Técnico x Tecnólogo em Radiologia, quais as diferenças?

Confira neste artigo o que diferencia o Técnico do Tecnólogo em Radiologia.

Atualmente, no Brasil tem aumenta o número de cursos Técnicos e Tecnólogos, mas, qual a diferença? Mais específicamente, vamos falar das diferenças dos cursos técnico e tecnólogo em Radiologia.

A principal diferença entre o curso técnico e o curso de tecnólogo é o nível de escolaridade. O curso técnico é uma formação de nível médio. Já o curso de tecnólogo é uma graduação de NÍVEL SUPERIOR.

Mas, o que isto significa? Quais as principais diferenças?

Diferenças:

Duração: um curso técnico tem aduração de 2 anos enquanto o Tecnólogo de 3 anos e fornece uma base científica muito mais aprofundada.

Requisitos: cursos de nível tecnológico sempre exigem o ensino médio completo e normalmente o candidato precisa passar por um processo seletivo (vestibular, Sisu, ProUni, etc.).
Já para o curso técnico o candidato só precisa ensino médio completo.

Formação para o mercado: embora os cursos técnicos e tecnológicos tenham como foco preparar profissionais para a realidade do mercado de trabalho, os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, enquanto os cursos superiores de tecnologia preparam o aluno também para atuar em cargos de gerência, além disso, ficam aptos para continuarem na vida acadêmica e fazer uma pós-graduação, mestrado e etc.

Importante: se o profissional não pretende ficar atuando apenas naquela mesma função e tem a intenção de ter uma assenção na carreira é altamente recomendado que faça o curso tecnólogo que oferece muito mais possibilidades de crescimento e aprimoramento com os cursos de Pós-graduação.

Matérias do curso de tecnólogo em radiologia (AS QUE SÂO DIFERENTES DO CURSO TÉCNICO) - Tomografia Computadorizada - Ressonância Magnética - Medicina Nuclear - Ultrassonografia - Mamografia - Radioproteção - Radioterapia - Radiologia Veterinária - Metodologia da Pesquisa Científica - Microbiologia - Biofísica - Bioestatística - Matemática e Física Aplicada entre outras.

Estágio: O curso Tecnólogo exige o estágio supervisionado, e na FATESA você tem convênio com hospitais e estágios GARANTIDOS, o profissional já sai para o mercado com experiência.

Conclusão: Ambos os cursos oferecem oportunidade para você ingressar no mercado de Radiologia, porém o tecnólogo oferece uma gama muito maior de atuação, além disso, você pode ocupar posição de gestão e dar continuidade nos estudos com apenas 1 ano a mais de curso.

O que você prefere? Deixe sua opinião nos comentários!