Blog

Livro: Ultrassonografia Vascular - Sistematização de Exames

LANÇAMENTO ! Autores: Procópio de Freitas, Jorge Garcia, Fernando Marum Mauad, Francisco Mauad Filho e Carlos César M. Nogueira

Parabéns aos idealizadores dessa obra, Prof. Dr. Procópio de Freitas e a todos os autores pelo novo lançamento! Vocês são profissionais dignos da mais profunda admiração pela forma incansável com a qual se dedicam ao fortalecimento do setor de saúde no Brasil e exterior. 
 

LIVRO: Ultrassonografia Vascular - Sistematização de Exames 
AUTORES: Procópio de Freitas, Jorge Garcia, Fernando Marum Mauad, Francisco Mauad Filho e Carlos César Montesino Nogueira. 
 


"PREFÁCIO II
O diagnóstico das doenças vasculares, assim como a profilaxia e prognóstico, é de vital importância para a prática médica diária.
A ultrassonografia vascular considerada como um dos mais modernos métodos diagnósticos tornou-se um importante aliado à medicina, principalmente ao especialista em doenças vasculares para a avaliação clínica, pré, intra e pós-operatório.
O método objetiva a alta resolução da imagem (modo B), o mapeamento luminar (Doppler colorido e Doppler de amplitude) e a análise do Doppler espectral realizados em tempo real. Esta tripla composição conseguiu grande avanço dentro da semiologia vascular.
A melhoria dos equipamentos ultrassonográficos, com a introdução de programas mais eficientes, tem facilitado tanto a técnica como o desempenho dos resultados.
O fato de ser uma prática altamente dependente do examinador, exige conhecimento e vigilância técnica constantes, além de equipamento moderno e eficaz.
Devido a inocuidade, facilidade de execução e baixo custo operacional, a ultrassonografia vascular tornou-se rotina em todo o mundo, eliminando 80% das indicações angiográficas para os sistemas arteriais e venosos periféricos.
A especificidade do equipamento usado, a habilidade técnica e o conhecimento de anatomia, fisiologia e fisiopatologia são fatores indispensáveis para a aplicação do método como meio diagnóstico confiável.
Este livro foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o entendimento nos campos da anatomia, fisiologia, fisiopatologia de pacientes vasculares e orientar o médico geral, especialistas e ultrassonografistas em relação aos conhecimentos básicos necessários para a realização dos exames ultrassonográficos vasculares envolvendo ecografia e ecodoplervelocimetria arterial e venosa.
Cada capítulo é descrito em forma de passo a passo orientando o usuário durante a execução do exame. 
Um capítulo em especial sobre a indicação, contraindicação da fístula arteriovenosa terapêutica, discute e orienta o examinador em relação à anatomia, hemodinâmica, volemia, complicações e interações sistêmicas.    
Para um bom aproveitamento do conteúdo apresentado, as noções básicas de anatomia, fisiologia, fisiopatologia, ecodoplervelocimetria, disfunções e artefatos de técnica serão discutidas à luz da ultrassonografia vascular.
Informações sobre processamento das funções do equipamento e interação matemática com a hemodinâmica serão abordadas apenas com objetivos diagnósticos.

Procópio Freitas"

Para maiores informações e compra do livro acesse:


 

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.