Blog

Presidente Eleito e nova diretoria da SBUS tomam posse neste sábado, 06/01

Prof. Dr. Pedro Pires, da chapa 1, eleita com 92% dos votos, quer manter estreita a atenção com os associados elencando vários compromissos; atrair para a entidade os residentes e continuar a luta para que a ultrassonografia seja reconhecida como especialidade médica no Brasil

Neste sábado, a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia – (SBUS) empossa o Prof. Dr. Pedro Pires, presidente eleito da SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, nas eleições de outubro último, juntamente com a nova diretoria. O mandato vale para o triênio 2024/2026. A eleição, aconteceu durante o Congresso Brasileiro de Ultrassonografia, onde a chapa 1 foi eleita com 92% dos votos. A Solenidade de posse acontece virtualmente, pela plataforma ZOOM, às 10h.  O novo presidente deu uma entrevista para o BLOG da FATESA e confirmou compromissos importantes que devem ser mantidos e novas ações que estão por vir. 


Confira a entrevista:


Prof. Dr. Pedro Pires Diretor - Presidente eleito da SBUS; posse é neste sábado, 06/01 


BLOG DA FATESA: A qualidade médica da Ultrassonografia no Brasil. Essa sempre foi uma luta da SBUS. Como o senhor dará sequência a essa questão importante? O compromisso com as questões científicas e com a educação continuada do médico ultrassonografista é um dos pilares dessa trajetória? 
PROF. DR. PEDRO PIRES: Primeiramente quero agradecer esse espaço, agradecer a todos os colegas que nos elegeram, em confiança ao trabalho que já vinha sendo realizado com o Dr. Rui Gilberto Ferreira na Presidência, e dizer que, o compromisso da nossa diretoria para nosso triênio 2024/2026, é  manter as atividades periódicas de educação continuada, disponibilizando as aulas para os associados; fortalecer as federadas, apoiando e qualificando os seus eventos, o que é de suma importância, promover anualmente o Congresso Brasileiro de Ultrassonografia e sua constante atualização cientifica, com os mais renomados nomes da Ultrassonografia Nacional e Internacional, ou seja, faremos uma grande movimentação em favor do nosso profissional. Serão três anos de desafios, mas a nossa missão é desempenhar o nosso papel, fortalecer a nossa classe e incentivar o conhecimento da Ultrassonografia de absoluta qualidade, bem como o acompanhamento de seus avanços. 

 

                                      Prof. Dr. Rui Gilberto Ferreira, atual presidente da SBUS ao lado do Prof. Dr. Pedro Pires 

BLOG DA FATESA: Como o senhor vê as conquistas da SBUS em 30 anos de História? A Ultrassonografia para ficar cada dia mais edificante e fortalecida depende da força dessa união? 
PROF. DR. PEDRO PIRES: São 30 anos de história, de uma grande sociedade, que preza pelo profissional e conhecimento de excelência. O interesse pela qualidade da ultrassonografia é de todos nós, motivos pelos quais iremos manter a crescente produção cientifica com publicações de livros e revistas científicas, cada vez mais qualificadas, manter parcerias com sociedades médicas nacionais e internacionais, manter a educação continuada e estreitar a atenção com os nossos associados, criando mecanismos facilitadores para acesso aos benefícios oferecidos pela SBUS nas jornadas, congresso brasileiro, nas atividades de ensino e pesquisa e no acesso às publicações de livros e da revista.


BLOG DA FATESA: Além dessas, quais serão as outras ações? 
PROF. DR. PEDRO PIRES: Outro passo importante, é atrair para a entidade os residentes, os especializandos, pós-graduandos e aperfeiçoandos, oferecendo facilidades para se associarem e participarem do nosso congresso. Continuaremos a luta incansável pela mudança e aprimoramento da resolução 2330/2023 do CFM, que não atende os anseios dos ultrassonografistas brasileiros, sendo assim, vamos buscar e trabalhar para que a ultrassonografia seja reconhecida como especialidade médica no Brasil, envidando todos os esforços alcançáveis à SBUS para este fim. Buscaremos ainda aprimorar os mecanismos de laudos, pareceres técnicos, contratos e termos de consentimento, na defesa do associado em processos em tramitação no CRM do Estado onde o associado exerce a Medicina ou em processos judiciais em que o mesmo esteja envolvido; criaremos comissões de atualização permanente dos protocolos em sintonia com a realidade brasileira e Incorporação da inteligência artificial à ultrassonografia e abertura a novas tecnologias. 
Manteremos a luta permanente ao lado das Entidades afins por uma remuneração justa para os ultrassonografistas.

TRAJETÓRIA 

O Presidente eleito da SBUS – Prof. Dr. Pedro Pires Ferreira Neto, possui Graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1983), Mestrado em Tocoginecologia pela Universidade de Pernambuco (1996) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e professor da Faculdade de Ciências Médicas do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ultrassom e Medicina Fetal, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina fetal, gestação de alto risco e ultrassonografia em obstetrícia e ginecologia e ocupou cargos de visibilidade ao longo de sua carreira. 

Prof. Dr. Francisco Mauad Filho cumprimenta a todos desejando que o triênio 2024 a 2026 seja de muito sucesso para todos. Clique na imagem e confira o recado

 

Chapa “SBUS CIÊNCIA, ÉTICA E ÚNIÃO” 

DIRETORIA GERAL
Diretor Presidente: Pedro Pires Ferreira Neto
Diretor Vice-Presidente: Adilson Cunha Ferreira
Diretor Secretário Geral: Rejane Maria Ferlin
Diretor 1º Secretário: Carlos Stefano Hoffmann Britto
Diretor Tesoureiro Geral: Rui Gilberto Ferreira
Diretor 1º Tesoureiro: Waldemar Naves do Amaral
Diretor Científico e Cultural: Sang Choon Cha
Diretor Social e de Comunicação: Mauricio Saito
Diretor de Defesa Profissional: Sergio Carvalho de Mattos
Diretor Patrimônio: Ayrton Roberto Pastore
Diretor Relações Interinstitucionais Nacionais: Fernando Marum Mauad
Diretor Relações Interinstitucionais Internacionais: Renato Augusto Moreira de Sá    CONSELHO FISCAL

Membro Efetivo: Maithe Vendas Galhardo
Membro Efetivo: Coridon Franco da Costa
Membro Efetivo: Washington Luiz Ferreira Rios 
Suplente: Clodoaldo Fernandes Cadete Costa
Suplente: Sandra Regina Campos Teixeira


Posse da sua nova diretoria, triênio 2024/2026, no dia 6 de janeiro, às 10h, pela Plataforma Zoom
Para participar: 

https://us02web.zoom.us/j/82265232044?pwd=azdERmVkQndlejhiNEZyL2hWZWs4dz09

ID da reunião: 822 6523 2044
Senha: 735811

Dr. Rui Gilberto Ferreira
Presidente da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia - triênio 2021/2023

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.