PÓS-GRADUAÇÃO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM MUSCULOESQUELÉTICO

Sob coordenação do Prof. Dr. Francisco Abaeté Chagas Neto, a FATESA/EURP oferecerá, a partir de agora, Curso de Pós-Graduação

Sob coordenação do Prof. Dr. Francisco Abaeté Chagas Neto, a FATESA/EURP oferecerá, a partir de agora, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Diagnóstico por Imagem do Sistema Musculoesquelético, indicado para médicos residentes/aperfeiçoandos em radiologia e médicos radiologistas, com interesse nesta área.

Dessa Forma, o curso de “Pós-graduação em Diagnóstico por imagem do Sistema Musculoesquelético” poderá suprir as necessidades de aperfeiçoamento dos Médicos Radiologistas, por se tratar de uma área dinâmica no que diz respeito às inovações nos procedimentos de diagnóstico e intervenção, bem como no aparato tecnológico.

Os Objetivos gerais do curso visam: Promover a capacitação profissional, contribuindo para a qualificação de profissionais Médicos Radiologistas, bem como, desenvolver estudos e pesquisas na subárea de Medicina; e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes embasados em práticas e princípios éticos, humanísticos e legais que viabilizem a integração multiprofissional e transdisciplinar, de forma competente e harmoniosa.

Objetivos específicos:
I – promover capacitação avançada em Imagem do Sistema Musculoesquelético; II - Proporcionar subsídios para o aprimoramento dos profissionais médicos na atuação em ressonância magnética, tomografia computadorizada e radiografia simples; III - Aprimorar habilidades técnicas, raciocínio lógico e capacidade de tomar decisões para melhor assistir o paciente submetido a exames de imagem; IV - Oferecer subsídios ao profissional médico para o gerenciamento e supervisão na realização de exames de diagnóstico por imagem; V - Contribuir com o médico na fundamentação teórica para o desenvolvimento da pesquisa.

Público-Alvo: Médicos residentes/aperfeiçoandos em radiologia e médicos radiologistas, com interesse em aperfeiçoamento em Imagem do Sistema Musculoesquelético.

Perfil do Egresso: O profissional que concluir o Curso de Pós-Graduação em Imagem do Sistema Musculoesquelético deverá estar capacitado para: - avaliar os resultados das ações realizadas, interpretar a aplicação das técnicas de imagem do sistema musculoesquelético, dentro dos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética; - utilizar o raciocínio lógico e a reflexão crítica, no julgamento e tomada de decisões; - prestar assistência em Diagnóstico por Imagem do Sistema Musculoesquelético, compatíveis com as diferentes necessidades e em diferentes níveis de complexidade; - coordenar o processo de realização de exames de imagem, considerando contextos e a influência de fatores intervenientes (somáticos, psicológicos, sociais e éticos) nas afecções musculoesqueléticas; - utilizar as novas tecnologias para o pleno exercício profissional, na busca de dados e informações úteis às suas atividades profissionais; - participar de pesquisas, divulgando seus resultados e produzindo conhecimentos que sustentem e aprimorem a prática da radiologia.

Concepção do Programa: O curso, registrado pelo MEC - Ministério Da Educação, com certificação válida em todo território Nacional, foi concebido para formar o pós-graduado em “Imagem do Sistema Musculoesquelético” utilizando abordagem teórica e prática, inovações metodológicas, em especial, no aprofundamento de discussões de casos clínicos, bem como, das práticas profissionais. O curso se desenvolve com aulas práticas com tutoriais hands-on, onde o aluno encontrará toda a infraestrutura tecnológica para a realização das atividades práticas.

Coordenação: O Curso será coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Abaeté Chagas Neto, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, Doutor em Aparelho Locomotor pela Universidade de São Paulo, Pós-Graduado em Imagem Musculoesquelética pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto e International Fellowship pelo Massachusetts General Hospital - Harvard Medical School.
Link do Lattes CLIQUE AQUI