Blog

Hemograma e antibiograma. Como interpretá-los corretamente?

O Blog da FATESA traz essa reflexão para você, profissional da área de biomedicina, que busca atualização nessa área 
Quando falamos em saúde, devemos sempre lembrar que todos nós estamos sujeitos a contrair certas doenças e infecções

Muitas vezes, somos pegos de surpresa e nem sempre um determinado antibiótico, que tem a função de agir contra infecções causadas por bactérias específicas, produz o efeito que deveria. Para esses casos e graças ao avanço da tecnologia na área da saúde, existe um exame indicado e muito recomendado capaz de avaliar a resistência de um microrganismo aos antibióticos, envolvendo algumas enfermidades provocadas por bactérias, onde o exame traz esclarecimentos ao profissional. “Muitas vezes o biomédico necessita interpretar o antibiograma para saber qual antibiótico inibe de maneira mais rápida e eficiente, a evolução daquela bactéria, ou seja, por meio do antibiograma ,esse exame complexo, ele consegue identificar o tratamento mais indicado em combate a uma determinada infeção”, afirma a Profa. Dra. América Scopinho. O principal papel do antibiograma laboratorial é descobrir sobre a resistência das bactérias aos antibióticos ”, diz América. O exame tem a função de determinar a vulnerabilidade ou resistência de uma bactéria a determinados antibióticos”, complementa.

Profa. Dra. América Scopinho durante o FATESACAST - Nesse episódio ela explica sobre a importância de Interpretar esses exames. Clique na imagem e confira! 

Exames:

Antibiograma:
O antibiograma é solicitado pelo médico, e deve ser feito em laboratório de análises clínicas. E pode ser realizado geralmente com mostragem de sangue ou de urina, como também com amostras de catarro, fezes, saliva entre outros fluídos. Após a coleta do material necessário, o espécime será cultivado em meio favorável ao seu desenvolvimento e multiplicação, onde serão formadas as colônias. A partir daí, as bactérias  serão expostas aos antibióticos, para que a sensibilidade ou resistência seja identificada. “A substância que for capaz de inibir o crescimento das bactérias, será a provável e mais eficiente para tratar o paciente", lembra a Profa. Dra. América Scopinho, que coordenada um Curso de Interpretação de antibiograma na FATESA. 

Hemograma:
Já no trato da Interpretação do HEMOGRAMA, outro curso que está na grade de cursos da FATESA para profissionais da área, o exame que avalia os três tipos de células do sangue: os glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio para o corpo; os glóbulos brancos, que servem para a defesa do organismo; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.
O hemograma pode ajudar a detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, etc.

Saiba mais sobre os Cursos da FATESA na área:

http://https://www.fatesa.edu.br/cursos/curso-de-interpretando-o-antibiograma/

https://www.fatesa.edu.br/cursos/curso-de-interpretando-o-hemograma/

Público Alvo: 

Concluintes ou Graduados em Curso Superior nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, e Biologia. Portadores de diploma em curso técnico de análises clínicas, farmácia e enfermagem. Portadores de diploma de curso de auxiliar de enfermagem.

Fale com a nossa equipe que está sempre à disposição. 

(16) 99313-2522 

 

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.