Blog

Como a pandemia impactou o mercado de trabalho para profissionais da saúde.

A pandemia do novo coronavírus desencadeou expressivas mudanças, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho para os profissionais da saúde. Neste momento, uma formação de qualidade é essencial. Saiba como se preparar para as novas mudanças a seguir.

Como a pandemia impactou o mercado de trabalho para profissionais da saúde.
A readaptação em meio a pandemia no trabalho é necessária.

A pandemia de Covid-19, que se intensificou no ano de 2020, desencadeou mudanças importantes e radicais ao redor do mundo e nos mais diversos setores da sociedade. A área da saúde foi uma das mais afetadas com a superlotação dos hospitais e o desgaste, tanto emocional quanto físico, dos profissionais da saúde que lutam incansavelmente pela vida de seus pacientes, mesmo que seus recursos sejam limitados.

O distanciamento social imposto como medida protetiva contra o novo coronavírus impactou diretamente a forma de consultar um médico quando necessário. A consulta por videoconferência, chamada de telemedicina, tornou-se uma alternativa para aquelas pessoas que não podem ou optam por não sair de casa para fazer uma consulta médica. Esta prática é uma tendência que perpetuará mesmo após o tão aguardado fim da pandemia com a vacinação em massa. Outra mudança notada foi em relação às receitas médicas que agora são enviadas de forma online ao paciente, evitando que ele se desloque e enfrente o risco de contágio fora de sua residência.

Além da telemedicina, a procura por psicoterapia online cresceu 32% só entre março e setembro de 2020, de acordo com o aplicativo de contratação de serviços GetNinjas. Assim como a consulta por videoconferência, a procura por psicoterapia online também deverá se tornar cada vez mais comum.

A pandemia trouxe à luz a questão da saúde mental, antes desconsiderada na maior parte do tempo pela maioria das pessoas. O aumento da procura pela psicoterapia revela a preocupação da sociedade no que concerne às mudanças bruscas que estão ocorrendo, além do medo da doença e de perder entes queridos.

Apesar das crises pelas quais o sistema de saúde vem enfrentando desde antes da pandemia, como a defasagem salarial, atraso de pagamento e falta de insumos básicos e medicamentos, ainda é uma das áreas com maiores ofertas de vagas.

O mercado de trabalho exige cada vez mais preparação para enfrentar os desafios que surgem diariamente. A pandemia de Covid-19 ressalta a importância da preparação adequada e de qualidade dos profissionais da saúde que atuam, principalmente, na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Mais do que conhecimento teórico, uma prática de atendimento humanizado tornou-se essencial neste momento tão delicado e cercado de incertezas. Portanto, uma formação de qualidade é essencial e faz toda a diferença.

A FATESA, a Faculdade de Tecnologia em Saúde, possui tradição de mais de 30 anos de história aliada a equipamentos de ponta e infraestrutura completa em cursos de graduação, pós-graduação, extensão, área médica e veterinária, nas modalidades presencial, online e híbrida.

Ela também é reconhecida nacional e internacionalmente e possui parceria com as prefeituras da região de Ribeirão Preto- SP, de modo a oferecer atendimento gratuito a milhares de pessoas através da clínica-escola, realização de exames e laboratórios próprios.

Se você é médico, profissional da saúde ou está buscando uma graduação completa e reconhecida no mercado de trabalho, acesse https://www.fatesa.edu.br/ ou os perfis da FATESA nas redes sociais: @FatesaMed, @FatesaVet e @Faculdadefatesa para mais informações.

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.