto para os monitores quanto para os alunos assistidos. Os monitores têm a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em disciplinas específicas, enquanto os alunos beneficiam-se do apoio personalizado e da orientação prática fornecidos pelos monitores.

Funções e Responsabilidades do Monitor na FATESA

Os monitores na FATESA desempenham diversas funções essenciais para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem:

- Esclarecer dúvidas dos alunos;

- Orientar os estudantes ao longo das atividades acadêmicas;

- Participar de trabalhos e estudos em grupo;

- Interagir com os professores para fornecer feedback sobre o progresso da turma;Vivenciar a rotina acadêmica, proporcionando uma valiosa experiência para seu desenvolvimento profissional.

Requisitos para Participar da Monitoria na FATESA

Todos os alunos matriculados na FATESA têm a oportunidade de se candidatar à monitoria. Os critérios de seleção, detalhadamente descritos no Edital do processo de seleção da monitoria, incluem uma análise do histórico escolar, valorizando o desempenho acadêmico do aluno na disciplina em questão e em seu curso como um todo.

Benefícios da Monitoria Acadêmica na FATESA

A monitoria acadêmica na FATESA proporciona uma série de benefícios aos estudantes. Além de oferecer a oportunidade de aprofundar conhecimentos, participar da monitoria permite o desenvolvimento de habilidades de liderança e contribui para o fortalecimento da comunidade acadêmica. Ademais, os monitores podem receber uma bolsa-auxílio, desde que não estejam contemplados com bolsa institucional ou bolsa do ProUni, como forma de reconhecimento pelo comprometimento e dedicação demonstrados.

Duração e Funcionamento da Monitoria na FATESA

A monitoria acadêmica na FATESA geralmente tem a duração de um semestre, acompanhando a disciplina em questão ao longo do período letivo. Os monitores têm a oportunidade de continuar sua atividade em outras disciplinas, conforme seu desempenho e interesse.

Na FATESA, a monitoria é realizada de forma flexível, incluindo recursos online para interação e suporte aos alunos, garantindo uma experiência enriquecedora e acessível para todos os envolvidos.

Edital do Processo de Seleção de Monitoria na FATESA

A Diretoria de Ensino da FATESA publica o Edital do Processo de Seleção de Monitoria, acesse aqui.

A coordenação e Secretaria estão disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o procedimento e/ou sobre o edital.

Inscreva-se aqui, através da ficha de inscrição.

Diretoria de Ensino

Parceria, Qualidade e Compromisso.