Cursos da Área Médica

Tomografia Computadorizada: Coluna

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

FATESA MED (Área Médica)

Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto / SP

Carga horária: 26 horas

Modalidade: EAD

Coordenador(es): Clóvis Simão Trad

Público alvo

Profissionais médicos radiologistas que desejam desenvolver conhecimentos na área de diagnóstico por imagem.

Pré-requisito

Bacharel em Medicina com Especialização comprovada em Radiologia, com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.
Para médicos estrangeiros, deve apresentar o Diploma de Medicina e o CRM deve estar válido no Conselho de Medicina do país.

Objetivos do curso

Capacitar médicos quanto aos princípios, técnicas e aplicações da tomografia computadorizada de coluna vertebral, com foco em sua prática clínica. Habilitando-os para indicação e interpretação assertiva das alterações patológicas identificadas no exame e sua correlação com demais achados radiológicos e sintomas clínicos. No intuito de embasar o diagnóstico e a terapêutica em baseados nas melhores evidências

Conteúdo Programático

Aulas:
Anatomia e investigação da coluna; Malformações congênitas da coluna – Conceitos e defeitos de reurulação; Malformações congênitas da coluna – Defeitos de canalização e embriogênese; Malformações congênitas da coluna – Malformações Vertebrais; Lesões degenerativas da coluna I;Lesões degenerativas da coluna II;Processos Inflamatórios;Processos Infecciosos; Processos inflamatórios e infecciosos da medula;Tumores Extradurais da coluna – Benignos;Tumores intramedulares;Tumores extramedulares e meníngeos;Tumores Extradurais da coluna – Malignos;Plexo cervical – Anatomia;Coluna – Fraturas I; Coluna II;Malformações vasculares da coluna;Escoliose;Complicações pós-operatórias da coluna.

Discussões:
Malformações congênitas da coluna; Processos infecciosos, inflamatórios e degenerativos; Tumores e pseudotumores;Infecção, Inflamação, Degeneração; Tumores medulares e extra medulares; Tumores, pseudotumores e inflamação; Tumores, Pseudotumores; Tumores Medulares; Coluna Geral 1 a 6; Plexo cervical; Fraturas da Coluna Cervical; Coluna I – Harvard começo.

Posso ajudar?