Blog

FATESA: Enfermagem em Oncologia Clínica

 Conheça sobre essa Pós-Graduação e o que faz esse profissional ser tão requisitado na área da Saúde 

A Oncologia é uma área que exige muita pesquisa, atualização constante e capacidade de lidar com fatores emocionais impactantes, quando o assunto é um diagnóstico de saúde delicado e que pode vir a ser fatal.

O aumento da incidência de casos da doença, novos tratamentos e mudanças no cuidado tem gerado grandes desafios que necessitam cada vez mais de profissionais qualificados e capacitados na área da Oncologia.

O câncer é uma doença gravíssima e muitas vezes incurável e que abala não só o paciente, mas também toda a família e pessoas ao redor. Por outro lado, felizmente, nos últimos tempos, a medicina e a especialidade da oncologia evoluíram muito.

No entanto, ainda existem muitas dificuldades para lidar com a doença e seu conjunto delicado de situações.

Atuação:

Quem tem o interesse em trabalhar na área de Oncologia, que é uma das especialidades da Medicina e da enfermagem, pode ter certeza, de que esse é um ramo, que tem se tornado cada vez mais múltiplo abrangendo muitos fatores.

O médico oncologista, ou oncologista clínico, é o profissional responsável por tratar pacientes que foram diagnosticados com câncer. Ele acompanha o paciente, solicita exames, prescreve tratamentos como: quimioterapia, cirurgia, radioterapia, imunoterapia, no combate a doença.

Mas agora você pergunta: Qual é o papel do Enfermeiro em Oncologia?

O enfermeiro oncológico tem um papel muito importante frente a doença. Ele é o profissional que vai prestar toda assistência ao paciente, em todos os momentos do tratamento do câncer. Desde o diagnóstico da doença, as inúmeras fases, como por exemplo: a cirurgia, a radioterapia, medicação e a quimioterapia. A oncologia é uma área muito específica, portanto, exige que os enfermeiros tenham formação direcionada em sua atualização. Em suma, o enfermeiro especialista em oncologia clínica estará apto a atuar em todas as etapas que envolvem a terapêutica do câncer, desde a prevenção, diagnóstico, tratamentos locais e sistêmicos até nos cuidados de fim de vida.
 

Além de prestar assistência, o enfermeiro oncologista tem outras responsabilidades, entre elas, no que diz respeito às providências administrativas, agendamento dos procedimentos de tratamento além orientar tanto o paciente quanto os familiares durante o tratamento, conscientizando – os sobre a importância da atenção a todas as fases.

O primeiro passo para quem pretende ser enfermeiro oncologista é concluir o curso superior na área de Enfermagem, e posteriormente, fazer um Curso de Pós – Graduação de Enfermagem em Oncologia Clínica.


Frente a este cenário atual, a FATESA – Faculdade de Tecnologia em Saúde em parceria com o CTO - Centro de Tratamento Oncológico - CTO oferece o curso de Especialização Enfermagem em Oncologia Clínica, planejado para capacitar enfermeiros que desejam se dedicar a esta área de atuação.
 

O curso tem o objetivo de capacitar o aluno para atuar com excelência na assistência, no gerenciamento, na educação em saúde e demais funções que abrangem o universo do atendimento oncológico.


A tradição em ensino de qualidade somada à expertise e excelência em Oncologia, irá preparar enfermeiros para atuarem na especialidade, preenchendo a lacuna e carência deste perfil de profissional no mercado atual.


Metodologia e Diferenciais:
As disciplinas serão oferecidas presencialmente com o apoio de atividades e materiais complementares. As aulas presenciais serão expositivas e dialogadas, com o uso de metodologias ativas, utilizando-se da problematização, raciocínio clínico, seminários e a discussão de artigos científicos.
As atividades práticas acontecerão no CTO e no CTR (Centro de Tratamento em Radio-Oncologia).

 

https://www.fatesa.edu.br/cursos/pos-graduacao-em-enfermagem-oncologica-clinica/

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.