Blog

Como anda a gestão dos seus negócios em saúde? Veja as dicas!

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso aos melhores artigos na área da saúde, siga as nossas páginas e entre em contato com o time mais especializado do mercado!

Como anda a gestão dos seus negócios em saúde? Veja as dicas!
Confira algumas dicas sobre o assunto!

O desenvolvimento de habilidades gerenciais é um dos maiores recursos que os profissionais da área da saúde podem ter em mãos para oferecer um serviço de ponta e consolidar a sua marca no mercado. E, embora a noção sobre gestão de negócios faça muita diferença nos resultados de um estabelecimento na área da saúde, ainda existem profissionais que não dão a devida importância à sua gestão. E, esse comportamento pode trazer muitos prejuízos aos profissionais. Mas, fazer uma boa gestão não é tão simples quanto parece, e para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas em matéria de gestão na área da saúde, elas certamente irão fazer toda a diferença nos resultados da sua clínica. Essas dicas podem ser aplicadas em qualquer estabelecimento, independentemente do porte ou da quantidade de profissionais envolvidos.

 

Veja, a seguir quais são e como aplicá-las:

 

- Conheça a satisfação de seus clientes

Para avaliar a sua capacidade de gerenciar o seu negócio, é importante que você se pergunte: quais as principais fontes de insatisfação dos pacientes em meu consultório? De acordo com a FIOCRUZ (Fundação Osvaldo Cruz) é o tempo de espera. O que torna o problema relativamente fácil de resolver, por exemplo: uma melhor organização da agenda e comunicação dos horários pode tornar a experiência mais satisfatória. Mas não é só isso. Medir e acompanhar de alguma forma a qualidade de seus serviços, seja durante a consulta ou posterior a ela, através de formulários impressos ou digitais simples e rápidos é um início. O importante é se dedicar a ouvir e conhecer os desejos de quem mais importa e realmente manda no seu negócio, o paciente.

 

- Faça um balanço contábil e financeiro


Todo empreendimento de sucesso passa por uma gestão que saiba balizar seus recursos financeiros, de modo que suas obrigações contábeis e tributárias fiquem em dia, e para que todo o exercício profissional de sua equipe possa fluir sem grandes problemas. Para fazer isso, é fundamental fazer a esquematização de um plano financeiro sobre o seu negócio, que nada mais é do que uma projeção de como o capital chega e sai da clínica. Um bom plano leva em consideração as seguintes questões: o gasto mensal com despesas fixas, a quantia destinada para fornecedores, a quantidade que será revertida para a melhoria do negócio, e metas anuais.

- Padronize as tarefas


Outro passo para que você faça uma gestão eficiente é a padronização das tarefas. Quando os processos são padronizados, os profissionais conseguem ter acesso facilitado aos dados, os prontuários e demais arquivos que são fundamentais para realizar um atendimento de qualidade. A padronização pode ser feita através da criação de um sistema único com os nomes dos usuários e suas respectivas senhas.

- Aposte em equipamentos e materiais


Não menos importante que os itens citados anteriormente, a gestão eficiente também passa pela garantia de equipamentos e materiais para atender todas demandas do estabelecimento, daí a importância do conhecimento dos profissionais acerca da frequência e dos tratamentos de seus pacientes. Depende do estudo, como já mencionado, dos processos e também conhecimento de sazonalidade e tratamentos de cada paciente individualmente. Para isso, é importante registrar no sistema os pedidos de materiais para abastecer toda a estrutura, e considerar inclusive, as demandas sazonais. A gestão de ponta leva tudo isso em consideração quando faz pedidos e os distribui pelos setores.

- Mapeie seus processos


Outro fator determinante para que você tenha sucesso na gestão do seu negócio, é o conhecimento acerca dos processos internos da sua clínica. Afinal, a partir da análise dos serviços oferecidos, é possível mencionar com clareza o volume de demandas de materiais e demais insumos, evitando desabastecimentos ou desperdícios de recursos. Além disso, outra faceta que pertence ao conhecimento de processos é a compatibilidade da clínica com a legislação vigente.

Pronto, agora que você pegou as melhores dicas, ficou mais fácil ter uma visão ampla e gerir o seu estabelecimento com ainda mais qualidade e eficiência!

Mas claro, isso é só o início. Muito mais pode ser feito em seu negócio visando melhores resultados. E que entram as especializações em Gestões de Negócios de Saúde da FATESA. Conheça nossos cursos e fique conectado, porque vem novidades por ai!

 

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.