Blog

FATESACAST: Professor Marcelo Bechelli Heten fala sobre as patologias mais comuns encontradas na rotina da Dermatologia Clínica

 Acne, classificação, tratamento, seu ranking entre as patologias, resultados e a necessidade de abordar o problema para se obter melhores resultados evidenciam as explicações do dermatologista 

A Dermatologia Clínica aborda principalmente doenças comuns, como acne, micose superficial, distúrbios de pigmentação, rosácea, entre outras patologias. Segundo dados de um perfil nosológico das consultas realizado, em 2006 pela SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia, parâmetro ainda para os dias de hoje, a acne é a principal razão para consultas dermatológicas, representando 14% dos atendimentos, liderando a lista, seguida pelas micoses superficiais - 8,7% e ceratose actínica - 5,1 %, conforme ilustração abaixo. 

                    

 

  

 "É uma doença comum que afeta principalmente adolescentes, mas também pode ocorrer em adultos", afirma o Prof. Esp. do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia Clínica da FATESA, Marcelo Bechelli Hetem. 

 Causada pelo aumento da produção de sebo devido a alterações hormonais durante a puberdade, varia de casos leves, como comedões, a casos graves, com nódulos e lesões infecciosas. A micose superficial, causada por fungos, os distúrbios de pigmentação, como melasma e vitiligo, são outras razões comuns para consultas dermatológicas. O professor expõe também sobre os fatores que podem agravar a acne e mostra imagens de casos mais intensos como acne fulminante, apresentando dicas de cuidados práticos a serem abordados com o paciente.  Ele lembra ainda, que o uso de retinóides durante a exposição deixa a pele mais sensível ao sol, podendo ter uma pele mais seca e descamante , como se fosse uma queimadura. Outra observação é sobre produtos externos como maquiagem, que nesse caso voltando a expor sobre a acne, aumentam o risco de inflamação; que nunca deve ser mexida, espremida. " A manipulação excessiva da acne pode piorar a inflamação e contaminar a área", diz Bechelli.

Questionado sobre alguns medicamentos muito usados nos tratamentos, comenta sobre o uso da Isotretinoína, amplamente utilizada para tratar acne, mas alerta que a medicação exige atenção na prescrição. "Seu uso deve ser feito em casos graves, falha terapêutica de outros medicamentos ou alta interferência emocional", diz. O dermatologista ainda elucida, que é contraindicada durante a gravidez e em casos de doenças hepáticas ou níveis elevados de lipídios. Por fim, o prof. Marcelo Becheli  fala sobre a importância da prevenção do câncer de pele e como o diagnóstico precoce é fundamental, apontanto para casos, em que o câncer de pele pode ser negligenciado, mesmo sendo visível, e ressalta a relevância de campanhas de conscientização do câncer de pele, como por exemplo,  a realizada pela FATESA, no mês de  dezembro, que este ano acontece nos dias 10 e 17, com atendimento e avaliação ambulatorial dos pacientes para prevenção e verificação de um possível câncer de pele, e a conscientização do câncer de pele por meio da Campanha Dezembro Laranja, instituida desde 2014, pela SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No episódio ainda há um relato sobre o caso de um paciente que demorou meses para procurar tratamento e já estava com um melanoma. No decorrer da entrevista, o especialista  salienta ainda, sobre a importância do uso de protetor solar e da prevenção desde a infância, e alerta que o câncer de pele está se tornando mais comum em pessoas jovens, e que suas consequencias podem muitas vezes aparecer no futuro. " A falta dos cuidados e da ausencia do uso de filtro solar pode refletir na vida adulta e muitas vezes surgem com complicações". explica. 

O episódio trouxe ainda  informações sobre a Rosacea - doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial, que caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) e exibições de casos clínicos relevantes e o aprendizado trazido por cada um deles e aborgagem da dinãmica da Dermatologia clínica. 

Confira o episódio na íntegra, os casos clínicos  apresentados e informações importantes. 

https://www.youtube.com/watch?v=m5jEP3bw7Zk

Conheça o Curso de Pós - Graduação em Dermatologia Clínica da FATESA

https://www.fatesa.edu.br/cursos/pos-graduacao-lato-sensu-em-dermatologia-clinica/

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.