Conheça tudo sobre a carreira em radiologia

Com o avanço das tecnologias, a radiologia vem crescendo muito nos últimos anos, oferecendo diversas oportunidades para os profissionais da saúde. Com um campo de atuação abrangente, a radiologia é indispensável para o setor de diagnósticos e apresenta possibilidades de especialização para quem está ingressando na área. Conheça um pouco mais sobre essa interessante profissão da área da saúde!

Conheça tudo sobre a carreira em radiologia
Profissionais de Radiologia podem atuar em diversas áreas.

O que faz um radiologista

O radiologista é responsável pelo processo de diagnóstico ou tratamento de condições clínicas e, por isso, tem familiaridade com diversas áreas da medicina. Além disso, esse profissional também atua na prevenção de pacientes, oferecendo diversos benefícios.

Com o avanço das tecnologias e, consequentemente, do raio X, o diagnóstico por imagem possibilita a visualização precisa de diversas condições clínicas com facilidade. Assim, quem atua nessa área lida diariamente com a produção de imagens, orientando o paciente durante os exames.

A radiologia é utilizada em todas as especialidades médicas, pois possibilita a análise de imagens por diversos ângulos e em diferentes condições. Diante disso, seus objetivos também se mostram bem abrangentes, indo desde a análise preventiva até o monitoramento de determinado quadro.

Curso de radiologia

Para quem está buscando se profissionalizar na área, o curso de radiologia é uma excelente opção. Por meio dele, é possível se aprofundar nas áreas de ciências biológicas, exatas e humanas, além de fisiologia e anatomia.

Ao apostar nessa formação, o estudante aprende diversas etapas técnicas, principalmente no que diz respeito à utilização de máquinas e ao funcionamento de equipamentos. Contando com aulas teóricas e práticas, o curso alia os conhecimentos técnicos à rotina do profissional, preparando o aluno para o mercado de trabalho.

Além disso, também existem disciplinas mais voltadas para a interação profissional, auxiliando no contato com o paciente e oferecendo algumas noções básicas de enfermagem. Por conta da grande exposição de radiação, os estudantes também são orientados sobre determinados cuidados que precisam ser tomados no dia a dia, como radioproteção e biossegurança.

Oportunidades

Cada vez mais a radiologia tem sido usada como forma de diagnosticar um quadro clínico, resultando em uma crescente demanda de profissionais no mercado de trabalho. Por isso, o médico radiologista é fundamental em hospitais, clínicas de diagnóstico por imagem, consultórios odontológicos, laboratórios, ambulatórios e centros de pesquisa.

Além das áreas mais tradicionais, o radiologista também pode atuar em outras opções menos conhecidas. Uma delas é o treinamento médico, na qual o profissional auxilia os funcionários que operam equipamentos no âmbito hospitalar.

Da mesma forma, a radiologista forense ajuda a equipe de investigação na busca por provas sem danificar o corpo, além de avaliar o grau de danos após uma lesão ou trauma.

No âmbito da odontologia, o profissional de radiologia também encontra diversas oportunidades. Procedimentos considerados simples, como canal e implantes, são baseados nas imagens radiológicas. Até mesmo o acompanhamento da primeira dentição e sua evolução é feito por meio dessa ferramenta.

Por fim, também há a possibilidade de seguir na área acadêmica, seja atuando como docente ou como pesquisador. Na pesquisa, é possível procurar novas tecnologias ou o desenvolvimento de produtos para utilização na área.

Gostou deste conteúdo? Então acesse o nosso site para encontrar oportunidades e cursos para se especializar na área.