Cursos da Área Médica

Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psiquiatria

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018.

FATESA MED (Área Médica)

Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto / SP

Carga horária: 564 horas

Modalidade: EAD

Coordenador(es): Prof. Me. JAFESSON DOS ANJOS DO AMOR

Público alvo

Profissionais médicos que desejam desenvolver conhecimentos na área de psiquiatria com ênfase nos transtornos mentais mais prevalentes na população adulta.

Pré-requisito

Bacharel em Medicina com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.

Objetivos do curso

Capacitar médicos para assistir de forma integral e humanizada pacientes com transtornos mentais, elaborando diagnósticos psiquiátricos precisos e planos terapêuticos individualizados.

Conteúdo Programático

Carga horária mínima do programa é de 564 (quinhentas de sessenta de quatro) horas, sendo esta oferecida por meio de disciplinas teóricas e atividades práticas que compõem a matriz curricular da pós-graduação. A carga horária teórica de cada disciplina será desenvolvida por meio de quatro encontros online ao vivo, das 19h às 21h e uma discussão de caso ao mês, conforme cronograma das atividades. Vale ressaltar que as aulas ao vivo, serão gravadas e disponibilizadas na plataforma do curso. Por sua vez, a carga horária de atividades práticas será realizada por meio de experiências clínicas e práticas valiosas que complementam o conhecimento teórico adquirido. Os participantes terão a chance de realizar estágios em hospitais psiquiátricos, clínicas especializadas em saúde mental e consultórios médicos, em que realizarão ativamente do atendimento a pacientes reais, desenvolvendo suas habilidades de entrevista clínica, formulação de diagnósticos, elaboração de planos de tratamento e acompanhamento de progresso terapêutico. As práticas desenvolvidas durante a pós-graduação, serão mensais e realizadas aos sábados e domingos conforme cronograma de atividades.
Referente ao período de realização do curso, este deverá ser concluído no prazo de 18 (dezoito) meses. Em casos de justificativa válida, é possível solicitar uma prorrogação de até 6 (seis) meses. Se necessário, essa prorrogação pode ser estendida por mais 6 (seis) meses mediante novo requerimento. A decisão de conceder a prorrogação fica a critério da FATESA, sujeita à análise da justificativa e disponibilidade da instituição.
Disciplinas Obrigatórias:
Psicopatologia I
Psicopatologia II
Psicopatologia III
Psicofarmacologia básica e aplicada
Síndromes Afetivas I
Síndromes Afetivas II
Síndromes Ansiosas
Síndromes Psicóticas
Transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas
Transtornos da personalidade
Emergências psiquiátricas
Diagnósticos diferenciais em Psiquiatria
Psicoterapia
Psiquiatria Infantil
Interconsulta e Psiquiatria de Ligação
Psiquiatria Forense
Psicogeriatria
Tópicos Avançados em Psiquiatria
Medicina Baseada em Evidências

Posso ajudar?