Blog

Técnicas para se aperfeiçoar em Ecocardiograma

Cuidar do coração, um dos principais órgãos do corpo humano,

Cuidar do coração, um dos principais órgãos do corpo humano. Pode parecer assunto de quem já chegou na melhor idade, e não sem razão: doenças cardiovasculares são as principais causas de morte entre homens e mulheres acima dos 65 anos.

Porém, o pedido de ecocardiograma não significa que o paciente tenha algo grave.

Altamente eficaz na detecção de diversas doenças, o exame também é muito importante na prevenção e monitoramento da saúde durante várias fases da vida, inclusive na gestação. Existem vários tipos de ecocardiograma – transtorácico, fetal, transesofágico, sob estresse e com doppler, que podem ser tanto bidimensionais quanto tridimensionais.

Por não ser um procedimento invasivo, ele é simples e indolor. Saiba mais sobre esse exame:

O que é ecocardiograma?

O ecocardiograma ou ecocardiografia nada mais é do que um ultrassom do coração. Ele auxilia na avaliação de algumas características do órgão, como as morfológicas – tamanho, aparência, espessura, formato -, capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo. Com isso, ajuda a detectar uma série de condições e doenças, já desenvolvidas ou futuras.

O exame é considerado não invasivo, pois não envolve radiação ou métodos que possam oferecer risco à saúde. E sua realização é simples, prática e de baixo custo.

Como o exame é feito?

Para a realização da ecocardiografia, o paciente se deita sob a maca e, com a ajuda de um gel, o especialista desliza o transdutor sob a pele. Esse aparelho emite ondas sonoras que, ao encontrarem a massa dos órgãos, produzem ecos que são transformados em imagens, que podem ser bidimensionais (convencional) ou tridimensionais (3D).

A diferença do tridimensional está no maior detalhamento das informações, já que ele avalia três ângulos simultaneamente, e não apenas dois. A técnica permite uma melhor avaliação quantitativa e qualitativa espacial e da movimentação do coração.

 

A FATESA TEM PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE EXTENSÃO EM ECORDIOGRAFIA.

Estude na modalidade PRESENCIAL e/ou ON-LINE com os cursos FATESA na Pós-Graduação de Ecocardigrafia e no Curso de Extensão em Ecocardiografia.

Tipos de ecocardiografia:

  • Ecocardiograma TranstorácicoO ecocardiograma transtorácico (ETT) é o mais realizado. O transdutor é deslizado sob o peito e a parede abdominal, gerando imagens em tempo real do coração. Durante a sua realização, o médico pode solicitar que o paciente faça pequenos movimentos com o corpo.

  • Ecocardiograma sob estresse: Esse ecocardiograma é realizado antes ou após o coração ser submetido a um estresse, ou seja, quando é levado a uma condição acelerada, com batimentos mais intensos e rápidos. Isso pode ser causado tanto através de ingestão de medicamentos quanto por meio de realização de atividades físicas, como esteira ou bicicleta ergométrica, dependendo da avaliação do médico. O exame é solicitado, na maioria dos casos, para pacientes com suspeita de doença arterial coronariana


    Conheça o curso de Pós-Graduação em ECOCARDIOGRAFIA: www.fatesa.edu.br/cursos/pos-graduacao-lato-sensu-em-ecocardiografia-2


     

  • Ecocardiograma FetalComo o próprio nome sugere, o Ecocardiograma Fetal (ecofetal) é realizado durante a gravidez para avaliar o desenvolvimento do coração do bebê e detectar possíveis doenças. É um dos exames de rotina do pré-natal, realizado entre a 18ª e 24ª semana de gestação.

  • Ecocardiograma com Doppler: A Ecocardiografia com Doppler permite ver o coração em movimento e é indicado para a avaliação do fluxo de sangue no coração, nas válvulas cardíacas e nos vasos sanguíneos. A velocidade e a direção desse fluxo são as principais medidas do exame. 


  • Ecocardiograma transesofágico: O ecocardiograma transesofágico (ETE) é realizado em casos especiais, a pedido do médico para complementar o diagnóstico do ecocardiograma transtorácico (ETT). Diferentemente deste, o exame é realizado via oral, através da inserção de uma sonda no paciente. Para isso, é necessário anestesia local, e é o único que exige preparação, com jejum de, no mínimo, três horas. Por estar mais perto do coração, o exame permite imagens mais nítidas do órgão. 


    Conheça o curso de Extensão em ECOCARDIOGRAFIA: www.fatesa.edu.br/cursos/ecocardiografia-basica-i


 

Indicações gerais do ecocardiograma

Os principais alvos do ecocardiograma são os pacientes já diagnosticados com doenças cardíacas, como cardiovasculares crônicas, hipertensão e diabetes, ou que tenham histórico de casos na família. Além disso, o exame é indicado para o acompanhamento do desenvolvimento dos órgãos internos, no caso dos bebês, e como meio preventivo, já que muitas doenças não apresentam sintomas.

Aprenda com quem entende do assunto, conheça todos os cursos.

A FATESA é o seu lugar de treinamento e atualização!

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.