XI STS divulga o resultado dos trabalhos científicos dos Graduandos em Tecnologia em Radiologia

Banca avaliadora elogiou os trabalhos acadêmicos; pesquisas demonstraram estudo aprofundado do tema, originalidade, rigor metodológico, relevância e contribuição para o conhecimento na área de estudo

Você que tem acompanhado a movimentação do STS – Simpósio de Tecnologia em Saúde da FATESA conhece, a partir de agora, os trabalhos acadêmicos premiados e suas classificações. As apresentações mediante a banca avaliadora, aconteceram na noite desta última quarta – feira, 25/10, na sede da FATESA, sob a coordenação da Profa. Dra. América Scopinho.

Antes de acessar os resultados, saiba que O STS – Simpósio de Tecnologia em Saúde é um evento que tem como objetivo unir os estudantes, acadêmicos e profissionais da área de Tecnologia em Saúde para explorar, discutir e compartilhar o que há de mais atual na área.

O simpósio é voltado para o fomento, inovação e novas descobertas das tecnologias de ponta, que estão moldando o futuro da saúde.
Palestrantes renomados com experiência prática na área, contribuem a cada edição, na difusão de conhecimentos e interesses no campo da pesquisa.  Suas palestras e painéis de discussão sempre trazem  insights valiosos e conhecimentos aprofundados sobre questões imediatas e inovadoras que norteiam a saúde. “Foi sensacional, disse a Profa. Dra. América Scopinho, coordenadora do Curso Superior  de Tecnologia e Radiologia da FATESA. Os trabalhos apresentados foram sem exceção, de altíssimo nível, mas a classificação faz parte. O envolvimento dos alunos com as pesquisas nos enchem de orgulho, dando a certeza a nós professores, que estamos trabalhando esses futuros profissionais, de maneira assertiva para que eles tenham uma carreira edificante, pautada na ética e de muito sucesso”, disse.

Para a Profa. Dra. Talita Mauad Martins, diretora de ensino da FATESA, um evento de grande importância para os alunos e Instituição. “ Além do conhecimento adquirido e a troca de experiências que o STS permite, a pesquisa na educação e no ensino também promovem a comunicação, o desenvolvimento de propostas educativas interdisciplinares em sala de aula, ampliando o leque de possibilidades pedagógicas e despertar para uma carreira acadêmica e trajetória profissional voltada para a área da educação e pesquisa. Parabéns a todos os professores, alunos, colaboradores, banca avaliadora e a todos os envolvidos direta e indiretamente nesse evento”, disse. Uma equipe dinâmica, empenhada e pronta para oferecer o melhor aos nossos alunos, que também atribuíram seus esforços para que as apresentações fossem de muito êxito. Sigam em frente com esse foco”, finalizou.

Na banca dos trabalhos de Tecnologia em Radiologia estavam: a Profa. Esp. Layciellen Christ Soares de Souza, Profa. Julia Ennes Fernandes, biomédica experiente na área de Radiologia e a Profa. Maria Fernanda Savatin Tarichi, docente do curso.

Na área de Radiologia foram apresentados 17 trabalhos:

Confira abaixo:

- A atuação do tecnólogo em radiologia na linfocintilografia de melanoma.

- A permanente relevância do SEED na avaliação do sistema gastrointestinal alto.

- Análise epidemiológica do acidente vascular cerebral no Brasil.

- Aplicações da IA (inteligência artificial) na radiologia.

- Avaliação de índice volumétrico de dose em tomografia axial de crânio utilizando detectores termoluminescentes.

- Avaliação de parâmetro histograma dose-volume (DVH) em estratégias de ajuste adaptativo para radioterapia de precisão- uma revisão da literatura.

- Avaliação de parâmetro histograma dose-volume (DVH) em estratégias de ajuste adaptativo para radioterapia de precisão.

- Avaliação do enema opaco no diagnóstico e tratamento do megacólon.

- Avaliação por pet/ct em paciente com a promissora terapia oncológica com cart-cell.

- Câncer de Mama - A importância do autoexame.

- Controle de Qualidade de unidades móveis de mamografia.

- Doses Absorvidas em Órgãos Internos em Fantoma de Tórax Feminino em Radiologia Diagnóstica.

- Fraturas no Fêmur por Osteoporose, por que acontecem e como evitá-las?

- Inteligência Artifical e Radiômica no diagnóstico por imagem de alta precisão.

- Produção de Matrizes e Alvos de Baixo Custo para Simuladores em Mamografia e Ultrassonografia.

- Telemedicina na Radiologia.

Confira os classificados ( 1º, 2º e 3º ) lugares

Avaliação por F18 - FDG  PET/CT em paciente com a promissora terapia oncológica CAR-T CELL – primeiro lugar

Avaliação do Processo de Deglutição com meio de contraste – segundo lugar

- A fisiopatologia do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) - terceiro lugar