Blog

Os melhores livros e Biografias indicados para profissionais da saúde

Há alguns livros e biografias que todo profissional da saúde deve ler.

São obras escritas por profissionais importantes e que abordam assuntos de alta relevância na área da saúde.

A literatura que escreve sobre o universo da medicina é muito interessante e bastante versátil, sendo assim, o leitor pode encontrar tanto narrativas emocionantes e reais, como também obras mais irreverentes e ficcionais.

Quer conhecer os melhores livros para os profissionais da saúde? Acompanhe esse texto atentamente. Boa leitura!

 

1. Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro

“Sob Pressão” é o livro que apresenta depoimentos do cirurgião brasileiro Márcio Maranhão. O relato exposto à jornalista Karla Maranhão é bem triste, corajoso e comovente.

De forma geral, o livro aborda a realidade do sistema de saúde pública do Brasil, portanto, não é uma narrativa que explica procedimentos e termos técnicos. A ideia é relatar a sua experiência nos hospitais do município e do estado do Rio de Janeiro.

O leitor irá conhecer um pouco sobre a jornada de Márcio no Hospital Souza Aguiar, o maior da cidade carioca para emergências.

 

2. Por um Fio

O Dr. Dráuzio Varella é bastante famoso no Brasil e “Por um Fio” é uma de suas obras. As páginas desse livro relatam as experiências na Oncologia Clínica.

Ainda que a narrativa seja sobre 30 anos de história como médico, o livro é bem leve, sem deixar a emoção de lado.

Os pontos mais significativos da obra são:
• Convívio diário com a dor;
• Proximidade da morte;
• Contato com a família.
É interessante que o livro é contado por alguém que adquiriu a especialidade em um determinado momento em que o câncer ainda era conhecido como “aquela doença”.

 

3. O Físico

O best seller foi escrito por Noah Gordon e é recheado de descobertas interessantes. A obra é diferente, pois conta a história através de romance, aventura, sensualidade e fatos históricos.

Além disso, é o primeiro livro da trilogia em que o protagonista tem que lidar com as dificuldades frequentes da medicina em qualquer lugar do mundo.

 

 

 

4. A Estratégia da Lagartixa

Esse livro é ideal para quem está procurando por algo que seja mais descontraído. A obra escrita por Dario Vianna Birolini é responsável por desmistificar a posição do médico que é sempre colocado em um pedestal.

É um livro indicado para profissionais da saúde, pois, vários relatos são expostos, sendo assim, dá para visualizar o painel realista do cotidiano de quem trabalha nesse setor, desde o momento em que o indivíduo entra na faculdade até o momento em que essa pessoa começa a exercer essa função.

O ponto mais interessante é que “A Estratégia da Lagartixa” é bem leve e humorada, sem deixar de abordar questões profundas.

 

5. A Arte Perdida de Curar

Outra ótima opção de livro para o profissional da saúde foi escrita por Bernard Lown, professor de cardiologia que atua na Faculdade de Medicina de Harvard.

Essa é uma obra que fala sobre a necessidade de possuir consciência médica, discute sobre a importância de reavaliar o relacionamento médico-paciente e relata sobre colocar-se na posição do outro e ter mais compreensão sobre o tratamento é realizado.

Sendo assim, é essencial para os profissionais da saúde.
 

 

Gostou das dicas? Comente e deixe a sua sugestão. Aproveite e Conheça nossos cursos e oportunidades na sua área de formação!

A FATESA é o seu lugar de treinamento e atualização!

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.