Comitês de Ética

Comitês de Ética

Os projetos da pesquisa da FATESA são submetidos aos colegiados dos Cursos. O pesquisador responsável é orientado a encaminhar o projeto para parecer da CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da Plataforma Brasil - http://conselho.saude.gov.br/plataforma-brasil

 

CEP - Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos -  CEPH

O CEP tem por finalidade cumprir e fazer cumprir as determinações das Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, assim como de outras Resoluções e Normativas para casos específicos, no que diz respeito aos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, tendo como referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros. Todo projeto de pesquisa com Seres Humanos deve passar por apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa e somente poderá ser iniciado após sua aprovação. A submissão do projeto de pesquisa deve ser pela Plataforma Brasil. Para acessar essa plataforma e todas as Resoluções e Normativas vigentes no país, acesse: http://plataformabrasil.saude.gov.br

 

CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais - CEPA

A Comissão de Ética no Uso de Animais da FATESA é uma comissão que assessora da Diretoria de Pesquisa que tem a finalidade de analisar propostas de uso de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata) para atividades de ensino ou de pesquisa científica no âmbito da FATESA.

Todos os projetos de pesquisa e planos de aulas práticas envolvendo a utilização de animais devem ser submetidos à análise. A CEPA os encaminhará a um relator para elaboração de um parecer consubstanciado quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para a utilização de animais em pesquisa e ensino. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da Comissão, que emitirá o parecer final. Lembrando que em hipótese alguma, os projetos de pesquisa ou aulas práticas devem ser executados sem a devida aprovação da CEPA.

 

Comissão Interna de Biossegurança (CIBio)

A Comissão Interna de Biossegurança - CIBio é responsável pela regulamentação de projetos de pesquisa envolvendo organismos geneticamente modificados na FATESA.