Blog

Histórico da ultrassonografia veterinária

Saiba mais sobre essa importante especialidade!

Os benefícios do ultrassom como meio de diagnóstico por imagem na medicina veterinária são inúmeros. Exames de rotina têm demonstrado que a ultrassonografia não apresenta efeitos biológicos nocivos; é um procedimento seguro para o paciente e para o operador. O método pode ser realizado em qualquer local sem a necessidade de segurança específica.

A aplicação do ultrassom em manimais foi demonstrada pela primeira vez no ano de 1956, nos Estados Unidos da América. Os pesquisadores da Universidade do Colorado mensuraram a espessura do lombo em bovinos de corte. Enquanto isso, na mesma época na Europa pesquisadores realizavam a avaliação da carcaça de suínos

O primeiro relato do uso do ultrassom como método diagnóstico na veterinária foi a identificação de gestação em caprinos no ano de 1966, realizada no serviço de pesquisa de agricultura e pecuária em Belsville, no Estado de Maryland, Estados Unidos da América. O estudo avaliou o uso de transdutores transretal e transabdominal em tempo real em um rebanho de caprinos da raça Boher.

Atualmente, é de amplo conhecimento que os exames ultrassonográficos fazem parte da rotina na medicina veterinária seja para avaliação cardíaca, torácica, abdominal, reprodutiva, ocular e músculo-esquelética.

A ultrassonografia é uma grande aliada do médico veterinário, essa técnica tem inúmeras vantagens para o profissional que a utiliza, como por exemplo, rapidez e agilidade no diagnóstico de doenças, baixo custo de manutenção, possibilidade de cobrar por exames e também prestar serviços para outros veterinários.

A FATESA/VET oferece o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ultrassonografia Veterinária de pequenos animais, conheça!

 

Quer saber mais sobre este curso?
Clique Aqui

 

 

Fonte: https://revistas.ufpr.br/veterinary/article/view/17646/14963
A HISTÓRIA DA ULTRASSONOGRAFIA VETERINÁRIA EM PEQUE NOS ANIMAIS
Mariana Provenza dos Reis Seoane, Daniela Aparecida Ayres Garcia,Tilde Rodrigues Froes

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.