Blog

Parceria desenvolve oportunidades, além da residência médica.

LIVE com o Dr. Francisco Mauad Filho e o Dr. Augusto Cury apontam novos caminhos para a formação médica no Brasil.

 

Na noite desta última terça - feira, 07 de junho a FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde - Referência no Estudo Radiológico na América Latina, e a  AME - Academia Médica de Especialidades realizaram uma live de muita reflexão.

A iniciativa é fruto de um projeto acadêmico entre a FATESA, dirigida pelo médico Francisco Mauad Filho e a  AME - comandada pelo Psiquiatra e escritor, Augusto Cury,  que propõe contribuir na formação de uma nova geração de médicos visando maior preparo,  frente aos desafios práticos e psicológicos do  século XXI. 
" A AME é uma academia de Lato Sensu e em parceria com a Fatesa irá disponibiliar  várias alternativas na formação de médicos em diferentes  especialidades", disse Cury.
 As áreas abrangerão a cardiologia, pediatria, psiquiatria, oftalmologia, geriatria, entre outras.
O Tema  abordado debateu a formação de médicos de excelência no século 21, já que o Brasil tem um número expressivo de Faculdades de Medicina e poucas vagas de residência para a especialização do profissional.
" Dados do CRM - Conselho Regional de Medicina mostram que o Brasil tem  353 faculdades de medicina, sendo que 49% delas foram abertas entre 2011 e 2021,
 explicou Mauad. O país forma um grande número de médicos anualmente e as vagas de residência não atendem a demanda, além de que muitas  dessas faculdades não têm estrutura adequada que a profissão exige", disse.

 A live foi transmitida diretamente dos estúdios da Fatesa alcançando um excelente índice de audiência.
 
O assunto teve o objetivo de  apontar as oportunidades de atuação destes novos profissionais, que vai muito além da residência médica, ou seja, enfatizando que o médico deve receber ensinamento adequado e de habilidade técnica e aprimoramento, para que não seja mais visto como prestador de serviço de  uma mão de obra barata. 
 
Entendendo que o médico trata o indivíduo como um todo com a  habilidade,  conhecimento e prática adquiridos, é necessário que esses fatores também estejam  aliados a medicina humanizada,  que abrange o contexto emocional mediante os aspectos que envolvem a profissão.

 

            

 

Assista a Live completa em nosso Youtube:

 


------
Conheça os cursos da parceria FATESA e AME. Tire suas dúvidas com o nosso atendimento:

 

 

Clique aqui e conheça o curso

 

 

Envie seu comentário

Comentários

Habib Assad Nader Escreveu em 12/06/2022 às 20h50

Excelente. Parabéns a Fatesa e a Ame por tantos preceitos importantes. O médico realmente trata o indivíduo como um todo com a habilidade, conhecimento e prática adquiridos, sendo necessário que esses fatores estejam aliados a medicina humanizada, que abrange o contexto emocional mediante os aspectos que envolvem a profissão. Live de Excelência!