FATESA sedia palestra da ANADEM voltada para Médicos

Comandada pelo Dr. André Chiga  evento pontuou questões importantes que requer atenção por parte dos profissionais

Uma noite de aprendizado, troca de experiências e caminhos para se preservar a ética na medicina. Foi desta forma, que a ANADEM – Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, realizou na última terça – feira, 12/07, uma palestra voltada para médicos.

O evento sediado pela FATESA – Faculdade de Tecnologia e Saúde de Ribeirão Preto aconteceu no auditório da Faculdade com as vagas esgotadas.

A importância da gestão, Estratégias na Saúde, Experiência do Paciente, o Caos na Medicina, a Telemedicina e os impactos provocados pela Pandemia foram os principais temas explanados pelo palestrante, André Chiga, que é Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Executivos. O livro, "Pensamento Jurisprudencial Brasileiro no Terceiro Milênio sobre Erro Médico", também esteve na pauta. A obra é de autoria do advogado Raul Canal, presidente da ANADEM – sociedade, que há mais de 24 anos, atua em defesa dos profissionais da saúde questionados por suposta prática de erro médico. Um dos objetivos da edição é que ela possa servir como fonte de consulta por parte de profissionais e estudantes da Medicina e do Direito acerca do tema "erro médico e da judicialização da saúde" e sugerir caminhos para aprimorar o sistema de saúde no Brasil.

A ANADEM trabalha os pilares da qualificação e informação junto ao médico, no que diz respeito às questões direcionadas à ética na profissão. O Conselheiro Jurídico e Científico da ANADEM, Dr. Armando Trentini, explicou que qualquer situação que desagrade o paciente, por este, é considerado um erro médico. Isso nem sempre significa o erro em si, pois pode se tratar de situação inerente ao procedimento ou de intercorrências muitas vezes inesperadas, como um óbito por exemplo. “A ANADEM tem como missão atender com excelência às demandas dos seus associados, zelar pelo exercício ético da Medicina e da Odontologia, fortalecer os fundamentos do Direito Médico e criar medidas para Segurança do Paciente”, disse. O paciente não satisfeito pode buscar as esferas judiciais civil e criminal, além do Conselho de Ética para questionar o ato do profissional”. Trabalhamos com os Associados informando, alicerçando e capacitando-os na prevenção dessas situações visando a melhor assistência ao paciente, para que esse conjunto consubstancie a segurança necessária ao paciente, cujo resultado é a confiança no profissional escolhido. Como diz o “velho ditado”, é melhor a prevenção que a remediação”, finalizou.

O médico Pedro Melo, que acompanhou a palestra relatou que o conteúdo foi de grande valia e que se colocado em prática só vem a somar para o profissional.

“Gostei muito da palestra, vou me associar a ANADEM pela segurança na atuação que eles nos passaram no que cerca a nossa profissão. É muito importante que as questões colocadas aqui, sejam praticadas; e na área de gestão, é necessário ao menos saber sobre gestão para acompanhar o serviço de quem faz a sua gestão, disse.

André Chiga falou sobre foco, ponto forte e ponto fraco. “É importante o profissional focar no ponto forte, no ponto fraco, mas estrategicamente ele precisa descobrir o que ele faz de melhor e fortalecer esse melhor. “O ponto fraco é preciso ser notado, mas para ser revisto melhorado e fortalecido de maneira positiva”, disse.

Sobre o evento, ele agradeceu a FATESA pela parceria e destacou Ribeirão Preto.

“Ribeirão Preto é uma cidade maravilhosa, que tem um cenário da saúde diferenciado em relação as outras cidades do Brasil, mas mesmo assim, as instituições têm modelos e negócios diferentes e sofrem com os cenários. Então, fazer com que as equipes entendam que envolve uma visão sistêmica da saúde e que o resultado final precisa ser uma ótima experiência e um sentimento fantástico para o cliente, é fundamental”, disse. Estamos falando de estratégias inteligentes, operacional e cuidados centrados na pessoa. Essa foi a ideia do evento”, finalizou.

O Gerente Comercial da ANADEM, Alexandre Lemos esteve à frente da organização do evento e recepção dos convidados juntamente com a sua equipe. A programação foi encerrada com um coquetel para todos os presentes.

Realização: ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médica e Bioética,  UCA - Universidade Corporativa e Cirurgia Segura

Confira o vídeo:

Consulte o site: https://anadem.org.br/portal/