Cursos da Área Médica

Curso de Ultrassonografia Avançada em Endovaginal – Assoalho Pélvico e Uroginecologia

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

FATESA MED (Área Médica)

23/08/2024

Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto / SP

Confira as próximas datas e locais de realização:
Início: 23/08/2024 | Término: 24/08/2024

FATESA MED (Área Médica)

Rua Marcos Markarian, 1025 Edifício FATESA - (Recepção Salas 101 a 103)
Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-583

Carga horária: 20 horas

Modalidade: Presencial

Coordenador(es): Prof. Dr. Fernando Marum Mauad

Público alvo

Médicos que queiram aprimorar suas habilidades para o uso de técnicas avançadas de ultrassom na avaliação de condições uroginecológicas e do assoalho pélvico

Pré-requisito

Bacharel em Medicina com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.

Objetivos do curso

Capacitar médicos no emprego avançado da ultrassonografia endovaginal, com foco no diagnóstico e tratamento de condições uroginecológicas e do assoalho pélvico. O curso visa proporcionar um sólido embasamento teórico e aprimorar as habilidades técnicas necessárias para a interpretação precisa de imagens ultrassonográficas, capacitando os profissionais a realizarem diagnósticos assertivos e a oferecer intervenções eficazes para essas complexas condições ginecológicas

Conteúdo Programático

Anatomia do Assoalho Pélvico Feminino: Exploração detalhada da anatomia do assoalho pélvico, incluindo músculos, ligamentos e estruturas adjacentes relevantes para a prática ultrassonográfica.

Ultrassonografia em Uroginecologia: Abordagem dos princípios e técnicas da ultrassonografia aplicados à avaliação das disfunções do trato urinário inferior e distúrbios uroginecológicos, como incontinência urinária e prolapso genital.

Ultrassonografia no Assoalho Pélvico Patológico: Discussão das principais patologias que afetam o assoalho pélvico feminino, como prolapso de órgãos pélvicos, cistos, massas e alterações estruturais, e as abordagens ultrassonográficas para diagnóstico e acompanhamento.

Noções de Ultrassonografia Tridimensional no Assoalho Pélvico Feminino: Introdução aos princípios e aplicações da ultrassonografia tridimensional na avaliação mais detalhada e precisa das estruturas do assoalho pélvico, incluindo sua relevância clínica.

Avaliação Ultrassonográfica do Assoalho Pélvico na Prática Clínica: Exploração prática e interpretativa dos achados ultrassonográficos do assoalho pélvico, enfatizando a correlação clínica e a elaboração de laudos eficazes para o ginecologista.

Posso ajudar?