Blog

Confira 3 dicas que vão te ajudar na hora de escolher a sua especialização em saúde

Deseja destacar o seu currículo e deixar o perfil generalista para trás? Confira, neste artigo, algumas dicas para escolher a especialização em saúde mais adequada para o seu perfil. Leia agora!

Confira 3 dicas que vão te ajudar na hora de escolher a sua especialização em saúde

Com um mercado cada vez mais acirrado, um diploma de graduação se tornou apenas o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso dentro da área da saúde.

Portanto, independente de qual seja o curso escolhido, buscar diferenciais para o seu currículo é indispensável para se tornar um profissional reconhecido e requisitado.

Todavia, a quantidade de formações complementares que é possível encontrar durante a sua trajetória educacional é cada vez maior.

Dessa maneira, guiar a sua escolha com base em alguns princípios te ajudará a escolher uma especialização em saúde que esteja mais alinhada com os seus propósitos profissionais e pessoais. Confira algumas dicas!

 

1 - Quais são os seus objetivos profissionais?

Antes de procurar por um curso de especialização em saúde, busque fazer uma análise de quais são os seus objetivos profissionais.

Algumas questões podem ajudar a orientar essa avaliação. Confira!

·  Quais são os passos necessários para passar de um profissional generalista para um especialista na área desejada?

·  Em quanto tempo você conseguirá atingir o nível de conhecimento e domínio técnico desejado?

·  Você deseja empreender e ter a sua própria clínica, trabalhar em grandes empresas privadas ou ocupar um cargo público?

·  Quais estratégias deverão ser priorizadas para aumentar as chances de alcançar sucesso na trajetória escolhida?

Saber exatamente quais são os seus objetivos e os passos que eles demandam vai direcionar a sua busca para uma especialização que atenda a maior parte das condições definidas por você.

 

2 - Quais são as tendências do mercado de trabalho em que você atua?

Outra importante reflexão para se fazer no momento de optar por uma especialização em saúde é analisar as possibilidades do mercado de trabalho em que você deseja atuar.

Muito além de pensar no que é planejado teoricamente, é necessário levar em consideração as dificuldades e obstáculos do mundo real. Por isso, questões como o nível de concorrência para conquistar um espaço profissional estável em determinada especialidade, por exemplo, podem trazer mais senso crítico para a sua escolha.

Optar por especialidades que estejam em ascensão, que tenham alta demanda na área geográfica em que se deseja atuar e que ofereça boas possibilidades de retorno financeiro são parâmetros que vão aumentar as suas chances de ser bem-sucedido e evitar frustrações no longo prazo.

 

3 - Quanto você pode investir em tempo e recursos financeiros?

Uma vez que seus objetivos profissionais e as tendências do mercado estejam alinhados de uma maneira favorável, é a hora certa para pensar em quanto tempo você tem disponível para aplicar em uma especialização em saúde.

A sua disponibilidade de tempo pode ditar a duração do curso, o período em que as aulas serão lecionadas e até a modalidade da sua formação.

Equilibrar as inúmeras obrigações profissionais e pessoais com mais um investimento acadêmico é um desafio que vai ser abraçado por um tempo considerável uma vez que você tenha começado a sua especialização. Assim, é necessário pesar adequadamente as opções de cursos disponíveis considerando tanto o tempo que será demandado quanto os custos financeiros.

Agora que você já conferiu algumas dicas para escolher a sua especialização em saúde, que tal acessar o nosso catálogo de cursos para conferir oportunidades de formação em sua área profissional? 

 

 

Para saber mais sobre a FATESA, clique:

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.