Blog

O que é Ciências Forense?Relembre alguns crimes ocorridos no Brasil e a importância da perícia no desfecho de cada um deles

Entenda a atuação do cientista forense ou perito forense e o que fazer para atuar na área

Crimes que chocaram o Brasil levaram muitas pessoas a se interessar pela área da ciência forense e despertou a curiosidade do que faz esse perito forense diante de uma cena de investigação. Entre os crimes, de grande comoção popular, podemos relembrar os casos de Isabella Nardoni, dos pais de Suzane Van Richthofen, do cartunista Glauco Villas Boas, do garoto Ives Ota, entre outros ocorridos.

As cenas de investigação, a tecnologia avançada e os cenários investigativos tornaram o segmento apreciativo. A área viabiliza aos profissionais o contato com conhecimentos técnicos e científicos, além de auxiliar no desvendamento de crimes. 

Os crimes acima, foram solucionados mediante um conjunto de métodos e técnicas científicas, aplicadas com o apoio da tecnologia e inovações, equipamentos de técnicas especializadas, auxiliando na identificação de vestígios latentes e biológicos, entre outras ferramentas tecnológicas de trabalho, com um olhar apurado para encontrar vestígios escondidos, que passariam facilmente despercebidos.

Atuação do Cientista Forense

A atuação do cientista forense, está ligada ao campo escolhido para se especializar, não estando restrito apenas a área criminal. O cientista forense pode participar de julgamentos, mediante seu testemunho judicial e apresentando o resultado de suas revelações, por exemplo.

Os métodos avançados e constantemente aprimorados para analisar o material de evidências tornam a ciência forense um campo em crescimento. A Pós-Graduação em Ciências Forenses da FATESA permitirá que o atuante atenda à necessidade crescente de competência acadêmica, pesquisa, além do conhecimento poder ser usado em muitos outros campos.
O objetivo é dar conhecimento amplo e profundo no campo das Ciências Forenses.

 

Vários dos exercícios do programa estão ligados à criminalística e baseados em novas pesquisas. Os métodos são, entretanto, geralmente usados em muitas outras áreas além da Ciências Forenses, por exemplo, na indústria de alimentos, medicina, monitoramento ambiental e na indústria de biotecnologia.
O treinamento será baseado em pensamento crítico, análise de informações e resultados, habilidades importantes em todas as áreas científicas. O programa é, portanto, uma educação ampla e estreitamente ligada à pesquisa.

Conteúdo:

Criminalística
Medicina Legal
Química Forense e Balística
Biologia forense
Identificação Humana
Medicina Veterinária
Informática Forense
Fotografia Forense
Psicologia Forense
Balística Forense
Direito Forense
Odontologia Forense

Saiba mais:

https://www.fatesa.edu.br/cursos/pos-em-ciencias-forenses/

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.