Blog

CPA 2018 - Comissão Própria de Avaliação

A Fatesa aplica questionário para avaliação da instituição !

A Fatesa aplica questionário para avaliação da instituição ! 

CPA - Comissão Própria de Avaliação tem por finalidade analisar a qualidade dos serviços oferecidos por insituições de Ensino Superior. 

Até dia 20/11/2018 , a FATESA/Eurp - Faculdade de Tecnologia em Saúde aplicou os questionários junto aos alunos , professores e colaboradores com a finalidade de melhorar os serviços de insfraestrutura da instituição. Trata-se da CPA - Comissão Própria de Avaliação. 

A avaliação institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) , ferramenta que analisa a qualidade dos serviços oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas e está relacionada: 

- á melhoria da qualidade da educação superior;
- á orientação da expansão da sua oferta;
- ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior. 

Modalidades: 

A avaliação institucional divide-se em duas modalidades: Autoavaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de auto-avaliação institucional da CONAES. 
A Avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade. Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos bem como pontos fortes e potencialidades e estabele estratégias de superação de problemas. É um importante instrumento para a tomada de decisões e dele resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões.

Objetivos da CPA : 

- produzir conhecimento;
- pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
- identificar as causas dos seus problemas e deficiências; 
- aumentar a consciência pedagógica e capacidade do corpo docente e técnico-administrativo;
- fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
- tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
- julgar a cerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos; 
- além de prestar contas a sociedade. 

O processo de avaliação teve início no último dia 01 de outubro a 12 de outubro de 2018 , com prorrogação até o dia 20 de novembro de 2018. Todas as participações são pelo acesso ao nosso Portal FATESA, onde o avaliador responde a um questionário, envia a conclusão , com a identidade preservada. Os apontamentos são de extrema importância para a continuidade do nosso trabalho, que visa melhorar os serviços oferecidos pela instituição , afirmou a Diretora Acadêmica Talita Mauad. 

      

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.