NOVO CURSO: ULTRASSONOGRAFIA “POINT OF CARE” PARA INTENSIVISTAS E MEDICINA DE URGÊNCIA (USIMUR)

COORDENADO PELO RENOMADO PROF. DR. MARCUS ANTÔNIO FEREZ

COORDENADO PELO RENOMADO PROF. DR. MARCUS ANTÔNIO FEREZ,

O uso do ultrassom dentro da Unidade de Terapia Intensiva e em Pronto Socorros vem se tornando um instrumento extremamente útil para o Médico Intensivista , Emergencista e de Clínica Médica , por se tratar de uma forma não invasiva e sem riscos para melhor avaliação de diversos aspectos clínicos, hemodinâmicos e patológicos do paciente crítico. O exame é indicado para os casos onde há necessidade de uma avaliação cardíaca, torácica e vascular para uma melhor condução clinica diferenciada. Auxilia também em procedimentos principalmente para punção de acesso venoso central reduzindo os riscos em comparação ao procedimento realizado “às cegas”, entre outras indicações. Esta técnica é chamada de Ultrassom “Point of Care”, ou seja, é o exame no lugar onde o paciente está sendo cuidado (no leito da UTI, no PS ou no Resgate). A importância dos profissionais conhecerem e incorporarem esta técnica no seu dia a dia, principalmente, os que atendem em, Serviços de Emergência e Unidades de Terapia Intensiva, pois esse exame aumenta acurácia do diagnóstico do tratamento e reduz o risco de procedimentos que possam gerar complicações. Essa nomenclatura não é utilizada de maneira uniforme no Brasil, alguns identificam como: “Ultrassonografia Crítica” ou “Ultrassonografia à Beira Leito”, porém, o “Point of Care” é o termo mais difundido internacionalmente, sendo uma técnica moderna de assistência ao paciente. A avaliação é feita à beira leito de forma rápida e sistemática. Não objetivamos a realização de exames quantitativos. A finalidade do exame é auxiliar na tomada de decisão sobre a melhor conduta clínica, cirúrgica, ou procedimentos necessários.

“Qual a causa do Choque desse paciente??”, “Qual a causa da Insuficiência Respiratória??”
Os exames são baseados em perguntas clínicas definidas, as avaliações são qualitativas e orientadas para definirmos as condutas que muitas vezes podem ser salvadoras. Além de evitar potenciais iatrogenias oriundas de avaliações clinicas inapropriadas. A proposta do curso é basear o aprendizado em problemas clínicos e diagnósticos sindrômicos de situações críticas, aliados ao reconhecimento de padrões ultrassonográficos de estruturas como o coração, pulmões e vasos. O aluno será capaz de fazer o diagnóstico da Insuficiência Respiratória Aguda, bem como diferenciar os Estados de Choque. O aluno também será capacitado a realizar procedimentos através do ultrassom como realização de acesso vascular guiado.