Cursos da Área Médica

Ultrassonografia Endovaginal

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

FATESA MED (Área Médica)

Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto / SP

Carga horária: 12 horas

Modalidade: EAD

Coordenador(es): Prof. Dr. Fernando Marum Mauad

Público alvo

Profissionais médicos, que desejam desenvolver conhecimentos na área de imaginologia em Ginecologia e Obstetrícia, principalmente, ao ginecologista obstetra, onde a ultrassonografia se tornou uma área obrigatória de atuação.

Pré-requisito

Bacharel em Medicina com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.
Para médicos estrangeiros, deve apresentar o Diploma de Medicina e o CRM deve estar válido no Conselho de Medicina do país.

Objetivos do curso

Permitir o diagnóstico de patologias à ultrassonografia, tais como: pequenos miomas, focos de adenomiose, endometriose, tumores endometriais e cervicais, estadiamento das neoplasias pélvicas, avaliação mais acurada dos tumores ovarianos, etc.
Detectar na obstetrícia do primeiro trimestre, a sonda endovaginal detecta o saco gestacional, o embrião, a vesícula vitelínica e a atividade cardíaca. Permitir a avaliação mais precisa da gravidez ectópica e de ginecopatias associadas à gestação.

Conteúdo Programático

-Princípios Físicos – Acústica Básica, Aplicada e Instrumentação na Ecografia.
-Instrumentação, Otimização do Equipamento e Documentação.
-Sonoembrionese.
-Diagnóstico Ecográfico de Abortamento.
-Abdome Agudo em Ginecologia, Obstetrícia e Prenhez Ectópica.
-Cuidados com a Rotina da Ultrassonografia Endovaginal.
-Ultrassonografia nas Variações do Endométrio Normal e Patológico.
-Ultrassonografia Endovaginal em Reprodução Humana e Malformação Uterina.
-Massas Pélvicas.
-Avaliação Cervical na Predição do Parto Pré-Termo.
-Casos Clínicos 1 e 2.


Posso ajudar?